Mudança com pets: saiba como levar cachorro em viagem

Durante a mudança residencial, é muito comum ficar preocupado com o transporte dos móveis e eletrodomésticos que esquecemos de algo mais importante: os nossos animais de estimação. Para evitar qualquer acidente e multas, separamos algumas dicas de como levar cachorro em viagem. Confira:

Itens necessários para levar cachorro em viagem

cuidados ao levar cachorro em viagem

Antes de pensar em como levar cachorro em viagem, vamos ver quais os objetos principais para realizar o transporte do seu animal de uma maneira segura e confortável.

Você pode já ter visto um carro passando na rua com um cachorro com a cabeça na janela. O fato de que o cãozinho adora fazer isso é indiscutível, porém, é muito perigoso deixá-lo solto dentro do veículo. Ele pode saltar para fora, distrair o motorista e, em casos de acidentes, o animal pode machucar a si mesmo e, inclusive, às outras pessoas no carro.

Além disso, o Código Brasileiro de Trânsito alerta que o transporte de animais à esquerda do condutor, entre os seus braços ou pernas é classificado como infração média, resultando em uma multa de R$ 130,16 e 4 pontos na CNH.

Para evitar esses problemas, pode ser muito útil adquirir uma caixa específica para o transporte de animais. Esse item deverá ser fixado no banco traseiro através do cinto de segurança. Uma boa estratégia é mostrar a caixa para o seu cão com antecedência, dessa maneira, ele não irá estranhar o objeto durante o transporte. Vale lembrar que, se houver mais de um animal, coloque um em cada caixa para ficarem mais à vontade.

Já se o seu cão for muito grande, existem cintos de segurança caninos que também podem deixar o transporte mais seguro.

Se a viagem for muito longa, certifique-se de preparar o comedouro e o bebedouro para o seu animal se satisfazer durante o trajeto. Além disso, não se esqueça de levar a coleira para passear com o seu cachorro nos locais de parada.

Caso você não queira se preocupar com os detalhes de como levar cachorro em viagem, existe um serviço que se responsabiliza por todo o processo: o taxi-dog. Nesse caso, empresas especializadas possuem veículos ideais e todo o equipamento necessário para o transporte seguro. Esse serviço tem se tornado cada vez mais comum em viagens locais ou até mesmo em trajetos entre cidades.

Uma boa maneira de encontrar essas empresas é acessar o aplicativo da Noli, disponível para Android e iOS. Ao informar os dados da sua mudança, essa plataforma on-line lhe colocará em contato com transportadoras que se ocuparão de levar não só os seus animais domésticos, mas também todos os seus pertences. Tudo isso de maneira segura e organizada. Faça já o seu orçamento sem compromissos!

Atente-se para as opções 

pets aconchegados no sofá

Se a mudança residencial é um processo que pode ser muito estressante para nós, para os cães pode ser ainda pior. Pelo fato de já estarem acostumados a ambientes e rotinas específicas, toda a confusão de uma mudança pode fazer mal ao animal.

Por isso, considere deixá-lo com algum amigo ou parente até que você termine de arrumar a casa nova. Outra alternativa muito popular é deixar o animal em um hotel para cachorros. Atualmente, existem vários estabelecimentos desse tipo que já estão preparados para atender às necessidades dos animais e deixá-los confortáveis.

Dessa maneira, você poderá dedicar toda a sua atenção ao andamento da mudança sem se preocupar com o seu animalzinho. Além disso, o processo de adaptação do seu cão na nova residência poderá ser mais rápido se ele chegar e já encontrar o seu espaço com a sua casinha, cama e brinquedos.

Cuidados prévios para levar cachorro em viagem

transporte adequado de animais

Outro ponto importante para saber como levar cachorro em viagem é tomar algumas medidas antes mesmo da mudança.

O ponto principal é fazer uma consulta com um veterinário para saber se o seu bicho de estimação está saudável. Além disso, o profissional poderá descobrir se será necessário algum tipo de medicamento para o seu cachorro. Por exemplo, se a viagem for muito longa, o médico poderá receitar um tranquilizante para que o animal durma. Ainda outra situação é o fato de alguns animais sentirem enjoo durante o trajeto, para isso existem remédios que controlam esse tipo de reação.

Outra sugestão é aproveitar a consulta para perguntar ao veterinário se ele conhece algum colega de profissão para recomendar, caso a residência nova esteja localizada em outra região ou em outro município.

Não se esqueça de verificar a carteira de vacinação do animal para saber se está tudo em dia. Afinal, a viagem e a mudança de ambientes pode provocar alguma reação caso o cachorro esteja com a sua imunidade prejudicada.

Por último, se estiver se mudando para um apartamento, certifique-se de verificar se as janelas possuem tela de proteção. Caso contrário, providencie com antecedência a instalação desse material.

Cuidados necessários depois da mudança

cachorro em consulta veterinária

Você conferiu algumas recomendações de como levar cachorro em viagem. Porém, quando se faz uma mudança com animais domésticos, os cuidados não param por aí. É muito importante ficar atento nos primeiros dias na casa nova para entender se o seu cãozinho está se adaptando bem.

É verdade que os gatos costumam ter mais problemas durante este período, porém, existem cachorros, que, devido à sua raça ou sua criação, podem levar algum tempo até se acostumarem com um ambiente diferente.

Por isso, se o seu bicho de estimação não estiver comendo ou bebendo água direito, tente agradá-lo com brincadeiras, passeios e alimentos favoritos. Outra estratégia é organizar os objetos do animal (cama, tapete higiênico, potinhos de ração e água, etc.) da mesma forma como era na casa antiga.

Caso o seu cachorro continue deprimido e sem apetite depois da primeira semana, é melhor levá-lo a um veterinário para entender os motivos dessa reação. 

Depois de seguir essas dicas de como levar cachorro em viagem, a sua mudança certamente ocorrerá de forma mais tranquila para você e seus animais. E, se quiser que todo o trabalho do transporte seja ainda mais fácil, não hesite em acessar o aplicativo da Noli e deixar a responsabilidade nas mãos de profissionais.

Índice do Conteúdo

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.