Entenda a Diferença Entre Frete e Carreto

Fazer uma mudança pode ser estressante para qualquer pessoa, um dos primeiros passos no planejamento é contratar um frete ou carreto para fazer o transporte.

Aliás, para muitas pessoas a diferença entre essas duas modalidades de transporte é desconhecida, portanto é necessário conhecer esses dois modelos de serviços para saber qual atenderá melhor suas necessidades.

O carreto, por exemplo, não oferece ajudantes para carregar a mobília e as caixas e por isso essa modalidade é mais indicada para pequenas mudanças. No caso do serviço de frete, o carregamento do veículo é responsabilidade do contratado.

Porém, nos dois casos você é o responsável por saber como planejar uma mudança, desmontar os móveis e deixar tudo preparado em caixas.

O frete e carreto se diferem do transporte feito por uma empresa de mudanças, porque nessa modalidade a empresa se encarrega de desmontar e armazenar todos os seus pertences, eles apenas são responsáveis pelo transporte do seu inventário depois de tudo pronto.

Se você deseja entender melhor qual a diferença entre frete e carreto e assim conseguir contratar o serviço correto e evitar prejuízos, veja a seguir:

O que é frete e como funciona?

frete e carreto

Basicamente o frete é um serviço de transporte para pequenas cargas, muito utilizado para mudanças residenciais realizadas na mesma cidade ou municípios vizinhos.

A vantagem em contratar um serviço de frete para mudanças é que você vai contar com ajuda para carregar suas caixas e mobílias.

Portanto, o contratante deve preparar toda carga e estar com tudo pronto na hora da mudança.

A palavra frete é mais utilizada como modelo de serviço de transporte em geral, é o nome de um serviço muito mais amplo que é realizado até mesmo por barcos, aviões e caminhões de grande porte.

Popularmente utilizamos o termo frete também para dar nome aos serviços de transporte de mudanças com pequenas cargas.

O que é carreto e como funciona?

pessoas fazendo mudança

Carreto é um serviço de transporte realizado geralmente por profissionais autônomos.

Normalmente, o carreto é uma modalidade de transporte para pequenas cargas realizado por pick-ups, carros particulares e caminhões pequenos. Mais comum para distâncias menores.

Você pode contratar um carreto para mudança de residência quando possui pequena quantidade de caixas. Não é recomendado em casos de mudanças com móveis e eletrodomésticos de grande porte.

Qual a melhor escolha entre frete e carreto?

caminhão de frete

Qualquer modalidade de transporte é regulada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Uma das principais características que você deve considerar na hora de contratar frete e carreto é se o profissional ou empresa possui cadastro no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC).

O RNTRC engloba as seguintes famílias de veículos e empresas:

ETC – Empresas de Transporte de Cargas

Todas as empresas que trabalham com transporte de cargas e que possuem frota própria de veículos estão classificadas como ETCs.

CTC – Cooperativa de Transporte de Cargas

Como o nome já diz, o CTC engloba o conjunto de veículos cadastrados em cooperativas de transporte.

TAC – Transporte Autônomo de Carga

Aqui está a categoria de regulação para qualquer autônomo que trabalhe com o transporte de cargas. É formado por Veículo Urbano de Carga (VUCs) e Carretos.

Portanto, na hora de escolher entre carreto e frete, faça a consulta pública de transportadores no site da ANTT, podendo ser por CNPJ ou CPF.

Para saber qual a melhor escolha entre frete e carreto, você precisa saber o tamanho da mudança e a distância que vai percorrer.

Se sua mudança for grande, certamente vai precisar do serviço feito por frete, o contrário disso pode ser satisfeito por carreto.

O terceiro ponto a se levar em consideração é sobre o serviço de embrulhar, desmontar e colocar seus bens com segurança no caminhão. Entenda que a única modalidade para transportar mudanças residenciais que oferecem esse serviço são feitas por empresas de mudanças especializadas e de maior porte. Se você deseja um serviço mais completo, o frete e o carreto devem oferecer serviço extra.

Como escolher uma empresa de frete e carreto?

frete e carreto - homem carregando caixas

Tratando-se de serviço para transporte de mudanças feito com qualidade e eficiência, a Noli Fretes é a melhor plataforma de fretes, carretos e mudanças com mais de 3.500 veículos cadastrados.

A empresa oferece diversos benefícios para quem precisa fazer uma mudança segura e econômica.

Orçamento rápido de frete e carreto

No aplicativo Noli Fretes, você pode calcular o orçamento baseado em informações de volume da mudança, distância para percorrer, dificuldades e obstáculos como escadas, por exemplo, e até a quantidade de ajudantes contratados.

O valor do orçamento aparece na tela do aplicativo Noli Fretes imediatamente após o cliente inserir as informações na tela de resumo do transporte.

Agendamento da mudança com a Noli Fretes

Você pode realizar o agendamento da sua mudança e o aplicativo aponta o valor do orçamento.

Com o agendamento realizado, você receberá informações completas sobre o serviço e o transportador selecionado de 2 a 3 dias antes da data agendada.

Acompanhe sua mudança

Além de todos os benefícios apresentados, a Noli Fretes oferece o acompanhamento online do trajeto de sua mudança pela plataforma da empresa.

A Noli também oferece suporte para alterações no orçamento realizado e garante a segunda viagem caso necessário. O aplicativo faz um cálculo completo da quantidade de mudança que vai ser deslocada e consegue determinar se todos os itens poderão ser transportados em apenas uma viagem.

Em poucos cliques você consegue agendar serviços de frete e carreto com eficiência, segurança e valor que cabe no seu bolso.

Se você está procurando por um serviço com qualidade garantida, facilidade no cadastro, definição de orçamento e execução segura do transporte, entre em contato agora mesmo com a Noli Fretes.

Nos siga nas redes sociais para ficar por dentro dos novos conteúdos e dicas da Noli.

Índice do Conteúdo

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *