Fretes para e-commerce: facilidades para sua empresa

Com os avanços cada vez mais acelerados da tecnologia, o comércio eletrônico tem provado ser uma área muito atraente para investimentos. A popularização da internet e dos dispositivos que possibilitam o seu acesso estimularam muitas empresas a apostarem nas vendas pela Internet. Além disso, por causa das medidas de isolamento social promovidas pelos governos durante a pandemia do novo coronavírus, as pessoas têm optado cada vez mais pelas compras on-line.

Para uma loja ser bem-sucedida no e-commerce ela deve ter um fluxo logístico bem definido, isto é, você deve seguir um processo de gerenciamento organizado, com etapas indispensáveis. Entre elas estão: o recebimento da mercadoria enviada pelos fornecedores, o controle do estoque, a separação dos pedidos, a embalagem dos produtos, o envio da encomenda e, por fim, o acompanhamento da entrega até ela chegar no seu destino.

Caso esses passos não sejam seguidos devidamente, o seu comércio poderá apresentar diversos problemas, como o envio de mercadoria não solicitada, danos no produto durante o trajeto, confusão de endereços, atrasos de entrega, entre muitos outros. Resumindo, a qualidade do seu serviço será comprometida.

Já que o e-commerce tem sido a tendência do momento, não faltarão concorrentes para que os clientes decepcionados possam optar. Por isso, fizemos este artigo para auxiliar você que está começando na área ou que simplesmente deseja aprimorar o seu negócio. Veja na sequência algumas sugestões de como gerenciar a sua loja virtual e, principalmente, como optar pelos melhores tipos de fretes para e-commerce.

Importância dos fretes para e-commerce

empresa de frete de ecommerce

Se você já comprou algum produto pela Internet que chegou muito tempo depois do prazo estipulado, você sabe como o frete é uma das partes mais fundamentais das compras virtuais.

O frete, diferentemente do carreto, envolve não só o transporte de carga, mas também inclui a organização, o carregamento e o descarregamento dos itens em questão. Portanto, essa etapa será responsável não só pelo tempo de envio, mas também pelo estado que o produto irá chegar no seu destino. Além disso, por ser uma das fases finais da compra, ele será um fator decisivo no contentamento do cliente com o seu serviço.

Resumindo, para atingir um bom resultado, os fretes para e-commerce devem ser bem planejados para que se atinja o seguinte equilíbrio: o custo não deve pesar muito no bolso do cliente, enquanto o prazo de envio não deve ser excessivamente longo, sendo que a mercadoria precisa chegar sem avarias. Uma das formas mais comuns de satisfazer estas condições é terceirizar essa parte do serviço, contratando profissionais autônomos ou empresas especializadas para realizar o transporte.

Dicas para uma gestão logística eficiente

fretes para ecommerce

Como já foi dito anteriormente, a logística é uma série de etapas que garante a chegada dos seus produtos até os clientes. Para reduzir ao máximo a chance de descuidos e aprimorar a gestão da sua loja, reunimos algumas sugestões.

Um dos pontos mais importantes é preparar a sua equipe devidamente, explicando quem ficará responsável por cada etapa e determinando um tempo ideal para que cada uma seja concluída. Desse modo, ficará mais fácil de saber aproximadamente o tempo que levará desde a confirmação da compra até a chegada do produto.

O controle de estoque é outro fator que não deve ser subestimado. Portanto, faça contagens frequentemente dos produtos no depósito. Isso irá lhe revelar quais itens estão em falta e quais não estão vendendo, desse modo, você poderá tomar novas medidas de acordo com esses números.

Outra sugestão é escolher uma boa plataforma para hospedar o seu e-commerce. Seja ela um site ou um aplicativo, a sua interface deve ser simples e de fácil navegação. Entre os elementos mais essenciais que devem estar presentes está uma seção que explica a política de troca e devolução de mercadorias, um canal de atendimento ao cliente e uma calculadora que simula o valor do frete antes da finalização da compra.

Por fim, é indispensável que você ou algum funcionário fique responsável por consultar regularmente os indicadores de performance da sua loja. Através deles, você saberá a porcentagem de possíveis clientes que desistem da compra, além de entender qual etapa do processo está deixando a desejar.

Tipos de frete para e-commerce

custos de frete

Uma das partes mais decisivas no sucesso do seu negócio virtual é decidir a modalidade de envio. Confira na sequência, as mais comuns:

  • CORREIOS

Apesar de este ser um dos meios mais populares entre os fretes para e-commerce, os Correios colocam limites de peso dos itens. O máximo é de 30 quilos, sendo que, quando se opta pelo Sedex 10, o limite cai para apenas 10 quilos. Além disso, por ser uma empresa pública, você fica sujeito às frequentes greves do serviço.

  • TRANSPORTADORAS

Outra alternativa é contratar uma transportadora. Nesse caso, não existem limites de peso ou das medidas das mercadorias. Por permitir o transporte de diversos tipos de produtos, pode ser que os seus valores sejam um pouco mais altos. Tudo vai depender das dimensões dos produtos que você planeja vender.

  • NOLI FRETES

Uma das vantagens que a tecnologia trouxe recentemente é o uso de aplicativos de fretes que colocam o usuário em contato com diversos motoristas. A Noli é uma dessas plataformas, podendo ser acessada em smartphones Android ou iOS. 

Com uma interface simplificada, a Noli permite que você selecione os motoristas que melhor se encaixam nas entregas que você precisa realizar. Desse modo, é possível contratar um profissional com o veículo e modelo de trabalho na medida das suas exigências, economizando muito nos seus fretes. Por exemplo, quando as suas mercadorias não irão exigir uma capacidade de carga muito grande, você poderá optar por motoristas de Fiorino, que é um veículo bem mais econômico que um caminhão.

Cálculo dos fretes para e-commerce

cálculo dos fretes para ecommerce

O valor final do envio de mercadorias envolve vários fatores. São eles: os endereços de origem e destino, peso e dimensões do produto (incluindo a embalagem), o prazo de envio requisitado e o fator de cubagem.

No caso, a cubagem é a relação entre o peso e o volume de uma embalagem. Esse número varia de acordo com a transportadora ou motorista escolhido e é utilizado para aproveitar melhor a capacidade de carga do veículo.

Recomenda-se reservar uma seção do seu site para colocar os detalhes de como o cálculo do frete é feito. Afinal, a transparência é uma qualidade muito importante para as lojas virtuais.

Independentemente dos produtos comercializados, a concorrência entre as lojas virtuais tem sido cada vez maior. Por isso, é muito importante aprimorar a logística do seu negócio para se destacar nesse cenário, fidelizando clientes e gerando uma imagem positiva para a sua loja. Não fique para trás: baixe o aplicativo da Noli e encontre as melhores opções de fretes para e-commerce!

Nos siga nas redes sociais para ficar por dentro dos novos conteúdos e dicas da Noli.

Índice do Conteúdo

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *