O que torna o frete de mudança barato

Fazer uma mudança é um processo que exige muita organização e planejamento financeiro. Por isso, ao contratar uma empresa de transportes, é muito importante ficar atento a como é calculado o orçamento, isto é, quais os fatores que podem ou não tornar o frete de mudança barato.

Existem diversas variáveis que podem encarecer o custo deste processo, como, por exemplo, o volume e a quantidade de itens a serem levados, assim como se serão requisitados serviços adicionais, como a embalagem de pertences e a desmontagem de móveis.

Para entender melhor o que deixa o frete de mudança barato ou mais caro, preparamos este artigo.

Desmontagem e montagem de móveis

montador de móveis

Um dos serviços mais comuns em mudanças, sejam elas residenciais ou corporativas, é o de desmontagem e montagem de móveis

Em alguns casos, este serviço é necessário, pois é a única forma de tirar objetos muito grandes, que não passam pelas vias de acesso do local, como portas, elevadores, corredores, vãos de escadas, etc. Por outro lado, a desmontagem de móveis pode ser feita simplesmente como uma maneira de facilitar o carregamento de certos itens até o veículo de carga. Tudo vai depender das dimensões e peso do objeto, assim como o trajeto que deverá ser percorrido com ele.

Entre os principais móveis que costumam ser desmontados para serem levados em mudanças estão os guarda-roupas, as camas, as mesas, os armários, as estantes e muitos outros.

Apesar de ser um serviço muito útil, ele agrega um custo médio à mudança. Por isso, se você está procurando deixar o seu frete de mudança barato e possui alguma facilidade para utilizar ferramentas, pode ser uma boa oportunidade de economia tentar cuidar desta parte você mesmo. 

Existem alguns móveis que são mais complexos para desmontar, porém, outros podem não apresentar tantas dificuldades. Se quiser mais dicas de técnicas e ferramentas para desmontagem e montagem, clique aqui e acesse nosso outro artigo!

Número de ajudantes também encarece o frete de mudança

homens carregando caixas para torna o frete de mudança barato

Como já foi dito anteriormente, uma mudança é algo que requer muito trabalho. Dito isso, uma das etapas mais desgastantes do processo é carregar os seus pertences até o caminhão de mudança e, depois, descarregá-las e levá-las até a sua casa nova. O carregamento de objetos maiores, como móveis e eletrodomésticos, é o mais difícil. Porém, mesmo os itens menores podem exigir força e cuidado, dependendo do modo que foram embalados.

Portanto, é muito comum que a empresa de mudança ofereça a contratação de ajudantes para ficarem responsáveis pelo carregamento e descarregamento dos itens. 

De um lado, contratar esses profissionais pode ser vantajoso, afinal, eles já estão acostumados com este serviço e possuem os equipamentos necessários para realizá-lo, como os carrinhos, por exemplo. Por outro lado, como qualquer serviço adicional em uma mudança, solicitar ajudantes encarece consideravelmente o valor final

Por isso, uma maneira de deixar o frete de mudança barato é dispensar os ajudantes de carregamento e chamar amigos e parentes para lhe auxiliar, se possível. Vale lembrar que carregar objetos pesados sem ter experiência ou preparação pode ser perigoso e causar acidentes, portanto, análise a sua situação com calma antes de se decidir.

Frete de mudança barato: o caso dos apartamentos

condomínio de apartamentos novos

Outro fator que pode encarecer muito o valor do serviço é quando a mudança será feita para um apartamento.

Os custos podem aumentar muito, principalmente se o apartamento ficar em um andar muito elevado. Além disso, o fato de o prédio possuir elevador de serviço ou não é algo que afeta muito o preço do frete, afinal, quanto mais andares, maior a distância que os funcionários da empresa terão que percorrer.

Não se esqueça que existem muitos condomínios que possuem normas relacionadas a mudanças. Alguns podem exigir que você agende com antecedência para que sejam feitos alguns ajustes no funcionamento do local, outros podem requisitar o cadastro de todos os funcionários da transportadora para que possam transitar pelo condomínio. 

Existem, inclusive, alguns prédios que cobram uma taxa de mudança para compensar por possíveis contratempos no funcionamento do local. Portanto, é essencial conhecer bem o regulamento interno para evitar multas.

Serviço de empacotagem

frete de mudança barato

Além do serviço de desmontagem e montagem de móveis, existe outro serviço adicional muito comum em mudanças: a embalagem.

Preparar os seus pertences para a mudança é um dos passos mais importantes, pois é a embalagem que irá proteger os itens dos possíveis choques e impactos durante a viagem. Além disso, uma empacotagem adequada pode facilitar muito o manuseio dos pertences durante o carregamento.

Dito isso, é preciso que cada item seja empacotado de uma maneira específica para que a embalagem possa cumprir o seu papel. Existem muitas empresas de mudanças que fornecem não só os materiais necessários, mas também podem se ocupar de todo o processo de embalagem adequadamente.

Dependendo da quantidade de itens, o custo deste serviço pode ser bem elevado. Por isso, para tornar o frete de mudança barato, considere você mesmo cuidar da empacotagem.

Vale lembrar que alugar uma caixa da Noli é uma ótima maneira de transportar os seus pertences. Feita de plástico resistente e com uma capacidade de 100 litros, a caixa pode comportar a maioria dos seus pertences de pequeno e médio porte. Além disso, a entrega e coleta não possuem custos adicionais, sendo que a responsabilidade fica inteiramente para a Noli. Por fim, é importante dizer que a caixa da Noli é um substituto ecologicamente correto para as caixas de papelão.

família fazendo mudança

Como foi possível perceber, existem diversos fatores que podem ou não deixar o frete de mudança barato. Uma ótima forma de estimar antecipadamente os seus gastos é utilizar o aplicativo da Noli para fazer a sua mudança. Disponível para Android e iOS, o app permite que você examine cada detalhe do orçamento antes de aceitá-lo.

Além disso, a plataforma oferece vários serviços adicionais para facilitar a sua mudança, como serviço de embalagem, desmontagem e montagem de móveis e içamento. Dito isso, a nossa última dica para economizar é fazer sua mudança com uma empresa confiável: acesse já a Noli!

Índice do Conteúdo

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.