Mudança para apartamento menor: saiba o que analisar antes

Mudar de casa é sempre um marco, um evento que exige de todos muita disposição, tempo e organização. Tudo muda a partir da decisão de se mudar, começa a caça por apartamentos, até achar um após várias visitas frustradas a outros, e só então iniciar o começo do processo de mudança, se organizar e aí se mudar.  A adaptação ao novo espaço também é uma grande parte da experiência toda de mudar de casa, principalmente se for uma mudança para apartamento menor.

Se sua futura residência será um ambiente menor que o seu atual, você terá muito a pensar e analisar antes de simplesmente pegar todos seus objetos pessoais e mobília e se mudar para lá. Será necessário se adaptar e desapegar de alguns itens para otimizar da melhor forma todo o espaço disponível no seu novo imóvel, por isso daremos algumas dicas para ajudá-lo a entender melhor como você poderá realizar essa mudança para apartamento menor. 

Comece pelo inventário

mudança para apartamento menor

Como já dito, essa mudança para apartamento menor será um ótimo momento para desapegar de tudo que não é mais útil para você ou que não caiba no novo ambiente, cada centímetro de espaço disponível no novo lugar deverá ser utilizado de maneira eficiente. 

Para que isso seja possível, você precisa saber de maneira clara quais os objetos que não irão com você e quais sim. Fazer uma lista contendo esses objetos, os tamanhos de largura e comprimento de cada, quais são essenciais e quais, quais são substituíveis por versões menores ou mais compactas e quais não são. Comece pelos maiores, como cama, sofá, geladeira, fogão, mesa e afins. É importante saber as dimensões do local da mudança para que consiga saber exatamente qual item caberá, se será substituído por um menor ou não irá de forma alguma. 

Todos os objetos que não serão levados com você na mudança para apartamento menor, podem ser vendidos através de empresas especializadas na venda de utensílios de mudanças de casa ou pode ser feito até mesmo por você, por conta própria. As redes sociais e os aplicativos de venda deixaram tudo mais simples e fácil. Existe também a possibilidade de doação para pessoas ou famílias ou lares que necessitam de móveis e eletrodomésticos. Sempre existe solução para os seus pertences que não participarão da mudança para apartamento menor. É necessário entender bem que você não irá conseguir levar tudo o que quer para essa mudança, mas nada precisa ser perdido ou desperdiçado, a adaptação é muito útil e compensatória. 

Mudança para apartamento menor: planeje-se 

móveis planejados

Sem sombra de dúvida, o planejamento de móveis é uma opção muito atraente para quem irá fazer uma mudança para apartamento menor do que estava acostumado. Essa é uma solução extremamente eficiente para otimização do espaço a seu favor e conforto. A grande vantagem dos móveis planejados já está no nome: planejamento. Significa que eles podem ser feitos sob a exata medida necessária para o seu lugar. A confecção de prateleiras e armários para o banheiro e cozinha, feitas com a largura e comprimento perfeitos, por exemplo, já é um grande passo para sua adaptação e otimização do novo lugar. 

Pense nessa solução como um investimento, tudo será convertido em conforto e praticidade. Os móveis que não caberão, e serão substituídos pelos planejados, podem ser vendidos e o dinheiro usado para ajudar no investimento. Mas tenha em mente que os móveis usados serão vendidos sempre a um preço inferior ao de um novo. 

Opte pela praticidade

homem instalando móveis

Ser criativo e prático na hora de fazer a mudança para apartamento menor é praticamente essencial. Para isso, existem vários tipos de móveis adaptáveis fáceis de encontrar, tanto novos como usados, feitos especialmente para lugares pequenos e que necessitam de economia de espaço, por isso possuem compartimentos, gavetas, baús ou são dobráveis e desmontáveis, por exemplo. 

Existem vários tipos de cama, para citar um, que possuem essas características. Camas box que possuem maleiro são de fato muito comuns, há várias com gavetas grandes, além daquelas que possuem uma outra cama embutida, caso você não vá morar sozinho ou costume receber visitas e precise acomodar alguém no seu local. 

Sofás também possuem uma versatilidade grande que combinam conforto com a boa utilização do espaço, sendo dobráveis, conseguindo alterar o comprimento e, alguns podem ser até camas também. 

Além desses, existem vários outros móveis adaptáveis ao seu ambiente, vários tipos de pufes para sentar mas que possuem um compartimento interno como um baú, mesas que se escondem na parede ou que se dobram. Tudo se adapta se for criativo e souber procurar, saiba aproveitar seu espaço. 

Mudança para apartamento menor: o guarda móveis pode ser uma opção 

Caso você possua objetos de mobília que não couberam, porém não podiam ser vendidos, doados ou substituídos, existe uma solução possível e viável para você: self storage. Ou guarda móveis, como é mais comumente conhecido. É um lugar onde você aluga por um preço mensal, de acordo com sua necessidade, para poder guardar tudo que você ainda precisa, mas que não teve condições de ir para seu novo apartamento ou casa. Várias dessas empresas possuem um lugar seguro e equipes confiáveis para você estocar tranquilamente tudo aquilo que ainda precisa de um espaço no seu inventário pessoal. 

Se for se mudar, conte com a Noli

motorista da noli

Depois de planejar tudo o que precisa, listagem de objetos, venda, doação, desapego, organização dos móveis, compra de mobília nova, determinação do destino de cada objeto, chega o famigerado momento de realmente fazer a mudança. E é nesse momento que a Noli te ajudará a não passar por mais estresse ou dor de cabeça, pois basta apenas baixar o app que você já terá acesso aos mais diversos serviços de auxílio, como transporte otimizado, aluguel de caixas especial para transporte e armazenamento e equipe totalmente profissional e especializada, para fazer sua mudança com o conforto e a agilidade que você não terá fazendo sozinho.

Seja prático e contrate a Noli, mudar nunca foi tão fácil. 

Índice do Conteúdo

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.