Conheça as opções de fretes para vans de carga

Quando pensamos nos veículos que realizam transportes de mudanças e outras mercadorias é muito comum imaginar um caminhão. No entanto, existem muitos tipos de serviços que não necessitam de um espaço para carga tão grande, aliás, é possível encontrar várias opções de fretes para vans de carga e outros veículos menores, como caminhonetes e Fiorinos, por exemplo.

Na verdade, utilizar um veículo menor pode, inclusive, diminuir o custo do serviço ou da sua logística, já que uma van gasta menos combustível que um caminhão, além dos custos de manutenção serem menores, na maior parte dos casos.

Um dos motivos que explica o aumento recente de oportunidades de fretes para vans de carga é o crescimento do e-commerce, que possibilita o transporte de diversos tipos de itens. Além disso, o surgimento de aplicativos de fretes, como a Noli, ajudou muito no estímulo desse mercado de trabalho, pois, como veremos mais adiante, estas plataformas podem simplificar várias partes do processo.  

Portanto, se você é motorista e gostaria de entender melhor sobre as opções de fretes para vans de carga ou como você pode trabalhar como motorista, preparamos este artigo para você.

Quais as regras para transporte de cargas em vans?

homem trabalhando com van de carga

Assim como os transportes que utilizam caminhões, os fretes para vans de carga exigem que os motoristas estejam cientes de algumas obrigações, principalmente pelo fato das vans serem veículos projetados para o transporte de passageiros.

Em primeiro lugar, o motorista deve possuir uma CNH de categoria adequada, considerando o veículo e o seu uso. Dito isso, a habilitação de categoria B permite utilizar vans para o transporte de cargas, desde que o peso bruto total do veículo não supere 3.500 kg. No entanto, existem vários modelos de vans mais pesados que esta medida. Nestes casos, é necessário emitir uma habilitação de categoria C.

Outro documento indispensável para realizar serviços de fretes é o Registro Nacional de Transporte Rodoviários de Cargas (RNTRC). Este registro não é obrigatório para os motoristas que transportam carga para consumo próprio ou que distribuem produtos deles mesmos. Por outro lado, qualquer motorista remunerado por terceiros para realizar o transporte de itens deve estar cadastrado na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Para isso, basta acessar o site da ANTT e dar início ao procedimento.

Além da documentação necessária, ainda é preciso seguir algumas regras no momento de carregar o seu veículo.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) adverte que o transporte de cargas não pode prejudicar a visibilidade do motorista e nem a qualidade de condução. Por isso, certifique-se de fixar bem a carga para que ela não se solte durante a viagem. Em caso de cargas transportadas do lado de fora do veículo, é importante que você respeite certos limites considerando as dimensões da sua van. Portanto, acomode a carga de modo que o automóvel não supere 2,60 metros de largura e 4,40 metros de altura.

Além disso, o peso total da carga deve sempre ser igual ou menor que o valor máximo indicado pelo fabricante de cada veículo. Caso contrário, o motorista estará sujeito a multas.

Como conseguir fretes para vans de carga?

homem segurando pacote e fechando van

Os avanços tecnológicos trouxeram mudanças para diversos tipos de profissão. O transporte de cargas não é exceção: uma das tendências mais vantajosas tem sido a criação de aplicativos de fretes. Essas plataformas não só facilitam a interação entre motoristas e clientes, mas também podem simplificar várias etapas do processo.

O aplicativo da Noli é um dos principais da área. Através dele, o motorista poderá examinar antecipadamente todos os detalhes de cada serviço, isto é, as informações de cada item a ser transportado, os endereços dos locais de origem e destino, quaisquer peculiaridades que o trabalho possa ter. Além disso, a plataforma já indica o valor do serviço, desse modo, o transportador saberá se ele terá lucro ou não e, caso aceite, poderá se preparar de acordo.

A Noli também estará monitorando todo o andamento do serviço, ficando sempre a disposição do motorista antes, durante e depois do transporte, caso seja necessário resolver algum imprevisto. Vale lembrar que o app da Noli está disponível para Android e iOS e que, atualmente, trabalhamos apenas com fretes e mudanças dentro da Região Metropolitana de São Paulo.

O agregamento para conseguir fretes para vans de carga é uma opção?

caixas empilhadas dentro de carro

No geral, existem três principais maneiras de trabalhar como um transportador: como autônomo, funcionário ou agregado.

Enquanto o motorista autônomo trabalha com o seu próprio automóvel e aceita serviços individuais de mais de um cliente, o funcionário se dedica a transportes a apenas uma empresa, sendo que o veículo utilizado é fornecido e mantido por ela.

Por outro lado, o motorista agregado também realiza fretes com o seu veículo, porém, diferentemente dos autônomos, ele assina contratos mais duradouros com empresas, agendando vários serviços de uma vez. Dessa forma, ele poderá ter acesso a uma estimativa dos seus ganhos futuros, tendo um melhor planejamento financeiro.

Vale lembrar que o motorista agregado possui mais liberdade do que os funcionários, afinal, ele mesmo é responsável por definir a sua jornada de trabalho. No entanto, uma possível desvantagem é que a manutenção do veículo fica a cargo do motorista.

Itens típicos em fretes para vans de carga

entregador com pacote

As medidas de isolamento aplicadas para combater o coronavírus fez com que muitas pessoas passassem a dar preferência à compra remota de produtos, seja ela feita por lojas virtuais ou por estabelecimentos locais. Isso estimulou muito o surgimento de opções de fretes para vans de carga, afinal, existem vários itens que podem ser carregados por elas adequadamente.

O e-commerce é uma das principais áreas. Nesta modalidade qualquer carga que não seja muito grande ou pesada pode ser transportada por uma van, por exemplo: roupas, calçados, equipamentos eletrônicos, livros, móveis pequenos, brinquedos , etc. Além disso, é possível fazer uma parceria com distribuidoras de alimentos e bebidas, por exemplo, e se concentrar no abastecimento de mercadorias de supermercados.

Ainda outra opção é realizar pequenas mudanças residenciais ou comerciais. O segredo aqui é analisar antecipadamente os pertences a serem levados para saber se a sua van é adequada. 

pedidos de fretes para vans de carga

Foi possível perceber que existem diversas opções de fretes para vans de carga e que este serviço pode ser tão lucrativo quanto aqueles realizados por caminhões. Dito isso, é muito importante respeitar as leis relacionadas a esta atividade e saber analisar bem cada trabalho antes de aceitar.

Portanto, se você for motorista de van e está procurando por uma maneira segura e confiável de oferecer os seus serviços, faça uma parceria com a Noli e aproveite todas as suas vantagens!

Índice do Conteúdo

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.