Itens avaliados na vistoria técnica em mudanças residenciais

A mudança residencial é um acontecimento muito esperado, afinal, ela marca o início de uma nova fase. Dito isso, esse processo envolve uma série de detalhes e decisões que devem ser examinados com muita atenção para evitar dores de cabeça. Uma forma muito utilizada para contribuir para o planejamento financeiro de quem faz a mudança é solicitar uma vistoria técnica.

Esse procedimento é uma inspeção de todos os itens da mudança, assim como das particularidades dos locais de origem e destino do serviço para determinar previamente quais serão os materiais, equipamentos e mão de obra necessários para a realização do trabalho. Na verdade, este processo não só ajuda o cliente a se preparar para os gastos do serviço, mas também pode ser uma ferramenta valiosa para as empresas de mudança que desejam administrar melhor os seus recursos.

Mas como, de fato, funciona uma vistoria técnica em mudanças? Quais aspectos são analisados e como isso pode ser vantajoso para ambas as partes envolvidas no serviço? Preparamos um artigo com respostas para essas perguntas e muito mais!

O que avalia a vistoria técnica de mudança?

processo de vistoria técnica

Os aspectos analisados em uma vistoria técnica podem ser divididos em duas categorias: aqueles relacionados aos itens de mudança e os relacionados aos ambientes envolvidos no serviço.

Existem muitas empresas de mudanças que, além do transporte, também cuidam de toda a organização dos pertences para o serviço. Já explicamos em outro artigo que, em uma mudança, a embalagem dos itens é uma das etapas mais importantes, afinal, ela garante a proteção de impactos durante a viagem, além de facilitar muito na hora de organizar a casa nova.

Por isso, um dos objetivos da vistoria técnica é examinar cada objeto que será transportado. Dessa forma, a empresa faz uma estimativa da quantidade necessária de materiais, como caixas, plástico-bolha, fita adesiva, etc.

A vistoria também será uma chance da empresa se preparar para o transporte de itens mais delicados, como taças de cristal, vasos, espelhos, pinturas, entre outros. Sem contar os móveis que, muitas vezes, precisam ser desmontados para serem retirados do local. Além disso, durante a inspeção, o vistoriador também poderá calcular aproximadamente o volume total dos pertences para saber qual tipo de veículo será mais adequado para o transporte e quantos ajudantes serão necessários.

Além dos itens de mudança, o vistoriador também é responsável por analisar as características dos locais por onde eles serão carregados. Isso inclui medir as dimensões das vias de acesso, como as portas, corredores, vãos de escada e, inclusive, elevadores, em casos de mudanças de apartamento.

Além disso, o vistoriador pode aproveitar a visita para descobrir os locais em que o caminhão de mudança poderá estacionar, afinal, principalmente em grandes centros urbanos, é muito comum existir restrições de trânsito e estacionamento de certos veículos.

Quem faz a vistoria técnica em mudanças residenciais? 

pessoal fazendo mudança

Na maioria dos casos, a vistoria técnica é realizada por um ou mais funcionários da empresa de mudança. Isso acontece, pois este profissional tem que estar preparado para analisar todos os detalhes relevantes, além de ter conhecimento dos recursos disponíveis da empresa. Somente assim ele será capaz de planejar eficientemente o cronograma do dia da mudança.

Dito isso, nem sempre é necessário que uma pessoa da empresa visite a sua casa para conhecer os detalhes do serviço. Hoje em dia, existem alguns aplicativos de mudança que permitem informar todas as particularidades da mudança de forma totalmente online. Esse é o caso da Noli!

Através do app da Noli, é possível listar detalhadamente todos os itens que serão levados na mudança, além de poder informar a necessidade de serviços adicionais, como desmontagem de móveis, embalagem e içamento de carga. Em seguida, a Noli seleciona motoristas e empresas que podem realizar o trabalho adequadamente e calcula antecipadamente o orçamento. Quer fazer a sua mudança com segurança e sem surpresas na hora da cobrança? Baixe o app da Noli, que está disponível para Android e iOS.

Por que fazer uma vistoria?

guardando dinheiro para a casa própria

A mudança residencial é um processo que exige gastos elevados, sejam eles relacionados às despesas da casa nova ou ao custo do serviço de mudança em si. Por essa razão, o planejamento financeiro é indispensável para passar por essa fase sem ter grandes prejuízos.

A vistoria técnica é um recurso que pode ajudar muito nesse aspecto, afinal, a partir de uma análise detalhada dos itens a serem levados e das condições das vias de acesso, a empresa de mudança poderá apresentar uma previsão mais realista dos custos do serviço. Dessa forma, o cliente poderá programar os seus gastos antes mesmo de dar início ao procedimento.

Vantagens da realização da vistoria técnica

firmando contrato

Além de ser vantajosa para o cliente, a vistoria técnica traz diversos benefícios para o planejamento empresarial.

Ao inspecionar minuciosamente os aspectos da mudança e criar um cronograma antecipado, a empresa poderá administrar melhor os seus recursos, evitando gastos desnecessários com materiais de embalagem, mão de obra, combustível, etc.

Além disso, através da vistoria, é possível calcular orçamentos mais detalhados e realistas, evitando alterações de valor muito grandes. Isso torna a relação com o cliente mais transparente e agradável.

Ficou claro que a vistoria técnica é um procedimento que traz inúmeras vantagens para todos os envolvidos na mudança. Portanto, se você está procurando por uma empresa para realizar a sua mudança e quer estar ciente de todas as suas futuras despesas, dê preferência para uma que trabalhe com vistoria e, que, portanto, seja franca quanto aos seus orçamentos e valores. O que está esperando? Acesse a Noli e evite dores de cabeça!

Índice do Conteúdo

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.