Fazer seguro de apartamento alugado vale a pena?

Seguros residenciais são assuntos de absoluta importância na hora de fazer a mudança, muitas pessoas não conhecem muito a respeito do tema e em vários casos ignoram eles completamente. A Lei do Inquilinato, por exemplo, é uma que geralmente passa despercebida, fazendo com que poucas pessoas saibam a respeito do seguro de apartamento alugado.

É recomendado o seguro porque ele cobre o imóvel e as vezes o que está dentro dele. Muitas pessoas não sabem, mas o seguro de apartamento alugado também faz isso. Por isso mesmo, quando se está procurando uma casa ou apartamento alugado, a maioria dos inquilinos colocam o seguro como uma condição para a locação.

Como funciona o seguro de apartamento alugado

contratando seguro para apartamento alugado

O seguro de apartamento alugado funciona basicamente como um seguro residencial comum. Para compreender como funciona o seguro de apartamento alugado é preciso primeiro entender o seguro residencial.

Geralmente, seja em um imóvel alugado ou não, quem paga pelo seguro é o morador, cobrindo sempre em casos de incêndio. É e sempre foi obrigatório pela lei, sendo capaz de garantir a compensação em caso de acidentes. Por isso mesmo, tendo uma base para caso de fogo acidental, o seguro também pode ser estendido, cobrindo situações como raios, explosões, problemas elétricos e até mesmo bens e pertences dentro do imóvel.

E é mais ou menos dessa forma que age o seguro de apartamento alugado. De maneira a garantir também essas funções podendo ser acionado pelo locador em caso de incêndio. Há também as coberturas que garantem proteção a respeito daquilo que o inquilino ou proprietário tem interesse em segurar.

Especificações do seguro de apartamento alugado

Outra especificidade incluída no seguro de apartamento alugado é a maneira como ele vai ser apropriado dentro do contrato de locação. Funcionando dentro da lei, a partir de um meio opcional disponível para o locador, o pagamento do seguro pode ser feito tanto pelo inquilino como pelo proprietário.

Isso funciona de maneira a criar uma flexibilidade a respeito de como ambas as partes desejam segurar o imóvel alugado. Se o inquilino decidir pagar o seguro de apartamento alugado, ele então é assegurado automaticamente da cláusula básica que cobre o apartamento em caso de incêndio, algo que garante a assistência direta do seguro com o próprio morador.

Para além disso, as coberturas já descritas também podem estar no poder do inquilino que paga o seguro de apartamento alugado. Assegurando itens e bens do interesse dele dentro do seu lar, ao mesmo tempo que garante segurança a respeito de outros detalhes como o funcionamento das partes da casa (eletricidade, gás, encanamento). Os danos ao imóvel sempre são ressarcidos para o proprietário, pois no fim é ele quem possui o imóvel, porém tudo que é da responsabilidade dele será segurado.

Quais as principais vantagens de ter um seguro na sua locação de imóveis!

família em mudança de casa

E as vantagens não são somente essas. Se tratando de um serviço de fácil acesso, com um custo baixo quando comparado com o de automóvel, com a exigência básica somente de alguns documentos, ele também funciona de maneira a criar um custo benefício que atende os dois lados.

Além disso, quando comparado com os outros seguros, ele é bem mais barato. E esse valor compensa muito para garantir a segurança de um serviço que pode cobrir acidentes.

Quando se tem somente um contrato básico, que cobre o seguro de incêndio a partir do seguro residencial exigido para o proprietário, existem infinitas possibilidades de perda para todos durante o tempo de locação. O morador pode se dar conta de que existem erros por parte do locador que não estão cobertos no apartamento, como estruturas que estão deteriorando e podem desabar, sistemas elétricos que causam curtos e pequenos incêndios, coisas que são muitas vezes imprevisíveis e que às vezes por demora de uma atitude do dono do imóvel, o inquilino acaba pagando do próprio bolso. Eventos inusitados como problemas com a encanação e eletricidade podem acabar estragando objetos e bens do morador, por isso para ambas as partes o seguro de apartamento alugado é extremamente benéfico. Ao mesmo tempo, por descuido do morador, um acidente pode ser causado dentro do imóvel, criando no caso problemas para o proprietário. Nenhuma das partes escapa de possíveis eventualidades.

Particularidades do seguro para o apartamento alugado

seguro de apartamento alugado

Essas possibilidades criadas pelo seguro de apartamento alugado acontecem todas devido a certas particularidades do processo.

O principal é que o segurado é o dono da apólice, que no caso é o proprietário, e é ele que  recebe quando tem indenização. Porém, quando os móveis de propriedade do inquilino são danificados, quem recebe é o inquilino.  Ou seja, como visto anteriormente, isso permite que o contrato proteja problemas do morador com o proprietário e vice-versa.

Por isso mesmo, antes mesmo de pensar em seguro de apartamento alugado, é preciso pensar em uma mudança que garanta que os seus pertences estejam intactos durante o processo de adesão ao novo lar.

A Noli garante todo esse processo e tira qualquer dor de cabeça possível na hora de pensar na mudança. Com a acessibilidade e rapidez , é uma empresa também capaz de cobrir as situações e eventualidades possíveis, garantindo a segurança de tudo aquilo que importa para o cliente na hora de transportar os seus bens.

Além de ser super prático para contratar e orçar, basta baixar o aplicativo, colocar os móveis e a quantidade média de caixa. Também é possível adicionar serviços extras como montagem e desmontagens de móveis, aluguéis de caixas para mudanças, compra de plástico bola e muito mais! Todo o orçamento, agendamento de dia e pagamento é feito online, e ainda é possível parcelar no cartão de crédito!

Se você gostou desse conteúdo, siga a gente no Instagram! Lá damos diversas dicas de mudança, organização de caixa e muito mais!

Índice do Conteúdo

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.