Passou no vestibular e vai morar sozinho em outra cidade? 4 dicas imperdíveis!

Uma etapa muito importante para muitos jovens é a aprovação no vestibular. É verdade que isso já exige muito esforço e dedicação, porém é apenas o começo de uma nova fase. Todo este processo pode ser um pouco complicado, principalmente, se for a primeira vez que você vai sair da casa dos seus pais. É por essa razão que preparamos um artigo especialmente para quem for morar sozinho em outra cidade para estudar.

Em muitos casos, conseguir uma vaga em uma faculdade significa ter que mudar de cidade. Isso implica inevitavelmente em uma mudança no seu estilo de vida em geral: nova residência, novas amizades e novos hábitos. Isso tudo pode parecer um pouco assustador no começo, porém, não precisa se preocupar: existem diversas maneiras de facilitar a sua adaptação. Confira nossas 4 dicas a seguir!

Conheça a cidade em que você vai morar sozinho

conheça a cidade onde vai morar

O primeiro passo depois de garantir uma vaga em uma universidade que fica em outro município é justamente conhecê-lo. Afinal, você irá viver, pelo menos, por alguns anos no local. Portanto, se você vai morar sozinho em outra cidade, é muito importante pesquisar sobre o local, antes mesmo de começar os procedimentos da mudança residencial.

Se você conhecer alguém que mora ou que já morou na cidade em questão, tudo fica ainda mais simples: essa pessoa poderá lhe dar algumas orientações valiosas sobre como é viver lá. Caso contrário, você poderá utilizar a internet para descobrir diversas informações, como, por exemplo, a localização do campus da faculdade, as rotas de transporte público (metrô ou ônibus), os aplicativos de serviços disponíveis, entre outras.

Apesar de a internet facilitar boa parte do processo, é muito interessante viajar para a cidade pelo menos uma vez antes de se mudar. Aproveite a oportunidade para passear pelo município e conhecer os principais bairros, assim como o campus da faculdade.

Além disso, essa é uma boa hora para visitar imobiliárias em busca da sua nova residência, já considerando se o local é de fácil acesso até a faculdade e se possui um bom custo-benefício. 

Ou seja, antes de se decidir quanto a sua moradia, verifique se as suas proximidades possuem pontos de ônibus e estabelecimentos essenciais, como supermercados, farmácias, agências de banco, padarias, caixas eletrônicos e qualquer outro serviço que você considere importante. Se possível, leve algum membro da sua família para que eles possam lhe ajudar com as decisões.

Faça amizade com os veteranos

faça amizade com os veteranos

Se morar sozinho em outra cidade é uma novidade para você, todo o processo de mudança de vida pode ser um pouco intimidador. Por isso, pode ser muito proveitoso conhecer outras pessoas que passaram por essa mesma situação. Essas pessoas são os seus veteranos, ou seja, aqueles estudantes que ingressaram na faculdade antes de você.

Dito isso, aproveite os eventos de boas-vindas para se aproximar dos alunos mais velhos. Eles poderão dar as mais variadas dicas não só sobre a universidade, mas também sobre a cidade. Por exemplo, você pode descobrir restaurantes mais baratos, particularidades sobre as linhas de ônibus, dicas de estudo, orientações sobre o funcionamento da faculdade, entre muitas outras.

Além de interagir com os seus veteranos, também será muito importante fazer amizade com os outros calouros, afinal, muitos estão passando pelo mesmo que você. 

Tudo isso será uma forma de lhe tranquilizar, já que ficará mais claro que você não está sozinho nessa situação e que sentir um frio na barriga durante as primeiras semanas é absolutamente normal.

Morar sozinho em outra cidade: More perto da faculdade

more perto da faculdade

Outra dica valiosa para quem vai morar sozinho em outra cidade é escolher uma casa ou apartamento mais próximo à faculdade.

As residências que ficam na região onde está localizado o campus da faculdade costumam ser mais baratas em comparação com bairros mais próximos ao centro da cidade. Outra vantagem direta é que você irá gastar menos dinheiro com transporte, já que poderá ir caminhando. Além disso, chegar na faculdade vai levar menos tempo, o que pode evitar atrasos.

Ainda, pode acontecer de você não ter um espaço de estudo ideal na sua moradia, o que é o caso de quem mora em pensão ou divide a casa com outras pessoas. Porém, se a sua residência estiver localizada perto do campus da faculdade, você poderá facilmente utilizar os locais destinados a este propósito, como salas de estudo e bibliotecas.

Procure dividir moradia nos primeiros anos

morar sozinho em outra cidade

Morar sozinho em outra cidade, principalmente, quando você sempre viveu com outros familiares pode ser uma experiência solitária no começo. É por isso que dividir uma residência com outras pessoas pode ser uma boa maneira de começar a sua nova vida.

Existem várias opções. Uma delas é morar em uma “república”, que são casas que abrigam muitos estudantes, o que pode ser uma forma de se enturmar rapidamente. Por outro lado, se você prefere um ambiente mais privado, pode ser uma boa ideia fazer amizades nos primeiros dias de aula e perguntar a alguns colegas se eles querem dividir uma moradia.

Pensando no lado financeiro, uma outra alternativa é que grande parte das universidades públicas podem oferecer moradia estudantil gratuita para alguns estudantes. Para obter este benefício, o aluno deverá realizar uma entrevista em que serão analisadas uma série de informações para determinar se ele está apto. Entre os principais requisitos estão: ser de família de baixa renda, ter vindo de outra cidade e ter estudado em escola pública.

Vale lembrar que as vagas para a moradia estudantil são limitadas, por isso, se este for o seu caso, procure conhecer os procedimentos com antecedência.

morar sozinho para fazer faculdade

A mudança em si também é algo que pode ser trabalhoso sem um bom planejamento. Uma maneira de evitar o estresse relacionado a isso é contratar uma empresa especializada para cuidar do transporte dos seus pertences para a sua nova moradia.

Um jeito simples de encontrar uma boa transportadora é acessar o aplicativo da Noli, disponível para Android e iOS. A plataforma recolhe todos os dados da sua mudança e seleciona as melhores empresas que poderão realizar o serviço. Faça já o seu orçamento 100 % online e sem compromissos com a Noli!

Índice do Conteúdo

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.