Jardim vertical para apartamento pequeno: Aprenda a construir um!

Muitas pessoas optam por morar em casas pelo tamanho, permitindo que seja montado, por exemplo, um jardim vertical nas áreas abertas. Entretanto, você sabia que é possível construir um jardim vertical para apartamento pequeno? 

Mesmo em apartamentos e ambientes pequenos, ou menores do que os encontrados em casas, é possível caprichar na decoração para deixar o lugar com a sua cara. A montagem de um jardim vertical para apartamento pequeno, por exemplo, é mais uma das possibilidades.

Na sequência, veremos tudo sobre o que é um jardim vertical, quais são os materiais necessários para ajudar na montagem, escolha das plantas, como cuidar, etc. 

O que é um jardim vertical? 

O que é um jardim vertical?

Diferentemente de jardins tradicionais, montados em áreas abertas, com vasos e plantas no chão, o jardim vertical leva esse nome justamente por ser construído na posição vertical. A ideia é a montagem de um jardim acoplado às paredes, com plantas e materiais que se adaptam a diferentes tipos de revestimentos nessa estrutura.

Essa ideia deixou de ser uma tendência nos últimos anos para se tornar uma realidade no mundo inteiro. Aqui no Brasil, esse conceito vem ganhando cada vez mais força, justamente pela alta demanda de construções prediais, que dificultam a implementação de um jardim “tradicional”.

Em apartamentos, é necessário se adaptar ao tamanho e às possibilidades que o ambiente oferece. Nesse sentido, é bastante comum que o jardim vertical para apartamento pequeno seja construído nas varandas do imóvel.

Atualmente existem 4 tipos principais de jardim vertical: natural, preservado, artificial e moss. Cada um desses tipos possui suas especificidades, principalmente em relação ao tipo de planta, formas de preservação e adaptação ao tipo de ambiente.

Nesse sentido, é possível montar o jardim vertical para apartamento pequeno de diferentes maneiras e com vários tipos de materiais, desde vasos convencionais à garrafas pets cortadas ao meio, desde que posicionados às paredes.

 Escolha os materiais e o lugar para construção

 Escolha os materiais e o lugar para construção

O primeiro passo para montar um jardim vertical para apartamento pequeno de qualidade é escolher os materiais e o lugar adequado para a construção. 

Como é um modelo de jardim adaptável, pode ser construído em diferentes espaços do apartamento, desde que seja um espaço que receba uma boa dose de luz natural. Caso os cômodos internos não estejam nessas condições, utilizando um sistema inteligente de o ideal é construir na varanda, evitando que as plantas morram com facilidade.

Os materiais adequados para a montagem de um jardim vertical para apartamento pequeno podem variar. Normalmente, são utilizados vasos, que são fixados em uma placa ou em ripas de madeira ou pallets. Você pode optar também por utilizar materiais reciclados, como as próprias garrafas pets, para posicionar as plantas.

A escolha do material mais adequado também vai de encontro com o gosto de cada um. Todas essas opções possuem seu próprio estilo, aparência e ornamento com outros aparatos decorativos do apartamento. Nesse caso, é interessante montar um jardim vertical que se adapte a decoração, tornando o ambiente ainda mais agradável.

Escolha as plantinhas

Posteriormente, é fundamental escolher as plantinhas adequadas para a montagem do jardim vertical para apartamento pequeno. Para isso, é necessário se atentar a algumas questões, como gosto pessoal e ornamento das plantas com a decoração do ambiente.

Entretanto, também é imprescindível se atentar para o clima da região em que você mora. Para que as plantas se mantenham vivas por mais tempo, não basta apenas a entrada do sol. É interessante escolher plantas que sejam resistentes ao clima da sua cidade e, portanto, é essencial procurar as informações a respeito da planta desejada.

Se a sua opção for montar um jardim vertical para apartamento pequeno semelhante a uma horta de temperos, por exemplo, o ideal é escolher os temperos que mais utilizará no dia a dia. 

Essa é uma ideia muito interessante, pois além de diminuir custos com compras no mercado, ajuda a manter a saúde mais qualificada através do consumo de temperos orgânicos. É importante plantar vasos com terra e adubo para que eles possam crescer adequadamente. 

Para te ajudar nessa escolha, listamos alguns tipos de plantas que são perfeitas para a montagem de um jardim vertical para apartamento pequeno, se adequando ao ambiente e trazendo um ar mais natural para a decoração do cômodo em questão: 

  • Barba-de-serpente;
  • Jibóia;
  • Colar-de-pérolas;
  • Lambari-roxo;
  • Aspargo-rabo-de-gato;
  • Liríope;
  • Véu-de-noiva;
  • Antúrio;
  • Flor-batom;
  • Outras.

Cuide bem do seu jardim vertical

Cuide bem do seu jardim vertical

Construir um jardim vertical para apartamento pequeno é plenamente possível, e até mesmo tranquilo. Todavia, o mais difícil é manter a qualidade do jardim.

Independente do tipo de ambiente em que você construiu um jardim, seja em uma área totalmente aberta (casas) ou em uma varanda de um apartamento, é essencial ter uma atenção redobrada aos cuidados diários com as plantas do jardim. 

Construir o jardim em um ambiente que receba bastante sol é primordial, mas essa não é a única ação que faz com que as plantas se mantenham vivas. Já no processo de montagem é essencial escolher plantas adequadas ao clima e montar um sistema de adubagem qualificado para o seu crescimento.

Além disso, é importante ter uma rotina para dar atenção às plantinhas, mantendo o seu jardim bonito durante muito mais tempo. Regar com frequência, todos os dias, ou montar um sistema de irrigação inteligente para as plantas é fundamental para mantê-las vivas.

Se não cuidadas, as plantas podem morrer com facilidade. É muito comum as pessoas esquecerem de regar todos os dias e encontrarem as plantas mortas nos dias seguintes. Dessa forma, para que o jardim vertical se mantenha durante bastante tempo, é imprescindível um cuidado redobrado e uma atenção especial a esse ambiente.

E quando for mudar de apartamento, escolha uma empresa que vai ajudar você a fazer a mudança das suas plantas com cuidado! Nós da Noli somos muito cuidadosos e fazemos toda a sua mudança de maneira segura, rápida e prática! 

Conclusão

Como vimos, a montagem de um jardim vertical para apartamento pequeno é uma realidade cada vez mais presente na vida das pessoas que moram nesse tipo de imóvel. O jardim pode ser montado em diferentes ambientes, como varandas, salas ou até mesmo quartos, desde que o ambiente receba uma boa dose de luz solar todos os dias. Para montar, é fundamental escolher os materiais adequados, levando em consideração o seu gosto, mas também sua funcionalidade. Além disso, entender sobre o clima e o tipo de planta escolhida é imprescindível. Por fim, é essencial cuidar adequadamente das plantas, mantendo uma rotina de cuidados diários.

Índice do Conteúdo

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.