Entenda se vale a pena contratar uma empresa que organiza mudança

Por mais animador que seja, mudar de casa nunca é uma tarefa fácil. Existem tantos detalhes e decisões para se tomar que se tornou comum contratar uma empresa que organiza mudança para facilitar este processo.

Não se trata apenas de contratar um carreto quando falamos de uma mudança completa, mesmo que o serviço de um caminhoneiro autônomo possa parecer acessível, ele não dispõe de ferramentas, profissionais e qualificação para facilitar ou fazer a mudança por você.

O planejamento é um exemplo claro de que uma mudança deve ser feita pelas pessoas certas, pois há detalhes que são facilmente esquecidos ou negligenciados por quem não trabalha com transporte.

Imagine que, ao fazer uma mudança por conta própria você embale os móveis de maneira errada, não defina um critério para separar os itens por caixa, nem pense na utilização dos espaços após a mudança. Ela pode até acontecer, mas, provavelmente lhe custará um pouco mais por causa dos danos, além de transformar uma experiência que deveria ser renovadora em um trabalho cansativo.

Isto não quer dizer que todas as mudanças necessitam de um serviço profissional para serem feitas, mas que, em determinados casos, este serviço é essencial. Por isso, neste artigo falaremos sobre como avaliar se você precisa de uma empresa que organiza mudança ou não.

O que faz a empresa de mudança?

contratando empresa de mudança

As empresas de mudança são novas no mercado e vêm ganhando espaço graças à sua função, que é basicamente realizar a mudança por seus clientes, participando de todas as etapas, desde o planejamento até a finalização, quando os móveis e itens transportados são guardados na casa nova.

Algumas transportadoras oferecem este tipo de serviço como um diferencial, uma forma de melhorar a experiência dos seus clientes e conquistar mais pessoas que sonham com a chegada em uma casa nova.

Diferente dos fretes, que são basicamente o serviço de transporte de móveis, considerando apenas o deslocamento de itens pessoais, sem se importar com como os itens serão embalados, como serão armazenados na casa nova, sua organização, etc. 

Também existe a empresa que organiza mudança desvinculada às transportadoras, focando somente na experiência dos clientes, mas, sem deixar de participar da seleção de transportadoras adequadas.

Os serviços que uma empresa de mudança pode oferecer costumam ser: planejamento, seleção de pertences, embalar, realizar o transporte e cuidar da organização pós mudança.

Assim, os profissionais da mudança poderão escolher o dia mais adequado, o material ideal para proteger os móveis, fazer um planejamento de rotas mais seguro, encomendar serviços como embaladores e ajudantes e oferecer seguros para os móveis durante a viagem.

Empresa de mudança com personal organizer 

empresa que organiza mudança - personal organizer

Outro diferencial de transportadoras e empresas especializadas em realizar mudanças é a figura do personal organizer, um consultor pessoal que auxilia os clientes a tomarem as melhores decisões para realizarem o sonho de se mudarem sem preocupações.

Este profissional é qualificado para antecipar problemas e sugerir soluções adequadas, como a organização dos móveis dentro da casa nova, itens que irão dentro dos armários, o aproveitamento de espaços interiores, levantamento de transportadoras e orçamentos para a mudança, entre outras coisas.

A ideia por trás deste tipo de profissional é personalizar o serviço de acordo com as necessidades dos clientes. Ajudar a descartar itens desnecessários e contratar profissionais para limpeza ou reforma  são exemplos de aplicação dos seus serviços.

Orçamentos de uma empresa de mudança

De maneira geral, uma empresa que organiza mudança pode variar os seus valores de acordo com os serviços exigidos pelos clientes e fatores como a distância do transporte.

Desta forma, pode-se encontrar orçamentos de R$ 1900 até R$ 20 mil, considerando que o cliente pode solicitar o trabalho de embalagem, adicionar ajudantes, comprar embalagens da própria transportadora e deve levar em conta também os fatores que estão ligados ao transporte dos seus pertences.

Estes valores podem ser calculados com base no volume que os móveis ocuparão, o que por sua vez influencia no tamanho e tipo de veículo. Além disso, a distância influencia diretamente e indiretamente nos preços, já que o orçamento leva em conta a diária do motorista, funções administrativas, custos de viagem e seguros.

Mas vale a pena?

como planejar uma mudança

Antes de contratar ou dispensar os serviços de uma empresa que organiza mudança, cada cliente precisa saber que possui características próprias que influenciarão tanto no orçamento, quanto na complexidade de levar seus pertences de um lugar para o outro.

Este serviço existe para quem deseja chegar à casa nova com o máximo de conforto possível, mas, é necessário avaliar se vale a pena de acordo com a distância e o volume de móveis antes.

A distância e o volume são os primeiros fatores a se levar em conta por que são eles que determinarão a quantidade de material para embalagem que será usada, o tempo gasto para embalar, a quantidade ou tempo necessário para o carregamento e custos da viagem, como pedágio, combustível e diária do motorista.

Lembrando que, quanto maior o volume e a distância das mudanças, mais detalhado deverá ser o planejamento, podendo depender de um profissional como o personal organizer, para evitar dores de cabeça como esquecer o cancelamento de contas do endereço antigo, não alterar o endereço de faturas e assinaturas de revistas e levar itens desnecessários. 

Outro fator que não pode ser ignorado é a disposição da família para realizar uma mudança por conta própria. Enquanto algumas pessoas se sentem felizes e realizadas com as tarefas do processo de mudança, outras podem ficar estressadas e arrependidas por não terem contado com o suporte profissional de uma empresa que organiza mudança.

Conclusão

Mudar se torna mais fácil e interessante quando nos certificamos de que fizemos as escolhas certas, guiadas pela qualidade e a segurança, o que nem sempre pode ser garantido quando o nosso único critério para escolha é o preço, ou a facilidade.

Existem mudanças com diferentes níveis de complexidade e é preciso tomar cuidado ao acreditar que podemos dar conta de tudo, sem ter experiência ou contar com a orientação de um profissional, que trabalha com isso todos os dias.

Além disso, contratar uma empresa que organiza mudança ainda pode significar uma economia, já que móveis e outros itens precisam do cuidado adequado ao serem transportados, incluindo embalagens corretas para cada tipo de objeto e seguros para eventuais contratempos durante o transporte.

Nos siga nas redes sociais para ficar por dentro dos novos conteúdos e dicas da Noli.

Índice do Conteúdo

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *