Hoje em dia, há muitas maneiras de trabalhar com o transporte de cargas. Há aqueles motoristas que preferem a estabilidade de se tornar um funcionário, dirigindo um veículo fornecido e mantido por uma empresa. Por outro lado, se você for proprietário do seu próprio caminhão, existe a possibilidade de trabalhar por conta própria, sabendo onde agregar caminhão, aceitando os serviços que lhe interessam, no seu tempo.

Entre essas duas modalidades, há um meio termo: o agregamento. Nesse caso, o motorista pode assinar um contrato temporário com uma empresa, passando a realizar continuamente viagens com seu próprio veículo. Diferentemente daquele que é funcionário, o motorista agregado não possui vínculo empregatício e é responsável pela manutenção do seu caminhão. 

Esse artigo, portanto, tem o propósito de explicar as possibilidades e vantagens do agregamento, que tem sido uma forma muito utilizada para aumentar a renda. Além disso, vamos listar os requisitos para começar a exercer essa profissão, assim como as melhores maneiras de saber onde agregar caminhão.

Vantagens do agregamento

onde agregar caminhão em 2021

Pelo fato de depender geralmente de serviços individuais, nada garante que o transportador autônomo irá ter fretes suficientes para lucrar ao fim do mês. Já no caso do agregamento, normalmente, é apresentada uma estimativa dos ganhos, o que facilita o planejamento do motorista e possibilita uma renda mínima. 

Nesse caso, a forma de pagamento do motorista agregado pode variar de acordo com cada contrato. Existem as empresas que pagam um valor fixo mensalmente e outras que pagam pelo número de fretes realizados ou pela quilometragem.

Outra vantagem é que, ao contrário do motorista funcionário, o agregado não tem uma jornada de trabalho definida. Podem até existir casos em que a empresa exige uma certa fidelidade do agregado, o impedindo de aceitar outros trabalhos, porém, essa não é a regra. No caso do aplicativo da Noli, por exemplo, os transportadores têm total liberdade para aceitar e recusar propostas. É uma questão de saber escolher bem qual empresa por onde agregar caminhão.

Possibilidades de trabalho: onde agregar caminhão

entregas feitas por aplicativo

Existem muitas opções de serviços para o motorista agregado. Uma das mais proveitosas é o e-commerce. Por causa do aumento constante das compras pela internet, o transporte de pequenas e médias cargas dos mais diversos tipos foi favorecido no país todo.

Outro ramo que está sempre precisando de transportes e fretes é o de mudanças residenciais. A maioria das casas possuem objetos e móveis que exigem um veículo adequado para o seu transporte, por isso, uma empresa de mudanças pode ser um bom lugar por onde agregar caminhão.

Ainda outra alternativa é fazer uma parceria com uma empresa fornecedora de alimentos e bebidas. Pelo fato de abastecer estabelecimentos essenciais como os supermercados, essa área está sempre precisando de transportes. Nesse caso, a variedade de cargas é grande: alimentos perecíveis, congelados, carnes, enlatados, refrigerantes, bebidas alcoólicas, entre outros.

Medidas necessárias para agregar o caminhão

assinando contratos

As maiores prioridades para ser um motorista agregado são duas: possuir um caminhão em boas condições, de preferência com menos de 10 anos, e a habilitação adequada para conduzi-lo. Se o seu veículo não exceder 3,5 toneladas de peso total, somente a CNH de categoria B é necessária. Caso exceda, será preciso emitir a CNH de categoria C.

Outro documento obrigatório é o Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de

Cargas (RNTRC). Para emiti-lo, primeiramente o motorista deverá passar em uma prova eletrônica aplicada pelo Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT). Depois de aprovado, o profissional deverá acessar o site ou ir até um dos pontos de atendimento da Agência Nacional de Transportes

Terrestres (ANTT) para solicitar o cadastro, que pode ser feito totalmente de forma on-line. O certificado deve ser renovado a cada 5 anos e uma cópia deve estar sempre com o veículo durante as viagens de trabalho.

Dependendo do local escolhido por onde agregar caminhão, pode ser exigido, como medida de segurança, que o veículo do agregado tenha seguro e esteja equipado de algum sistema de rastreamento, o que possibilita a sua localização e a prevenção de eventuais problemas.

Por último, mas não menos importante, é indispensável ter um celular com GPS e acesso a internet. Além de ajudar muito na roteirização dos trajetos, nunca se sabe quando será preciso contatar algum cliente ou empregador durante a viagem.

Agregue seu caminhão na Noli

motorista agregado

Para conseguir se sair bem no mercado, é essencial saber escolher onde agregar caminhão. Graças aos avanços tecnológicos, uma alternativa muito vantajosa para encontrar trabalhos é usar aplicativos de fretes, como o da Noli. Disponível para Android e iOS, essa plataforma permite que o motorista cadastre o seu veículo gratuitamente, detalhando os tipos de serviços que está disposto a realizar. Depois disso, a Noli selecionará propostas de trabalhos que se encaixem ao seu perfil. Vale dizer que, apesar de as mudanças residenciais serem mais comuns, a empresa também trabalha com várias outras possibilidades.

Um dos principais motivos para agregar seu caminhão na Noli é que você poderá estudar previamente todas as informações da carga: o número de ajudantes necessários, os endereços de origem e destino, a natureza dos itens, os cuidados especiais a serem tomados e o valor. Além disso, o aplicativo coloca à disposição do motorista um canal de suporte para resolver qualquer problema antes, durante e depois do serviço.

Outra vantagem é o fato de que todo o trabalho de prospecção de clientes é responsabilidade da Noli. O transportador terá acesso a um grande número de oportunidades sem que ele tenha que gastar dinheiro algum com publicidade e divulgação. Entre outras funcionalidades oferecidas está a possibilidade de direcionar facilmente o endereço do transporte para o Google Maps ou Waze e também o acesso a um histórico de todos os seus serviços.

Entre os diversos modos de trabalhar com o transporte de carga, o agregamento pode ser o mais lucrativo. Porém, isso só é válido para o motorista que souber onde agregar caminhão de forma confiável. Portanto, se você tem um veículo adequado e quer começar a realizar trabalhos sem complicações, faça uma parceria com a Noli e aproveite os benefícios.

Índice do Conteúdo

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *