Rastreamento de frete: alternativas de segurança

Os avanços tecnológicos têm tornado cada vez mais acessível a utilização de rastreamento de frete por diversos tipos de transportadoras. Os recursos dessa ferramenta possibilitaram diversas medidas que favoreceram o planejamento empresarial. Na verdade, o rastreamento pode ser uma medida vantajosa para todas as partes envolvidas no serviço: empresa transportadora, cliente e, inclusive, o próprio motorista.

Quer conhecer melhor esta tecnologia que é tão utilizada em fretes para e-commerce, distribuição de bebidas, alimentos, remédios e, inclusive, em mudanças residenciais? Confira nosso artigo.

Entenda como funciona o rastreamento de cargas

sistema de gps

O rastreamento de frete é uma tecnologia que permite a transmissão de diversas informações sobre o veículo de transporte e a carga durante o seu trajeto. Desse modo, tanto o cliente que contratou o serviço quanto o setor de logística da transportadora poderão ter acesso à localização do veículo.

Dito isso, existem diferentes tipos de sistemas de monitoramento. Apesar de todos eles utilizarem mapas digitais e sensores, o que os diferencia é o modo de determinar a localização. No geral, é possível encontrar três tipos de rastreamento mais comuns: por GPS, por radiofrequência e por telemetria.

O rastreamento por GPS permite a localização exata do veículo na superfície do planeta, partindo de informações coletadas por satélites. Já a localização por radiofrequência, como o próprio nome diz, é realizada através da emissão e recepção de ondas eletromagnéticas por antenas de rádio. Apesar de possuir uma área de cobertura menor que aquela possibilitada pelo GPS, o rastreamento por radiofrequência funciona melhor em locais subterrâneos e túneis.

Por fim, o rastreamento de frete por telemetria combina os dados coletados por GPS, radiofrequência e sensores instalados no veículo para obter um relatório mais completo. Através dessa tecnologia é possível monitorar detalhes do veículo como, por exemplo, o número de vezes e o horário quando portas são abertas, o consumo de combustível e se os faróis estão ligados. Além disso, é possível analisar a qualidade de condução do motorista, isto é, se ele faz paradas bruscas ou curvas em alta velocidade, se ele respeita as leis de trânsito, etc.

Benefícios do rastreamento de frete

mulher acompanhando rastreamento de frete

Depois de entender como a tecnologia do rastreamento de frete funciona, é hora de conhecer as diversas vantagens que o uso dessa opção pode trazer para a logística de uma empresa.

Como foi dito no tópico anterior, o monitoramento de cargas permite o acesso a uma série de dados envolvendo o transporte. Todas as informações coletadas poderão ser utilizadas para as tomadas de decisões da empresa, visando um aproveitamento mais eficiente dos seus recursos.

Em primeiro lugar, os sistemas de rastreamento podem ser aliados a ferramentas de roteirização. Dessa maneira, é possível utilizar os dados adquiridos para aprimorar o planejamento de viagens, reduzindo os prazos de entrega. Por isso, o rastreamento de frete pode ser uma estratégia valiosa de melhorar a relação entre a empresa e o cliente. Sem contar que o acompanhamento da mercadoria em tempo real funciona como um canal de comunicação e isso pode, inclusive, diminuir o congestionamento dos Serviços de Atendimento ao Consumidor (SAC).

Além dos trajetos, é possível utilizar o sistema de monitoramento para melhorar a performance dos motoristas. A partir dos dados sobre a condução dos veículos, a empresa pode estudar os erros mais comuns entre os motoristas para, então, poder educá-los através de aulas, palestras e memorandos. Caso essa estratégia seja realizada de forma adequada, os acidentes de trabalhos poderão ser reduzidos consideravelmente.

O sistema de rastreamento de cargas também pode ser uma peça indispensável em casos de crimes, como roubos, furtos e sequestros. Apesar de não os prevenir necessariamente, essa tecnologia pode ajudar muito no rastreamento do veículo e no andamento das investigações.

Segurança para o motorista e para o cliente

motorista de caminhão

Apesar dos inúmeros benefícios para a logística empresarial, a transportadora não é a única parte beneficiada pelo uso de rastreamento de frete. Na verdade, tanto os motoristas quanto os clientes também podem ser favorecidos por essa tecnologia.

Como vimos no tópico acima, o rastreamento pode ser utilizado para corrigir os erros de condução dos motoristas, tornando as suas viagens mais seguras. A roteirização inteligente proporcionada pelo sistema de monitoramento também o ajuda muito, afinal, ele poderá evitar áreas de alagamento e trechos danificados.

Além disso, em caso de crimes, como sequestros, por exemplo, o sistema de rastreamento pode ser vital para que a central constate atividades suspeitas com o veículo e, assim, possa tomar providências rapidamente. Para que isso aconteça, é importante lembrar de sempre deixar o sistema de monitoramento conectado.

Pensando no ponto de vista do cliente, ter acesso em tempo real à localização da sua mercadoria é uma forma de aumentar a confiança na empresa. Mesmo em casos que ocorram atrasos de entrega e extravios, a transparência de informações poderá tranquilizar o cliente e mostrar que a empresa está comprometida em solucionar os imprevistos.

Rastreamento de frete no aplicativo da Noli

mulher usando aplicativo da noli fretes

Visto que o rastreamento de frete é uma das ferramentas mais vantajosas para serviços de transportes, a Noli não podia ficar de fora.

Para quem não conhece, o aplicativo da Noli facilita o encontro entre motoristas e pessoas que precisam realizar serviços de fretes ou mudanças. Disponível para Android e iOS, a plataforma recolhe todos os dados do serviço, como, por exemplo, a data, os itens a serem levados e os locais de origem e destino. Em seguida, a Noli calcula um orçamento automaticamente e seleciona os motoristas mais adequados para fazerem o transporte.

No dia e hora combinados para o serviço, o usuário poderá acompanhar o deslocamento do motorista desde o momento em que ele sair de casa até a conclusão do trabalho. Sendo que estará à disposição do usuário dois canais de comunicação: um entre ele e o transportador e outro entre ele e funcionários da Noli, que estarão monitorando atentamente todo o procedimento. Vale lembrar que tudo isso é feito inteiramente através do app da Noli.

Por outro lado, o app da Noli também é muito útil para os motoristas, afinal, eles terão acesso aos endereços de origem e destino, assim como todas as particularidades do serviço antecipadamente. Além disso, o aplicativo disponibiliza um link para acompanhar a rota pelo Google Maps ou pelo Waze. Para resolver quaisquer imprevistos, o motorista também poderá contatar os funcionários da Noli a qualquer momento, seja antes, durante ou até mesmo após a realização do trabalho.

Ficou claro que o rastreamento de cargas é uma ferramenta que pode aprimorar muito a logística de uma empresa transportadora. Além disso, ela pode trazer segurança e melhorar as condições de trabalho dos motoristas, sem contar que o monitoramento é um recurso que traz conforto ao cliente que espera a sua mercadoria.

Portanto, se você está precisando realizar o transporte de algum item ou uma mudança, aproveite todas as vantagens do rastreamento de frete e baixe já o app da Noli!

Índice do Conteúdo

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.