Quer se mudar para um novo lar? Conheça os benefícios e vantagens de comprar apartamento na planta

Existem diferentes formas de adquirir um apartamento, se adequando às necessidades e condições, principalmente financeiras de cada um, como comprar na planta. São diversas vantagens de comprar apartamento na planta, como veremos mais a fundo durante o conteúdo. 

Uma das maiores dificuldades de comprar um imóvel certamente são os preços. Por isso, é interessante buscar soluções de economia para não gastar mais do que o disponível ou se endividar por anos.

Nesse sentido, conhecer as vantagens de comprar apartamento na planta pode ser importante para quem está em busca dessas soluções criativas, principalmente quem pode esperar um certo tempo para morar no imóvel. 

Comprar apartamento na planta é mais barato? 

preço de apartamento na planta

Sim, uma das principais vantagens de comprar apartamento na planta é justamente o valor. A quantia necessária para adquirir um apartamento na planta é muito mais baixa do que comprar um apartamento pronto, por exemplo. Mas por que?

Bom, o principal motivo para que exista essa diferença, sendo uma das grandes vantagens de comprar apartamento na planta, é que existe uma necessidade urgente de venda por parte das empreiteiras dos prédios e apartamentos.

Quando uma empresa investe na construção de um prédio, naturalmente ela arca com os custos de maneira individual, mesmo que seja necessário empréstimos bancários. Por ser um custo muito alto, ela precisa “recuperar” rapidamente esse investimento para não sair no prejuízo. 

Dessa forma, a opção é vender os imóveis logo que o projeto de construção saia do papel. Para que os apartamentos não demorem a serem vendidos, a opção das empresas é baixar o preço do mercado, visto que, conforme os apartamentos vão sendo vendidos, mesmo com custos baixos, a conta começa a bater e gerar lucro para a construtora.

Portanto, é vantajoso para a construtora estipular valores mais baixos para os apartamentos ainda na planta, mesmo que não sejam todos. Conforme os apartamentos vão sendo vendidos, a construtora consegue finalizar a obra, e os imóveis que restarem acabam sendo vendidos com valores mais altos, balanceando as vendas.

Vantagens de comprar apartamento na planta

vantagens de comprar apartamento na planta

Além do valor costumeiramente mais barato, existem outras diversas  vantagens de comprar apartamento na planta. Claro, o custo é um ponto que se destaca, principalmente levando em consideração o encarecimento de imóveis devido a inflação, especulação imobiliária e outros aspectos. Mas, é interessante destacar outras vantagens importantes. 

Formas de pagamento

As formas de pagamento, por exemplo, é um fator que precisa ser levado em consideração para destacar as  vantagens de comprar apartamento na planta. Por conta da necessidade das construtoras em fazer negócio pelos seus imóveis, eles acabam disponibilizando diferentes maneiras para que o apartamento seja quitado. É possível, por exemplo, quitar o imovel a vista ou optar por um financiamento.

Planejamento

O planejamento para o pagamento do imóvel também é uma das vantagens de comprar apartamento na planta. Muitas das construtoras pedem um aporte financeiro de entrada para garantir o imóvel, normalmente por volta de  20% a 30% do valor total do imóvel. Depois, é possível optar por parcelar o valor restante, começando a pagar apenas com a obra finalizada.

Dessa forma, existe um bom tempo para que seja feito um planejamento financeiro adequado para a quitação das parcelas restantes, sem que isso comprometa a renda.

Personalização de acabamentos

Uma das grandes dificuldades para comprar um imóvel já pronto é o visual e a decoração. Nem sempre é fácil encontrar acabamentos e estruturas que se adequem ao gosto do comprador. 

Dessa maneira, para quem gosta de personalizar o acabamento do imóvel, escolhendo detalhes específicos para o próprio apartamento, é possível realizar quando você compra apartamento na planta, sendo essa mais uma das vantagens de comprar apartamento na planta.

Valorização do imóvel

A valorização do imóvel é uma das principais vantagens de comprar apartamento na planta. Quando você compra um apartamento nesse modelo, com custos mais baixos, ele tende a valorizar. É justamente por essa valorização que muitas pessoas investem em apartamentos na planta como forma de gerar renda, vendendo ou alugando o imóvel posteriormente.

Imóvel novo

Por fim, outra das vantagens de comprar apartamento na planta é o “fator novo”. Como é um imóvel que ainda está em construção, o comprador receberá as chaves de um apartamento novinho, com todos os acabamentos em perfeito estado, menos ocorrência de problemas, maior funcionalidade e durabilidade para as estruturas.

O que é preciso para essa compra? 

homem analisando documentos

Assim como qualquer processo de compra de imóvel, é necessário ter em mãos uma série de documentos para efetuar a quitação de um apartamento na planta. 

Primeiramente, é necessário possuir e apresentar um documento de identificação, como RG, CPF, Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento. Esse tipo de documento é indispensável para dar continuidade ao processo de compra para usufruir de todas as vantagens de comprar apartamento na planta.

Comprovantes empregatícios, que comprovem que o comprador possui renda o suficiente para arcar com custos de um financiamento, por exemplo, também são indispensáveis. Nesse caso, é necessário apresentar comprovante de residência e comprovantes de acordo com o tipo de trabalho, seja assalariado, aposentado ou autônomo.

Já em relação aos documentos que devem ser apresentados pelas construtoras, a quantidade é consideravelmente maior. A construtora precisa apresentar, para garantir a idoneidade da obra, os seguintes documentos:

  • Matrícula atualizada do imóvel;
  • Certidão de IPTU
  • Habite-se;
  • Cópia do CNPJ
  • Certidões negativas (Executivos fiscais, municipais e regionais; Justiça do Trabalho; Cartório de Protesto; Falência e concordata; CND/INSS; Justiça Federal e Ações Cíveis).

O que avaliar na hora de escolher um apartamento na planta

casal recebendo as chaves da casa de corretora

Para finalizar, é importante entender também o que precisa ser avaliado para escolher um apartamento na planta. Naturalmente essa é uma decisão que não deve ser tomada sem total conhecimento do processo, custos, infraestrutura, etc.

Nesse sentido, é importante que os interessados em comprar esse tipo de imóvel, essencialmente após conhecerem as vantagens de comprar apartamento na planta, levem em consideração alguns pontos:

  • Histórico da construtora;
  • Documentos apresentados pela construtora;
  • Formas de pagamento;
  • Localização (infraestrutura no bairro);
  • Distância para serviços (escola, hospitais, mercado, trabalho);
  • Segurança do empreendimento e da região;
  • Outros.

Esses aspectos são fundamentais para que o comprador tome uma decisão assertiva. Muitas vezes as pessoas não se planejam e acabam comprando no impulso, sem saber onde estão se metendo. Avaliar essas questões pode fazer a diferença para não se arrepender futuramente.

Conclusão: vantagens de comprar apartamento na planta

Como vimos, existem diversas vantagens de comprar apartamento na planta, O custo, por exemplo, é um dos fatores de maior destaque, visto que, fica muito mais barato adquirir um imóvel em construção do que um apartamento pronto. E quando você precisar se mudar, conte conosco! Nós da Noli temos um aplicativo que você agenda toda a sua mudança de maneira prática e rápida! E se quiser dicas sobre mudanças e casas, nos siga nas redes sociais para ficar por dentro dos novos conteúdos e dicas da Noli.

Índice do Conteúdo

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.