Ferramentas para desmontar guarda roupa: dicas de como transportar esse móvel

Um dos objetos mais úteis das nossas casas é o guarda roupa. Esse móvel é o que permite organizar as roupas e protegê-las de sujeira. É por isso que devemos dedicar uma atenção especial na hora de transportá-lo para a casa nova em casos de mudanças. Na maioria dos casos, a desmontagem do móvel é a estratégia mais eficiente. Para quem não está acostumado, isso pode ser um pouco complicado. Portanto, preparamos um artigo para detalhar este processo e para indicar as melhores ferramentas para desmontar guarda roupa.

Confira a seguir o nosso passo a passo:

Tire as roupas e organize

preparando roupas para mudança

Antes de pensar nas ferramentas para desmontar guarda roupa, é preciso lidar com os itens presentes no seu interior, ou seja, roupas, lençóis, cobertores, sapatos, toalhas, etc.

Vale lembrar que esse pode ser um bom momento para praticar o desapego e separar peças de roupas que não usa mais para a doação.

Depois disso, separe os pertences de acordo com as estações do ano para facilitar a organização na casa nova. O jeito mais fácil de levar as roupas na mudança é colocá-las em malas de viagem. Se você possuir algumas peças delicadas que podem amassar, pode ser interessante adquirir um roupeiro para mudanças para transportá-las com mais cuidado.

Com o móvel vazio, você poderá fazer uma boa limpeza tanto no seu interior quanto nas partes externas. Fique atento ao produto utilizado, pois alguns podem danificar a madeira. Na verdade, um pano umedecido já será suficiente para remover a poeira.

Ferramentas para desmontar guarda roupa

ferramentas para desmontar guarda roupa

Antes de aprender a como realizar de fato a desmontagem de um guarda roupa, é necessário entender quais ferramentas você utilizará para desmontar e montar novamente o móvel.

As principais ferramentas para desmontar guarda roupa são: um martelo unha, uma parafusadeira furadeira, cola para madeira, pregos e parafusos.

O martelo unha será o item responsável por retirar e recolocar os pregos que encaixam as peças do guarda roupa. Apesar de existir diversos tipos de martelos que atendem a funções específicas, o martelo unha será suficiente para o serviço em questão. Ele tem esse nome, porque na parte traseira da sua cabeça tem um tipo de garra que serve para puxar e remover pregos. Dê preferência para os modelos que possuem a cabeça composta de aço e o cabo feito de madeira, pois são mais resistentes.

O martelo é utilizado para pregos, já a parafusadeira, como o próprio nome indica, é uma ferramenta responsável pela inserção e remoção de parafusos. Recomendamos adquirir um modelo que também seja capaz de fazer furos, pois talvez seja necessário colocar parafusos adicionais na hora de remontar o móvel.

Por fim, a cola para madeira, os pregos e os parafusos são itens utilizados para fixar as peças do guarda roupa.

Por onde começar

montagem de móveis

Depois de remover todas as roupas e acessórios do guarda roupa, é hora de retirar todas as suas partes móveis, como portas, cabideiros, gavetas e prateleiras. Em seguida, coloque cada uma das partes em caixas ou sacolas. Se você preferir, envolva elas com plástico bolha para garantir a segurança durante o transporte.

O próximo passo é utilizar as ferramentas para desmontar guarda roupa para remover os fundos do móvel. Com cuidado, retire cada prego e/ou parafuso para soltar a peça. Aplique várias de plástico bolha nessa parte, pois ela costuma ser mais frágil.

Por fim, tire as divisórias internas e desmonte a base do guarda roupa.

Durante todo o processo de desmontagem, certifique-se de guardar atentamente todos os pregos e parafusos. Perder algum desses itens pode complicar na hora de montar o móvel novamente.

Outra sugestão é enumerar cada peça para facilitar a remontagem. Além disso, você pode tirar algumas fotos do guarda roupa para lhe ajudar a lembrar a posição de suas partes.

Perigos de desmontar guarda roupa sem ajuda profissional

ferramentas para desmontar móveis

Depois de conhecer essas orientações e as ferramentas principais para desmontar guarda roupa, é provável que você consiga realizar esse trabalho nos móveis mais simples. 

No entanto, existem alguns modelos que podem exigir uma atenção maior na hora da desmontagem. Além disso, desmontar o guarda roupa é apenas a primeira parte do processo. Não se esqueça de que quando você chegar na sua casa nova, você terá que remontar o móvel e, caso você esqueça alguma parte ou faça uma etapa do processo da maneira errada, ele poderá ficar prejudicado, seja no aspecto visual ou no seu funcionamento.

São por essas razões que a melhor estratégia é contratar um profissional que seja capaz de realizar tanto a desmontagem quanto a montagem do guarda roupa.

mulher organizando roupas

Na verdade, existem várias empresas de transporte de mudanças que possuem todas as ferramentas para desmontar guarda roupa, além de poderem se encarregar de todo este processo. Pode ser uma boa ideia encontrar uma desse tipo para resolver dois problemas com apenas um contrato. Se você não conhece nenhuma, a Noli pode lhe ajudar!

Disponível na Google Play Store e na Apple Store, o aplicativo da Noli funciona da seguinte maneira. Você informa todos os dados da sua mudança, isto é, os endereços de origem e destino, uma lista com os pertence a serem levados, avisos sobre as vias de acesso (se possui escadas ou elevadores, por exemplo) e quaisquer outras particularidades. Isso inclui informar se será necessário algum serviço adicional, como o de içamento de objetos ou a desmontagem de móveis.

Em seguida, a Noli seleciona várias empresas capazes de atender aos seus pedidos e calcula automaticamente o orçamento de cada opção. Depois disso, fica fácil escolher uma empresa de confiança e que garante a segurança dos seus pertences. Vale lembrar que, até o momento, a Noli só realiza fretes e mudanças dentro da Região Metropolitana de São Paulo.

Não adie mais a sua mudança, faça a sua com a Noli!

Índice do Conteúdo

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.