Mudança com pets: quanto tempo um gato leva para se adaptar à nova casa?

A mudança residencial costuma ser o marco de uma nova fase para as pessoas. O ambiente em que vivemos influencia diretamente na qualidade de vida e para os bichos de estimação, isso não é muito diferente. Já explicamos algumas formas de como facilitar o processo de adaptação no caso dos cachorros, agora é a vez de pensar nos gatos. Você sabe quanto tempo um gato leva para se adaptar a um novo ambiente?

Existem vários fatores que definem quanto tempo um gato leva para se adaptar. Ao contrário dos cães, os bichanos normalmente levam mais tempo para se acostumar com um novo ambiente, pois eles ainda possuem muitos instintos selvagens. Isso os deixam mais territorialistas e só se sentem seguros quando estão seguindo uma rotina relativamente fixa.

Vale lembrar que vai depender muito da personalidade de cada animal e como ele foi tratado durante sua vida para saber quanto tempo um gato leva para se adaptar. Alguns podem ser mais teimosos, outros podem aceitar a casa com mais facilidade. De qualquer modo, separamos na sequência algumas sugestões para que a mudança não seja muito estressante para o seu pet.

Prepare a nova casa para a adaptação do seu gato

gato comendo

O primeiro passo é visitar o imóvel novo, antes da mudança, para saber quais medidas deverão ser tomadas para o conforto e segurança do seu gato.

Verifique se as janelas possuem grades ou telas de proteção, especialmente se for um apartamento. Caso não tenham, o ideal é instalá-las antes mesmo de levar seu animal para a casa para evitar fugas ou acidentes. Fique atento ao tamanho dos buracos da rede: eles devem impedir a passagem dos gatos, por isso, é recomendável comprá-la em uma loja especializada em animais domésticos.

Outra sugestão é comprar todos os itens necessários antecipadamente e deixar tudo pronto. Portanto, não se esqueça da ração, caixa de areia, potes de comida e água, caminha e alguns brinquedos, como arranhadores e bolinhas, por exemplo.

Ainda outro fator que regulará quanto tempo um gato leva para se adaptar é como você posiciona os objetos essenciais. Encontre um local confortável para colocar a cama e os potinhos de ração e água. É importante lembrar de colocar a caixa de areia em um lugar separado e, de preferência, encostada na parede, pois o bichano gosta de se sentir protegido enquanto faz as suas necessidades. Caso você tenha mais de um gato, considere comprar mais de uma caixa de areia.

Transporte do animal

transporte do gato na mudança

Um detalhe muito importante que costuma ser ignorado até o último momento é como será feito o transporte do seu gato. É muito comum ficar preocupado com o transporte dos móveis e eletrodomésticos e esquecer que o seu bichinho também precisa de um cuidado especial. 

Levar o animal no colo pode parecer uma boa ideia, mas corre-se o risco de ele se espantar durante o trajeto e fugir, o que é muito perigoso. Portanto, caso ainda não tenha uma, o melhor modo é adquirir uma caixa de transporte. Além de proteger o seu gato de possíveis choques durante a viagem, ela vai impedir que ele fuja. Para isso, coloque-a no banco traseiro do carro e deixe-a presa ao cinto de segurança para evitar que ela se mova, deixando o animal mais seguro.

Lembre-se de escolher uma caixa que possa comportar o gato, mas que ainda que tenha um espaço de sobra para ele ficar confortável. Por fim, para o bichano não estranhar o objeto durante a mudança, é melhor já ir acostumando ele com a caixa com antecedência.

Vale lembrar que uma boa alternativa para fazer um transporte seguro do seu animal doméstico é utilizar o aplicativo da Noli. É só avisar que o seu gato também precisa de transporte na hora de passar os dados da sua mudança. Desse modo, a Noli vai te colocar em contato com motoristas que possuem as ferramentas necessárias e que são capazes de fazer o transporte com segurança.

Use feromônios para diminuir o tempo que um gato leva para se adaptar

quanto tempo um gato leva para se adaptar a casa nova

Uma estratégia eficiente para ajudar o seu bichinho a se sentir confortável na nova casa é adquirir um difusor de feromônios.

O feromônio é uma substância expelida naturalmente pelos gatos como uma forma de marcação de território e comunicação entre eles. Ao perceber os seus próprios feromônios em um ambiente, o bichinho automaticamente se sente seguro. Entre os principais meios de expelir esses compostos está o ato de arranhar, esfregar a cabeça ou até mesmo através da urina.

Como uma forma de “enganar” os gatos e fazê-los mais felizes, foram criados produtos que imitam o efeito dos feromônios naturais. Eles podem ser encontrados em forma de spray ou como um aparelho que é colocado na tomada e seu uso pode influenciar muito em quanto tempo um gato leva para se adaptar.

Além disso, procure manter alguns dos objetos da casa antiga para que o ambiente não seja totalmente estranho ao gato. Ele provavelmente tinha alguns esconderijos e locais preferidos na outra casa, por isso, considere levar aquele sofá que o seu gatinho adora ou aquele tapete que ele gosta de dormir. Só pelo odor do objeto, o animal irá se sentir em um ambiente mais familiar.

Quanto tempo um gato leva para se adaptar? Quando saber que é hora de consultar um médico veterinário?

médica veterinária com gato em fase de adaptação

O melhor jeito de entender quanto tempo um gato leva para se adaptar é consultando um veterinário. Fique atento aos sinais de estresse no comportamento do seu bicho de estimação. Caso tenha passado mais de 1 semana e ele ainda esteja se alimentando mal, tendo dificuldades para fazer as necessidades, mostrando agressividade ou apatia, é melhor não arriscar e procurar orientação profissional.

Quanto tempo um gato leva para se adaptar vai depender muito do que você está disposto a fazer para ajudar o seu bichinho. Além das dicas apresentadas, é muito importante ter paciência e entender que a genética do seu animal ainda possui muitos traços da vida selvagem. Com o passar do tempo, o seu gatinho nem vai lembrar mais desse período de adaptação e vai ficar tranquilo na casa nova.

Nos siga nas redes sociais para ficar por dentro dos novos conteúdos e dicas da Noli.

Índice do Conteúdo

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *