Tipos de paletização: como transportar seus itens com segurança

Uma das partes mais importantes em uma mudança é o modo que os móveis, eletrodomésticos e outros pertences serão transportados até a residência nova. Essa etapa deve ser realizada com muito cuidado para que nenhum objeto sofra avarias durante o trajeto. Um dos materiais que podem ser utilizados para garantir a segurança dos itens é o palete. Dito isso, existem vários tipos de paletização que podem melhorar a logística do transporte e reduzir consideravelmente os custos do serviço.

Escrevemos este artigo para explicar sobre essa modalidade de armazenagem de itens e mostrar como isso pode trazer diversas vantagens na hora da mudança. Confira a seguir:

O que é a paletização

homem carregando paletes

A paletização é um processo no qual produtos de diversas naturezas são agrupados e posicionados em cima de uma plataforma, que se assemelha a um estrado de cama. Essa é uma forma de otimizar espaço utilizada em diversos ramos do mercado. Entre os setores que mais os utilizam estão as fábricas de medicamentos, alimentos, materiais de construção, produtos de limpeza e empresas de mudança e transporte.

Ao realizar uma mudança, é muito comum que os paletes sejam usados para fazer o transporte de objetos maiores, como eletrodomésticos e móveis. Por exemplo, ao preparar uma máquina de lavar ou uma geladeira para a mudança, recomenda-se colocar o item em cima de um palete e fixá-lo com cordas. Isso é feito para que ela não corra o risco de tombar durante a viagem.

Tipos de paletes

tipos de paletização de plástico

Aqui no Brasil, as plataformas costumam respeitar um tamanho padrão: 1 metro de largura por 1 metro e 20 centímetros de comprimento. Já no resto do mundo, as dimensões mais comuns são 1 metro e 20 centímetros de largura por 80 centímetros de comprimento, este é o chamado palete europeu. Para ambos os tipos, a altura máxima de empilhamento geralmente não passa de 1 metro e 90 centímetros. Mais que isso, a carga pode correr o risco de tombar.

Entre os principais materiais que podem ser compostos os paletes estão a madeira, o plástico e o metal.

O tipo mais comum é o palete feito de madeira, pois ele é capaz de sustentar a maioria das cargas. Normalmente, o material é proveniente de pinheiros, por ser uma substância resistente.

Já o palete de plástico costuma ser utilizado no transporte e armazenamento de produtos químicos, que, em casos de vazamento, poderiam corroer a madeira.

Por fim, a plataforma composta por ligas metálicas costuma ser utilizada para agrupar produtos que precisam ser preservados em câmaras frigoríficas, devido à sua resistência a baixas temperaturas.

Principais tipos de paletização

trabalhadores com carga paletizada

Pelo fato de poder ser aplicada em diversos ramos do mercado, existem vários tipos de paletização que atendem a necessidades diferentes.

No caso das mudanças residenciais e comerciais, a paletização manual é a mais utilizada. Pelo fato de os objetos que serão transportados serem, na maioria das vezes, de diferentes pesos e tamanhos, a paletização deve ser feita de forma organizada e com calma. Afinal, existem caixas mais frágeis que outras que não podem ser colocadas embaixo de outras.

Por outro lado, quando o assunto é o agrupamento de outros materiais, como é feito em fábricas e indústrias, a paletização deve ser feita de um modo mais ágil para não prejudicar a logística. Nesses casos, a paletização convencional é mais comum, pois faz uso de esteiras para posicionar os produtos a serem agrupados.

De forma semelhante à convencional, a paletização robotizada dá mais um passo na direção da automação. Todo o trabalho é feito por braços mecânicos, que manuseiam os itens e os organizam na superfície dos paletes. Esse é um dos tipos de paletização mais rápidos e seguros, porém, por envolver uma série de equipamentos eletrônicos e mecânicos, é a modalidade mais cara.

Vantagens dos variados tipos de paletização

homem organizando carga

Independentemente quais dos tipos de paletização for escolhida e em qual setor ela for aplicada, essa técnica pode trazer diversos benefícios para a logística da empresa

Primeiramente, vamos pensar nos benefícios provenientes da utilização de paletes por uma empresa de mudança. Como já foi dito no primeiro item do artigo, a fixação de eletrodomésticos pesados nessas plataformas impedirá que estes objetos fiquem se movendo com a agitação do veículo de carga na viagem. Vale lembrar que o uso do palete deve ser complementado com uma boa embalagem do item para garantir que ele não sofrerá riscos e amassados.

Não são somente os eletrodomésticos que podem ser colocados nos paletes. Dependendo do seu conteúdo, algumas caixas também poderão ser agrupadas para evitar que elas se desloquem no baú do caminhão. Isso irá reduzir muito a chance de quebrar ou perder itens durante a mudança.  

Já considerando o uso dessa técnica em empresas de outros setores, como o alimentício e o farmacêutico, por exemplo, a paletização pode trazer outras vantagens.

Uma delas é que ficará mais fácil de realizar a gestão de estoque, já que será possível verificar a quantidade de produtos segundo o número de paletes, ao invés de contar item por item. Além disso, o agrupamento dos produtos em pilhas pode ser uma forma mais eficiente de utilizar o espaço dos depósitos.

Outra vantagem é que a paletização aliada ao uso de empilhadeiras simplificará muito a movimentação, o manuseio e o carregamento de produtos. Isso pode reduzir consideravelmente os gastos com mão de obra.

Uma maneira fácil de encontrar empresas de mudança que podem fazer uso de alguns dos tipos de paletização, além de oferecer outros serviços adicionais, é através do aplicativo da Noli. Esse app, que está disponível para Android e iOS, examina os dados da sua mudança e seleciona várias transportadoras capazes de atender às suas necessidades.

Além disso, a plataforma apresenta automaticamente o orçamento de cada opção, sempre detalhando como foi feito o cálculo. Depois disso fica fácil escolher a melhor alternativa para fazer a tão esperada mudança. Acesse já o app e aproveite os benefícios!

Nos siga nas redes sociais para ficar por dentro dos novos conteúdos e dicas da Noli.

Índice do Conteúdo

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.