Serviço de embalagem para mudança: tudo sobre

Sabemos que nenhum lugar se compara ao nosso lar e, além do próprio imóvel, são os objetos pessoais que transformam uma casa em um espaço familiar e personalizado. Plantas, eletrodomésticos, itens decorativos, roupas, talheres, livros, etc. Garantir que nada disso será perdido ou danificado durante a mudança não é uma tarefa fácil. Por isso, as mesmas empresas que cuidam do transporte também podem se encarregar de todo o serviço de embalagem para mudança.

Cada tipo de objeto tem um modo ideal de ser embalado. Alguns devem ficar separados para que um não danifique o outro. Por exemplo, vidros não devem ser colocados junto de itens pesados e tecidos devem ficar longe de líquidos. Além de proteger, a embalagem permite que o manuseio dos itens seja feito de forma segura e prática. Para entender melhor este processo, listamos alguns dos principais materiais utilizados pelas empresas de serviço de embalagem para mudança.

Materiais usados pelas empresas de serviço de embalagem para mudança

Plástico bolha

serviço de embalagem para mudança - plástico bolha

Entre os materiais mais utilizados pelas empresas para a proteção está o plástico bolha. Este material composto por polietileno é geralmente usado para envolver aparelhos eletrônicos ou itens frágeis como louças, vidros e espelhos. Sendo leve e flexível, a composição deste plástico tem o propósito de amortecer possíveis choques durante a viagem e o carregamento, além de poupar os objetos de arranhões. Existem vários tipos de plástico bolha, sendo que quanto maior a quantidade de bolinhas, maior a sua resistência. 

Papelão ondulado

serviço de embalagem para mudança - papelão

Ao ser usado em conjunto com o plástico bolha, o papelão ondulado pode oferecer uma proteção adicional. Este material que é composto por camadas de papelão separadas por um miolo ondulado costuma ser aplicado em objetos maiores, como sofás, cadeiras e mesas. De modo parecido com o plástico bolha, quanto mais camadas presentes no material, melhor é a proteção empregada.

Caixa de Mudança

serviço de embalagem para mudança - caixas de papelão

Uma embalagem que não pode faltar em uma mudança é a caixas. Sua principal função é armazenar e agrupar objetos menores. As suas dimensões e espessura variam muito de acordo com o tipo de material a ser guardado.

Para objetos leves e pesados, vale considerar o aluguel de caixas plásticas disponibilizado pela própria Noli. Possuindo 45 cm de altura, 55 cm de largura e 45 cm de profundidade, o volume destas embalagens chegam a 100 litros e podem aguentar até 150 kg de carga. 

Caixa colméia

caixa colmeia

A caixa colméia é outra alternativa utilizada nos serviços de embalagem para mudança. Podendo ser feita de madeira ou papelão, ela recebe este nome por causa das repartições internas que separam os itens guardados. Por separar os objetos em compartimentos, esta opção é ideal para o armazenamento de garrafas, copos e enfeites.

Etiqueta identificadora

material frágil

Por meio de etiquetas identificadoras e com o auxílio de um inventário proporcionado pela empresa, é possível categorizar os pertences de modo a facilitar o processo de desmontar as embalagens e decorar a casa nova. Além disso, elas podem indicar aos funcionários da empresa se determinada embalagem é frágil ou se deve ser descarregada com urgência.  

Fita adesiva

Outro item imprescindível para a embalagem é a fita adesiva. Praticamente todos os materiais já citados não seriam eficientes se não fossem lacrados ou unidos por este acessório.

Corda

Sem este item será muito difícil evitar que a carga no caminhão fique solta e vulnerável aos choques da viagem. Por isso, cordas,  geralmente compostas de poliéster ou sisal e acompanhadas de ganchos, também são utilizadas pelas empresas de mudança. 

Cabideiro: um ótimo recurso do serviço de embalagem para mudança

Se você não quer dobrar todas as suas roupas e correr o risco de amassá-las nas caixas, muitas empresas oferecem cabideiros que preservam as roupas de rasgos e do contato com substâncias danosas.

Como vou saber como usar cada material?

Você não precisa saber! Além de fornecer os materiais mencionados, as empresas também se ocupam do próprio ato de embalagem para mudança. Basta combinar com a transportadora o que deverá ser empacotado e, caso seja preciso, sugerir algum cuidado especial com determinados itens. Depois disso, todo o trabalho de encaixotar e embrulhar os seus pertences será responsabilidade da empresa de mudança.

Serviço de embalagem para mudança: transporte e montagem

mulher empacotando mudança

É comum que alguns dos nossos pertences possam ser grandes demais ou muito pesados para serem transportados inteiros. Se isso for feito de maneira inadequada, os objetos poderão ser danificados e até mesmo poderão causar acidentes. Por isso, o melhor jeito de carregar móveis como camas, mesas e guarda-roupas é através da desmontagem. Não se preocupe! O serviço de embalagem para mudança oferecido pelas empresas de mudanças também cuida dessa parte. 

Mesmo assim, ainda há a possibilidade de as peças serem grandes demais e, também, não podemos ignorar aqueles objetos que não podem ser desmontados, como as geladeiras, por exemplo. Nesses casos, a transportadora pode propor o içamento de carga, que consiste em elevar um objeto através de um guincho, possibilitando sua passagem por vãos de escadas e janelas. 

Depois de cada item devidamente desmontado e embalado, o passo seguinte é o carregamento do caminhão de mudança. Os funcionários da empresa de transporte estarão preparados para colocar a carga de um modo que evite os danos e minimize os possíveis impactos ao longo do trajeto. Para isso, é importante evitar o empilhamento de caixas em excesso e separar os itens pesados dos mais frágeis.

O mesmo cuidado será adotado no momento de descarregamento, sendo que o porte dos pertences do caminhão até a nova residência também está incluído no serviço de embalagem para mudança. Além disso, se algum móvel foi desmontado, está entre as funções da empresa de mudanças a remontagem do item no cômodo de sua escolha.

Conclusão sobre serviço de embalagem para mudança

Mudar de casa é algo que exige muito planejamento e, por isso, é sempre um momento muito esperado. Realizar sozinho um trabalho delicado como o da mudança residencial nem sempre é uma boa ideia. Afinal, ninguém quer começar uma nova fase de sua vida com estresse e frustração. Dito isso, pode ser vantajoso gastar um pouco mais para deixar todo o trabalho pesado de embalar, armazenar e transportar seus móveis e objetos pessoais nas mãos de uma empresa especializada.

O melhor jeito de saber qual a empresa de mudança ideal para a sua situação é acessando o aplicativo da Noli. A plataforma disponível para iOS e Android avalia qual transportador oferece o serviço mais eficiente e calcula o orçamento automaticamente. Vale lembrar que, por enquanto, a Noli trabalha apenas com mudanças dentro da região metropolitana de São Paulo.

Nos siga nas redes sociais para ficar por dentro dos novos conteúdos e dicas da Noli.

Índice do Conteúdo

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *