O que saber sobre morar em apartamento: 4 coisas imperdíveis

Morar em um apartamento é uma experiência bem diferente daquela de morar em uma casa. Existem diversos fatores que, para alguns, podem ser vistos como vantagens e, para outros, como problemas: tudo vai depender do perfil de cada um. Portanto, se você está planejando se mudar pela primeira vez para um prédio e está se perguntando sobre o que saber sobre morar em apartamento, este artigo é para você. Confira a seguir 4 tópicos essenciais para poder descobrir se a vida em apartamento é para você.

O que saber sobre morar em apartamento: regras de condomínio

contrato de aluguel para apartamento

Morar em apartamento significa conviver muito próximo a várias outras pessoas. Isso requer que algumas regras sejam respeitadas para que exista uma boa relação entre os moradores. Desse modo, tanto os pequenos edifícios quanto os condomínios maiores possuem o seu próprio regulamento que detalha todas as regras de convívio do local.  

Portanto, para começar a nossa lista de o que saber sobre morar em apartamento, vamos conhecer algumas das regras mais comuns presentes em condomínios.

Por causa da proximidade entre os moradores, uma das principais regras é aquela que diz respeito ao silêncio. Nesse caso, a geração excessiva de ruídos deve ser evitada, especialmente em algumas partes do dia, como a madrugada.

A realização de reformas também costuma ser regulamentada: geralmente, é preciso consultar a administração para saber se determinado tipo de reforma é permitido no local. Mesmo se ela for aprovada, é bem provável que as obras tenham que respeitar certos horários e ser agendada com antecedência.

Existem também as regras que envolvem o uso da garagem. Entre as principais estão: deixar a mostra um documento de identificação no carro, o respeito do limite de velocidade no estacionamento, o cumprimento dos limites da sua vaga de garagem, etc.

Não se esqueça de que, antes mesmo de agendar a mudança, é muito importante consultar o regulamento ou se informar com a administração do condomínio. Desse modo, você estará ciente de quaisquer regras que possam envolver a mudança. Por exemplo, é muito comum que condomínios determinem dias da semana e horários específicos para que ela possa ser feita.

Além disso, existem regulamentos que exigem o pagamento de uma taxa de mudança do novo condômino como uma forma de compensar os possíveis contratempos que a mudança pode causar no funcionamento do local.

Gasto mensal

custos de morar em apartamento

Continuando a nossa lista sobre o que saber sobre morar em apartamento, vamos falar sobre o aspecto financeiro. Mesmo que o espaço em um apartamento possa não ser tão grande quanto o de uma casa, morar em um edifício possui várias vantagens relacionadas à economia de despesas.

Em primeiro lugar, muitos edifícios já incluem algumas despesas na taxa de condomínio, como a conta de água e do gás encanado, por exemplo. Além disso, o pagamento dessa taxa também pode garantir alguns serviços, como limpeza e manutenção das áreas compartilhadas, dedetizações periódicas, sistema de segurança, entre outros.

Outra vantagem é que existem muitos condomínios que oferecem locais de lazer e atividade física, como quadras poliesportivas, parquinhos para crianças, piscinas e academias. Tudo isso pode lhe ajudar muito a economizar, caso você planejasse ter acesso a essas atividades em outro lugar.

Maior segurança

câmera de segurança

O próximo item da nossa lista de o que saber sobre morar em apartamento é algo muito importante, principalmente para quem mora em grandes centros urbanos: a segurança.

É preciso dizer que o nível de segurança dos apartamentos pode variar bastante. Normalmente, o que o determina é o valor das taxas de condomínio, ou seja, quanto mais altas, mais avançado são os sistemas de segurança. Dito isso, a maioria dos condomínios possuem câmeras de segurança e portarias, ao menos.

Enquanto as câmeras podem fazer possíveis invasores desistirem da ideia de tentar entrar no local, o controle de acesso garantido pela portaria pode realmente fazer a diferença, sobretudo se ela for 24 horas. Isso torna a vida em condomínio ainda mais vantajosa para quem mora sozinho ou quem passa muito tempo longe de casa e tem medo de deixá-la vazia.

O que saber sobre morar em apartamento: localização

localização de condomínio

Para finalizar as nossas dicas de o que saber sobre morar em apartamento, vamos pensar sobre um aspecto fundamental de uma moradia, a sua localização.

Em muitos casos, a mudança residencial está justamente ligada à procura de um local mais conveniente para você: um endereço mais próximo ao seu trabalho, faculdade, amigos e familiares. No entanto, dependendo da região desejada, os valores de aluguel ou compra de imóveis podem ser bem elevados.

Dito isso, uma forma de contornar este problema é se mudar para um apartamento. Diferentemente de uma casa, não é muito difícil encontrar um apartamento de custos razoáveis em uma boa localização. Na verdade, grande parte dos condomínios são construídos pensando na proximidade de pontos importantes como supermercados, farmácias, pontos de transporte público, etc. O segredo é pesquisar bem os arredores do imóvel antes de escolher.

Agora que você já está informado sobre o que saber sobre morar em apartamento, você pode finalmente realizar a tão esperada mudança! Se você está na Região Metropolitana de São Paulo e está procurando por uma transportadora para a sua mudança, você está com sorte: o aplicativo da Noli pode facilitar todo o processo

Disponível na Google Play Store e na Apple App Store, a plataforma coleta todos os dados da sua mudança, isto é, quais pertences serão levados, os locais de origem e destino, a data, etc. A Noli inclusive disponibiliza a contratação de serviços adicionais como embalagem, içamento de carga, montagem e desmontagem de móveis. Depois de informar os dados, o orçamento é calculado automaticamente e o aplicativo o coloca em contato com motoristas e empresas mais capazes de realizar o trabalho. Não adie mais a sua mudança: acesse a Noli e evite complicações!

Índice do Conteúdo

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.