5 dicas de organização pós-mudança

Mudar de casa é quase sempre uma tarefa complicada. É preciso muito planejamento e dedicação para que nada dê errado no começo dessa nova etapa da sua vida. É verdade que embalar todos os seus pertences e planejar o transporte até a nova residência já pode ser bem desgastante, porém, esta é apenas metade do trabalho da mudança. Já mostramos algumas sugestões para facilitar nesta primeira parte do processo. Para este artigo, selecionamos algumas dicas de organização pós-mudança. Separamos as recomendações em 5 partes, confira a seguir:

Limpe o local antes da mudança

organização pós mudança - limpeza

Nem sempre os antigos moradores terão limpado a casa antes de sair e, mesmo se o imóvel for novo, pode ter bastante poeira acumulada. Um erro muito comum é adiar a limpeza do seu novo lar para depois de levar seus itens. Uma dica para facilitar a organização pós-mudança é fazer uma faxina no local enquanto ele estiver vazio, pois desse modo será possível alcançar facilmente todos os cantos e detalhes. Leve apenas o material necessário: produtos de limpeza, balde, vassoura, rodo, esfregão e panos. Se preferir, ordene a limpeza para não esquecer de alguma parte, o principal é deixar o piso por último.

Esse também pode ser um bom momento para compreender o tamanho da casa, como a altura do teto e a área dos cômodos. Com isso, você pode ter uma noção se o espaço irá comportar todos os seus pertences. Caso contrário, essa será uma boa oportunidade para se desapegar de alguns itens que não usa. Além disso, aproveite o ambiente vazio para visualizar melhor a infraestrutura da casa, localizando a posição das tomadas, torneiras e cabos de telefone e de internet.

Organize primeiro o quarto

organização do quarto

Agora com o imóvel limpo, chegou a hora de trazer os pertences e mobiliar a casa. De preferência, deixe todas as caixas no cômodo maior e desembale aos poucos. O ideal é ficar na casa de algum parente ou amigo durante os primeiros dias de mudança. Porém, já que isso nem sempre é possível, a nossa dica é começar a organização pelo quarto para ter um lugar confortável para descansar

Para isso, instalar a cama é a sua prioridade. Além disso, é essencial levar separadamente em uma mala alguns itens pessoais: trocas de roupa, lençol, cobertor, carregador de celular e também itens de higiene pessoal, como desodorante, escova e pasta de dente, toalhas, etc. Após isso, você pode decidir o melhor lugar para o guarda roupas e ir gradualmente acomodando os seus pertences.

Concentre-se na cozinha

organização cozinha

Depois do quarto, a sua próxima prioridade na organização pós-mudança é focar na cozinha. Encontre um lugar para o fogão e com muito cuidado conecte-o à alimentação de gás. No caso da geladeira, não se esqueça de aguardar ao menos 1 hora para ligá-la. Já explicamos aqui, que os gases internos podem se deslocar durante o transporte, por isso precisam de um tempo para se acomodarem. 

Se precisar cozinhar já nos primeiros dias de mudança, é conveniente colocar em uma caixa alguns objetos necessários como copos, talheres e pratos. É bem provável que algumas coisas tenham se sujado nas caixas durante o transporte. Não precisa limpar tudo de uma vez, lave apenas alguns dos itens de uso cotidiano. Por fim, organize os armários, separando os alimentos, louças, toalhas e outros utensílios.

Organização pós-mudança: Cuide dos demais cômodos

 sala

O quarto e a cozinha são os mais importantes na organização pós-mudança. Decidir qual cômodo estabelecer em seguida depende da preferência de cada um. Se você é uma pessoa que passa bastante tempo na sala, não há motivos para adiar a sua arrumação. Por outro lado, caso a mudança tenha sujado algo é aconselhável desembalar os produtos de limpeza e aproveitar para lidar com a lavanderia. A organização dos banheiros também é importante, apesar de geralmente ser a etapa mais rápida. 

Não tenha pressa de fazer a organização pós-mudança!

familia

O principal da mudança é fazer cada parte com calma. Novas tarefas podem surgir durante a organização pós-mudança, por isso, é recomendável utilizar um caderno para não se esquecer. Outra sugestão é arrumar um cômodo por completo antes de começar outro. O tempo para organizar tudo vai depender muito da quantidade de objetos e do tamanho do local. Mesmo assim, o processo pode ocorrer de maneira mais tranquila quando se tem planejamento.

Outro fator que ajuda muito na organização pós-mudança é a identificação das caixas. Seja por escrito, por meio de etiquetas ou através da criação de um sistema de cores, o fundamental é sinalizar qual o tipo de objeto que está em cada embalagem. Uma boa forma de categorizar os itens é de acordo com os cômodos. Também é conveniente guardar ou jogar fora as caixas conforme elas são desocupadas para liberar espaço.

Para finalizar, não se esqueça de transferir o endereço de cobrança das suas contas para o do novo imóvel. Além disso, para que não se percam na confusão dos primeiros dias, mantenha sempre à vista itens valiosos como chaves, carteira e documentos.

Uma maneira fácil de garantir que a organização pós-mudança ocorra tranquilamente é contratar uma empresa especializada. Existem várias transportadoras que se comprometem a fazer muito mais do que levar seus pertences de modo seguro. Além de possuírem todos os materiais adequados para a embalagem, elas se encarregam de todo o procedimento de empacotar e identificar os seus itens. Aliás, caso seja requisitado, muitas empresas estarão preparadas para desmontar móveis e eletrodomésticos e instalá-los no lugar de sua escolha.

Descobrir qual transportadora oferece o melhor serviço para a sua situação pode exigir muita pesquisa. Por isso, o aplicativo da Noli, disponível para Android e iOS, faz todo esse trabalho por você. Basta informar o endereço de origem e o de destino para que a Noli selecione as empresas ideais. Além disso, o aplicativo calcula automaticamente o orçamento e acompanha em tempo real o transporte. Até o momento, a Noli atende apenas mudanças e carretos dentro da Grande São Paulo.

Nos siga nas redes sociais para ficar por dentro dos novos conteúdos e dicas da Noli.

Índice do Conteúdo

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *