4 dicas para organizar Open House da casa nova

A mudança residencial é um processo que exige muito planejamento e esforço. Na maioria dos casos, ela significa o marco de uma nova fase, por isso, depois de concluir todo o trabalho de transportar os seus pertences e acomodar tudo em seu devido lugar é hora de comemorar e organizar open house!

Não sabe o que é isso? Sem problemas: preparamos um artigo inteiro para explicar o que é um open house com dicas de como arrumar a sua casa para receber os seus amigos nesse momento tão especial. Confira!

Sabe o que é o Open House?

casal fazendo mudança

Antes de aprender a organizar open house, vamos entender o que o termo significa. A expressão é em inglês, uma tradução literal seria “casa aberta”. Também conhecido como chá de casa nova, o open house é uma celebração do início de uma nova fase para você.

Geralmente, o open house é realizado alguns dias depois da mudança, assim que a casa estiver completamente organizada. Os possíveis convidados podem ir desde familiares e amigos até colegas de trabalho e, inclusive, novos vizinhos: a decisão é sua!

Organizar Open House: decoração

como organizar open house

Agora que sabemos o que é um open house é hora de começar os preparativos. O primeiro passo é decidir como será a decoração da sua casa. Isso dependerá do espaço disponível para a festa: um erro muito comum é colocar itens de decoração demais em um local pouco espaçoso. 

Dito isso, se você acabou de se mudar para um apartamento pequeno, recomendamos apostar em poucos detalhes, como pequenos vasos de flores e plantas. Outra opção é comprar alguns balões de festa para mostrar que aquela é uma ocasião especial. Ainda outra possibilidade é deixar a mostra uma lousa para que os convidados possam escrever mensagens.

Além dos itens decorativos, certifique-se de manter a casa bem iluminada durante a festa, seja com luz natural ou artificial. Desse modo, a decoração terá mais destaque e o ambiente ficará mais aconchegante.

Se você quiser caprichar na decoração você também pode adquirir algumas lembrancinhas para os convidados. Além de servirem como itens de decoração, elas também podem ser uma boa recordação da festa. Entre as possibilidades estão: vasinhos de flor, potinhos com doces, chaveiros, entre outros. 

Planejamento do cardápio

cardápio do open house

Outro aspecto relevante na hora de organizar open house é planejar quais serão os alimentos e bebidas da festa.

Quanto aos alimentos, dê preferência para comidas leves e petiscos, como salgadinhos, mini sanduíches, espetinhos de legumes, batata frita, saladas, entre outros. Se a festa tiver sido marcada para a noite você pode optar por uma refeição mais elaborada, mas sem exagerar: uma rodada de pizza pode ser uma boa pedida!

Já as bebidas você tem duas opções: solicitar que cada convidado leve o que for consumir ou fornecê-las você mesmo.

Se escolher a primeira alternativa, certifique-se de providenciar uma boa quantidade de gelo para manter as bebidas na temperatura ideal. Caso a sua geladeira não tenha espaço suficiente, compre ou peça emprestado caixas térmicas.

Por outro lado, se você mesmo ficar responsável pelas bebidas, certifique-se de comprar uma quantidade adequada para atender os seus convidados. E, por que não aprender a fazer alguns drinks para agradar os seus amigos?

Organizar Open House 

como fazer festa open house

Depois de se decidir quanto a decoração e o cardápio da sua festa, chegou finalmente o momento de organizar open house.

Primeiramente, defina uma data e horário conveniente para você e seus convidados. Se a sua nova moradia for em um condomínio fechado, não se esqueça de consultar o síndico ou o regulamento interno para se informar sobre quaisquer regras relacionadas a uma confraternização deste tipo. Dependendo do local em que você mora, não é incomum que haja restrições de dias e horários para festas, portanto, antes de marcar qualquer coisa, se informe!

Depois de decidir a data, procure avisar os convidados com antecedência, para que eles possam se programar. Não se esqueça de passar o seu novo endereço! Se preferir, crie um grupo no WhatsApp para facilitar a comunicação.

Uma parte indispensável de qualquer festa é a música. Capriche bem na hora de escolher as músicas a serem tocadas. O ideal é tentar misturar vários gêneros musicais para agradar a maioria dos convidados. Além disso, dê preferência para músicas mais agitadas para ninguém ficar com sono no seu open house.

Uma outra possibilidade é criar uma playlist compartilhada. Nesse caso, você envia o link  da lista para os seus convidados alguns dias antes da festa, assim, eles mesmos podem adicionar músicas que gostariam de ouvir na festa.

Lista de convidados

lista de convidados open house

Uma parte muito importante no processo de organizar open house é escolher os convidados.

O primeiro passo é se atentar ao espaço que você tem disponível para ter uma noção da quantidade de pessoas que poderão se acomodar. O ideal é que a sua casa não fique nem muito vazia e nem muito lotada. Vale lembrar que esse aspecto é ainda mais importante durante a pandemia do coronavírus, afinal, aglomerações e multidões devem ser evitadas a todo custo. Caso não caibam todas as pessoas que você gostaria de chamar, considere fazer mais de uma festa!

Outro ponto relevante em relação aos convidados é levar em consideração o entrosamento entre eles. Certifique-se de não chamar grupos de pessoas que não se dão bem para evitar possíveis incômodos.

almoço entre amigos

Está ansioso para fazer um grande e memorável open house, mas ainda está adiando aquela tão esperada mudança? Evite dores de cabeça e utilize o aplicativo da Noli! 

A plataforma coleta todos os dados da sua mudança de forma 100% online. De acordo com essas informações, a Noli calcula automaticamente o orçamento e seleciona as transportadoras ideais para levar os seus pertences. Conte os dias para o seu Open House: faça sua mudança com a Noli!

Índice do Conteúdo

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.