5 dicas de como organizar geladeira pequena e mantê-la organizada

Organizar geladeira não é uma tarefa fácil dentro de casa. É exigida muita atenção para com tudo que tem dentro da geladeira, e isso envolve processos que talvez nem todo mundo esteja familiarizado. Por isso, é preciso tomar ainda mais cuidado na hora de organizar geladeira pequena, porque não só a atenção com os produtos tem que ser maior, é preciso também o planejamento de como esses produtos vão estar dispostos dentro do eletrodoméstico.

Quando se faz as compras, poucos levam em consideração como os alimentos podem ser colocados dentro da geladeira de casa, mas ao fazer isso, pode-se estar desperdiçando muita coisa sem mesmo perceber. A culpa do alimento estragado, no final das contas, pode muito bem ser da falta de planejamento.

Limpeza antes de organizar

como limpar geladeira pequena

A começar pela dica mais importante de todas que algumas pessoas não fazem questão: a limpeza. Para que uma geladeira seja um eletrodoméstico funcional, é fundamental que ela esteja limpa e higienizada. Para isso, pode ser necessário desmontá-la. Ao organizar geladeira pequena é possível perceber somente no manuseamento dos itens dentro dela, que certos resíduos ficam impregnados por baixo dos produtos. Esse acúmulo de bactérias que pode ocorrer a partir da umidade, de produtos que ficam muito tempo conservados em um mesmo local, criam uma sujeira que se acumula, que pode acabar afetando intensamente as coisas que se consomem dentro de casa.

Por isso mesmo, ao comprar ou organizar geladeira pequena, é muito importante que o dono esteja consciente desse processo de limpeza. Basta alguns pequenos processos, como a retirada rotineira dos itens para a limpeza profunda. Limpeza essa que pode ser realizada primeiramente com detergente e depois com vinagre (para eliminar bactérias, ao mesmo tempo que não deixa a geladeira com cheiro de produto de limpeza). O vinagre branco, a longo prazo, ajuda a tirar resíduos que podem estar impregnados, pois possui ácido acético, que preserva os alimentos ao mesmo tempo que não tira o gosto deles.

Categorize antes de organizar geladeira pequena

O maior problema na hora de organizar geladeira pequena está obviamente na falta de espaço, porém é bastante possível criar alternativas para isso. Para que se use todo o espaço possível dentro da geladeira, é necessário se adaptar conforme as categorias de comidas presentes dentro do eletrodoméstico. Por exemplo, separar os vegetais das frutas, e se possível, categorizá-los ao máximo, deixando os produtos iguais juntos e os de mesma composição ao lado um do outro.

Essa organização, a partir da categoria do alimento, ajuda o usuário a saber de prontidão onde está cada uma das coisas que ele guarda na geladeira, e a melhor maneira de fazer isso pode ser através de potes organizadores. Com potes que podem ser empilhados um em cima do outros, evitando o limite que uma geladeira pequena com poucos suportes pode ter, o uso do espaço dentro da geladeira é maximizado. Isso acaba criando mais economia na hora de manter a geladeira aberta, pois uma geladeira pequena e organizada cria um acesso mais rápido e lógico para os itens que estão dentro dela. Com potes organizadores, o uso de etiquetas nomeando os potes, e um pouco de paciência na hora de rearranjar os produtos, é possível organizar uma geladeira pequena muito facilmente.

Coloque os alimentos em ordem de consumo

alimentos dentro de geladeira

O importante da organização de geladeira pequena está na maneira como tudo estará de fácil acesso para o dono, para que nada se perca durante o tempo que os produtos estão sendo conservados. Uma das maiores frustrações que uma pessoa dona de casa pode ter, é de esquecer que comprou algo, somente para lembrar quando este já está estragado no fundo da gaveta.

Por isso mesmo é bastante prática a organização de geladeira pequena a partir do consumo de alimentos. Para que não se perca esses alimentos, o planejamento mais útil é deixar eles de fácil alcance, próximos dos olhos sempre, para que o estímulo da geladeira aberta já baste para que esses alimentos sejam sempre notados. Muitas vezes, a comida que é perdida na geladeira só passa por esse processo por acabar estando longe dos olhos, e ao realocar ela para a porta, ao deixar as verduras e legumes na gaveta de baixo, sempre checando quando possível, torna-se possível evitar qualquer desperdício.

Como organizar a porta da geladeira pequena

menino abrindo geladeira

Porém, atenção ao usar a porta na hora de organizar a geladeira pequena. Um fator muito importante da organização, está em como agrupar os alimentos dentro da geladeira de acordo com a temperatura exigida por cada alimento, e a porta pode fazer grande diferença a respeito disso.

Isso acontece porque uma geladeira pequena possui uma porta com alta variação de temperatura, o que faz com que alimentos perecíveis se tornem muito sensíveis ao serem colocados lá. Normalmente é comum colocar alguma fruta, ovos, ou até mesmo leite e suco na porta da geladeira, mas caso esse for o caso, talvez compense repensar e mudar eles de lugar, para mais perto do centro da geladeira, onde estarão mais conservados.

Afinal, tudo que está na porta da geladeira deve ser devidamente tampado e preservado, para que as bactérias não sejam formadas em volta do alimento. Produtos como condimentos são bastante bem vindos na porta, justamente por estarem de acordo com essas recomendações.

Como organizar geladeira inverse

Com a geladeira inverse, não é muito diferente a ordem das dicas. A organização de geladeira pequena acaba sendo uma boa maneira de se guiar para entender como ela funciona, com algumas pequenas diferenças.

A começar pelas dicas já citadas, a geladeira inverse como todas as outras, pede um planejamento na hora de organizar os itens que vão ser consumidos, junto de uma limpeza profunda do seu interior. Para que isso seja feito da melhor maneira possível, usando o freezer que fica embaixo do seu corpo, é preciso que a organização esteja de acordo com o fato de que a temperatura na parte de baixo pode ser bem baixa.

Ao lidar com isso, é ideal ter uma abordagem parecida com a da porta, não colocando itens perecíveis que podem congelar perto do freezer. Ao invés disso, colocar os itens que precisam de baixa temperatura perto do freezer, como carnes, leites, deixando a disposição de acordo com a organização de geladeira pequena como descrito acima.

Se você for mudar ou precisar transportar sua geladeira, entre em contato conosco!
Nós da Noli fazemos mudanças e fretes, de maneira extremamente prática pelo nosso app! Baixe agora e você poderá agendar, pagar e ter especialistas cuidando da sua geladeira no transporte dela! 

Índice do Conteúdo

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.