Montar home office no quarto: 4 dicas de decoração

O isolamento social devido à pandemia do coronavírus estimulou muito o trabalho remoto em diversos setores. Mesmo com o início da normalização, essa modalidade de trabalho continua sendo uma tendência muito forte e pode ser que alguns setores nunca voltem ao presencial. Por isso, montar home office no quarto é uma ótima maneira de dedicar adequadamente um espaço na sua casa para trabalhar.

Para que o seu home office seja um ambiente confortável e conveniente para trabalhar, é muito importante estar atento a alguns aspectos. Por isso, separamos 4 dicas de decoração para estimular a sua criatividade.

Invista em móveis ergonômicos

como escolher cadeira para home office

O primeiro passo ao montar home office no quarto de sua casa é saber escolher bem os móveis que você irá utilizar durante o seu horário de trabalho. A presença de cadeiras e mesas adequadas em ambientes profissionais, como escritórios e estabelecimentos em que funcionários devem passar muitas horas sentados, não é um aspecto que deve ser ignorado. Por isso, o investimento em móveis ergonômicos também deve ser uma prioridade para quem planeja montar home office no quarto. Antes de entender as vantagens desse tipo de móveis, vamos definir o que é, de fato, a ergonomia.

A ergonomia é, na verdade, uma ciência que estuda a relação entre o trabalhador e o modo que ele desempenha a sua profissão. Portanto, ela engloba não só o estudo do design de equipamentos e ferramentas, mas também a forma que eles estão posicionados no ambiente de trabalho. A importância da ergonomia, inclusive, é reconhecida pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que, através da Norma Regulamentadora 17, estabelece um conjunto de diretrizes visando o conforto e a segurança no trabalho.

Os móveis ergonômicos são, portanto, cadeiras e mesas projetadas com o propósito de diminuir o risco de doenças musculares e lesões em pessoas que passam muito tempo sentadas. Exemplos de móveis desse tipo são cadeiras com encostos que estimulam uma postura saudável e mesas que possuem uma altura adequada para o uso frequente. Tudo isso pode prevenir doenças ocupacionais e, principalmente, melhorar a performance profissional.

Montar home office no quarto

estante com livros

A nossa segunda dica para quem planeja montar home office no quarto, é investir em estantes, prateleiras e armários. Você pode usar móveis desse tipo para armazenar e organizar itens que você utiliza no dia a dia do seu trabalho, como livros, revistas, manuais, equipamentos eletrônicos, etc. A finalidade é deixar esses objetos em locais de fácil acesso para agilizar o seu trabalho.

Além disso, uma prática muito comum em trabalhos em home office é a realização de conferências e chamadas de vídeo. Por isso, estantes e prateleiras também podem funcionar como um cenário decorativo que pode lhe agregar mais credibilidade e dar um caráter mais profissional para o seu home office.

Escolha o quarto mais iluminado

como montar home office no quarto

Nem sempre o seu quarto será o cômodo mais ideal para situar o seu home office. Na verdade, se você tiver outras alternativas, procure escolher o cômodo que possui a maior entrada de luz natural, principalmente, durante o seu turno de trabalho. Caso isso não seja possível, considere investir em luminárias e lâmpadas de boa qualidade. Outra alternativa é pintar as paredes com cores mais claras, que podem refletir melhor a luz.

A luminosidade é um elemento muito importante na hora de montar home office no quarto, pois um ambiente mal iluminado pode ser a causa de diversas doenças oculares. Sem contar que um local escuro pode tornar o seu trabalho mais cansativo e contribuir para a sua sonolência.

Vale lembrar que a iluminação excessiva também pode causar tantos problemas quanto trabalhar em um local com baixa luminosidade. Portanto, na hora de escolher o local de colocar a mesa e a cadeira, considere a direção dos raios de sol durante o seu horário de trabalho para evitar o contato direto com eles. Além disso, não instale lâmpadas muito próximas aos seus olhos para evitar a fadiga visual.

Para montar home office no quarto aposte na multifuncionalidade

mulher escolhendo mesa

É muito comum que os cômodos onde os home offices são montados não sejam muito espaçosos, principalmente, em casos em que o trabalho remoto teve que ser implementado de forma improvisada por causa da pandemia. Por essa razão, é preciso ter criatividade para saber aproveitar eficientemente o espaço disponível. Uma ótima solução para isso é apostar na multifuncionalidade dos móveis.

Por exemplo, ao invés de comprar um armário para guardar documentos e itens de escritório, dê preferência para adquirir uma mesa que já possui compartimentos internos. Ainda outra possibilidade é posicionar a sua escrivaninha ao lado da sua cama. Desse modo, ela não só servirá como mesa de trabalho, mas também irá desempenhar a função de mesa de cabeceira.

mesa de computador

Foi possível perceber que montar home office no quarto de sua casa é uma ótima maneira de dedicar um espaço conveniente para trabalhar de forma remota. Principalmente nos dias de hoje, em que essa modalidade de trabalho tem se tornado cada vez mais comum em diversas empresas. Portanto, através dessas 4 dicas, você poderá unir conforto e utilidade, transformando o seu quarto em um ambiente profissional.

Dito isso, montar home office pode implicar em adquirir móveis novos, assim como outros objetos. Portanto, se você mora na Região Metropolitana de São Paulo, você pode contratar os serviços da Noli para realizar o transporte desses itens até a sua casa

Para fazer isso, é fácil! Em primeiro lugar, baixe o aplicativo da Noli pela Google Play Store ou pela Apple App Store. Em seguida, informe quais móveis precisam ser transportados, assim como os endereços de origem e destino. Nessa parte, você pode, inclusive, solicitar mais ajudantes para realizar o carregamento de forma segura. Depois disso, o app selecionará o transportador adequado para o serviço e um orçamento será calculado automaticamente, sem surpresas no pagamento.

O que está esperando? Contrate a Noli e monte o seu home office dos sonhos!

Índice do Conteúdo

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.