Mudar de cidade com filhos pequenos: o que é preciso?

Se a mudança residencial para outro município já é um processo que exige muito planejamento, mudar de cidade com filhos pequenos pode ser ainda mais desafiador.

Principalmente se os seus filhos forem pequenos, as transformações que isso irá causar nas suas rotinas pode causar estranhamento: muitas vezes pelo simples fato da criança ter que se despedir de um lugar familiar em que ela se considera segura e confortável, ou ainda por ela ter que ficar longe de amigos e outros parentes.

Existem muitas razões para que uma criança se sinta confusa depois de uma mudança, porém isso é normal e existem diversas maneiras de tornar este processo mais agradável para ela. Já fizemos um artigo com dicas para facilitar uma mudança em geral. Já para este, preparamos algumas sugestões para auxiliar os pais ao mudar de cidade com filhos pequenos. Confira a seguir: 

Primeiramente converse com seu filho

dicas de como mudar de cidade com filhos pequenos

Se a mudança residencial é um processo que influencia muito no dia-a-dia de adultos, mudar de cidade com filhos pequenos pode ser um acontecimento ainda mais impactante para eles. Portanto, para minimizar este choque é muito importante você explicar bem a situação com antecedência.

Se possível, mostre para as crianças a casa nova antes mesmo de acontecer a mudança. Tente encontrar nela pontos positivos que possam agradar os seus filhos, como, por exemplo, um quarto grande que em breve será deles. Caso esteja se mudando para um condomínio, veja se ele possui alguma área de recreação infantil, isso tem grandes chances de criar uma expectativa positiva nos seus filhos.

Dependendo da idade da criança, pode ser interessante explicar para ela sobre os motivos da mudança. Isso irá estimular a maturidade dela e o processo não parecerá algo arbitrário e desproposital. Além disso, avise que ela passará a frequentar outra escola, fazendo novas amizades e conhecendo outros professores.

Depois, explique que a mudança em geral será uma oportunidade de conhecer novos lugares, pessoas e culturas. Tente mostrar para os seus filhos que o processo pode parecer um pouco difícil no começo, mas que é uma questão de tempo até que elas se acostumem com o ambiente novo.

Deixe que os filhos participem do processo

família na casa nova

Uma estratégia eficiente para mudar de cidade com filhos pequenos sem que isso cause algum tipo de trauma é incluí-los nas atividades da mudança. Isso irá fazê-los entenderem melhor o que está acontecendo.

Portanto, oriente os seus filhos para que eles possam guardar seus próprios brinquedos e suas roupas, por exemplo. Eles também podem lhe ajudar com a identificação das caixas, o que pode ser um jeito de estimular o seu aprendizado.

Já na casa nova, você pode decorar o quarto com a ajuda das crianças. Isso irá deixar o ambiente mais familiar desde os primeiros dias e facilitar muito o processo de transição.

Tanto durante os preparativos da mudança quanto nos primeiros dias na casa nova, o local pode ficar bem bagunçado. Por isso, certifique-se de deixar longe do alcance das crianças qualquer objeto que possa ser perigoso, como, por exemplo, tesouras, aparelhos eletrônicos, produtos de limpeza, tomadas, etc. Também tome cuidado para não se distrair com a arrumação e perder os seus filhos de vista, afinal, esse é um momento em que as portas da casa estarão abrindo e fechando o tempo todo. 

Vale lembrar que tudo dependerá da idade dos seus filhos. Se eles forem muito pequenos, incluí-los nas atividades pode atrapalhar a organização da mudança, além de atrasar a adaptação das crianças ao novo ambiente.

Prepare uma mala do primeiro dia

mudar de cidade com filhos pequenos

Outra estratégia que pode ajudar muito ao mudar de cidade com filhos pequenos é separar alguns itens importantes. Um dos fatores que pode incomodar a criança logo nos primeiros dias depois de se mudar é que os seus pertences e brinquedos não estarão no local que ficavam normalmente.  

Já que o processo de organização pós-mudança pode levar um tempo, é recomendável separar alguns brinquedos, trocas de roupa e itens de higiene para serem colocados em uma mala. Desse modo ficará mais fácil encontrar esses itens do que se estivessem junto às outras coisas da mudança. 

Vale lembrar que isso também vale para os adultos. É sempre bom manter alguns pertences essenciais separados para passar os primeiros dias, caso não dê tempo de arrumar tudo.

Peça ajuda para mudar de cidade com filhos pequenos

mulher alimentando criança

As sugestões anteriores serão mais eficientes se os seus filhos tiverem maturidade suficiente para entender de certa forma o processo da mudança. Caso eles ainda sejam muito pequenos, o ambiente desorganizado pode ser prejudicial para eles. Seja pela sujeira que costuma acumular durante a arrumação ou simplesmente por não se sentirem à vontade sem os cômodos bem definidos. 

Por isso, a melhor atitude é deixá-los com algum parente ou uma pessoa de confiança até que a casa nova esteja organizada. Se, por alguma razão, não der tempo de arrumar todo o imóvel até que os seus filhos voltem, dê prioridade para arrumar os lugares que eles irão frequentar.

Quando chegarem em casa, tome um tempo para mostrar os cômodos para eles, como uma forma de começar o processo de familiarização.

Conclusão: mudar de cidade com filhos pequenos

Mudar de cidade com filhos pequenos não precisa ser um pesadelo. O segredo é ter bastante paciência e tentar entender o ponto de vista das crianças durante esse período. 

Na verdade, os desafios de passar por esse processo pode ser uma chance de unir a família e mostrar para as crianças que elas estarão seguras independentemente do local, contanto que elas estejam próximas dos seus pais. 

Uma maneira de dedicar mais tempo aos seus filhos durante a mudança é contratar uma empresa especializada para cuidar de todas as etapas do processo. Para isso, você pode baixar o aplicativo da Noli, pela Google Play Store ou pela Apple Store. Essa plataforma recolhe todos os dados da sua mudança, selecionando em seguida várias opções de transportadoras capazes de realizar o serviço.

Realize a sua mudança de uma forma saudável para você e para os seus filhos. É só acessar a Noli e fazer um orçamento totalmente online e sem compromissos!

Índice do Conteúdo

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.