Saiba quais os documentos necessários para alugar um imóvel

Sair da casa dos pais, casamento, mudança do local de trabalho. Esses são apenas alguns motivos que levam uma pessoa a mudar de casa. O processo de mudança envolve uma série de questões: a escolha do imóvel ideal, os acordos financeiros, transporte dos móveis para o local e, fundamentalmente, a apresentação de documentos necessários para alugar um imóvel.

Esse processo de mudança nem sempre é fácil, mas, apesar de parecer bastante burocrático, obter e entregar os documentos pode ser uma das etapas mais tranquilas de ser feita, principalmente quando você se prepara para isso.

São diversos documentos que são exigidos pelas imobiliárias e proprietários de imóveis. Esses documentos servem como garantia para que o locador não seja lesado durante esse processo, seja por atraso no pagamento das contas, ou por descuido do locatário em relação à estruturação do imóvel.

Porém, apesar da alta quantidade de documentos necessários para alugar um imóvel, separá-los com antecedência e deixá-los em mãos pode tornar o processo de mudança uma tarefa muito mais simples, diminuindo a burocracia envolvida e as vezes é o que permite que você garanta um imóvel mais concorrido.

Documentos necessários para alugar um imóvel – pessoa física

quais os documentos necessários para alugar um imóvel

Para detalhar sobre os documentos  necessários para alugar um imóvel, é importante entender que existe uma separação: são exigidos diferentes tipos de documentos, de acordo com o cargo que você exerce no mercado. Podem existir diferenças entre os documentos em caso de pessoa física e jurídica, por exemplo. 

No caso de pessoas físicas, o locatário deve apresentar os seguintes documentos necessários para alugar um imóvel: Comprovante de renda, Identificação com foto e CPF, Certidão de estado civil e normalmente um fiador.

Comprovante de renda

O primeiro documento indispensável para alugar um imóvel no caso de pessoas físicas é o comprovante de renda, ou seja, um documento que ateste que o locatário recebe uma renda mensal que seja o suficiente para arcar com as contas do imóvel (aluguel, luz, água) de forma segura.

Normalmente, as imobiliárias exigem que você atesta que possui uma renda de pelo menos 3 vezes o valor do aluguel. Esse montante é justamente para proteger a imobiliária de possíveis golpes, como atrasos no pagamento do aluguel do imóvel. 

Caso você seja assalariado, você pode apresentar, por exemplo, o seu holerite. Em caso de autônomos, é importante selecionar os recibos dos serviços prestados, notas fiscais, extrato bancário ou imposto de renda, dependendo do aceite da imobiliária. 

 Identificação com foto e CPF

Um documento com identificação com foto e CPF nada mais é do que um dos documentos mais utilizados no dia a dia. Carta de habilitação, carteira de trabalho e RG são os mais conhecidos e que funcionam nessa parte do processo.

Esse documento garante que é exatamente você que está participando do processo de locação de um imóvel, sendo um dos documentos necessários para alugar um imóvel de mais destaque.

Certidão de estado civil

A certidão de estado civil é uma das mais conhecidas e mais utilizadas pelas imobiliárias nos dias atuais. Essa certidão serve para atestar se você está solteiro ou casado.

Documentos necessários para alugar um imóvel – pessoa jurídica

pessoas assinando contrato

No caso de pessoa jurídica, os tipos e quantidade de documentos necessários para alugar um imóvel podem variar bastante. Entretanto, existe mais ou menos um padrão de documentos que são exigidos, sendo uma quantidade consideravelmente maior do que na locação por pessoas físicas. 

Basicamente, os documentos necessários para alugar um imovel no caso de pessoa jurídica, são:

  • Contrato social e alterações contratuais;
  • Cartão de CNPJ;
  • Último balancete da empresa assinado;
  • Ficha de inscrição municipal ou estadual;
  • Declaração de Imposto de Renda da empresa;
  • Comprovante de endereço da empresa;
  • Ficha cadastral exigida pelo locador;
  • Cópias autenticadas de RG e CPF dos titulares da empresa;
  • Certidão de casamento dos titulares, quando houver;
  • Comprovante de residência dos titulares.

Como você pode perceber, existem documentos que se assemelham nos dois casos, como cópias de documentos de identificação e comprovante de residência. Porém, por se tratar de uma empresa, são exigidos documentos pessoais e também da empresa, aumentando a segurança para a imobiliária. 

Documentos necessários para alugar um imóvel – Documentação para fiador

documentos necessários para alugar um imóvel

Outra questão importante para que você consiga alugar um imóvel é a apresentação de um fiador. O fiador nada mais é do que uma pessoa, que pode ser amigo, familiar ou até mesmo um conhecido, que possua um ou mais imóvel em seu nome. Dependendo do caso, a imobiliária pode exigir que o imóvel seja em uma determinada localidade, como na Grande São Paulo em locações nesta região.

O fiador está entre os métodos de proteção mais utilizados pelas imobiliárias e proprietários de imóvel, junto de caução, seguro fiança e título de capitalização. Cada um desses modelos funciona de uma maneira específica, totalmente diferente um dos outros.

No caso do fiador, a pessoa deve encontrar alguém que possa deixar o nome do imovel como garantia. Dessa forma, caso haja inadimplência no pagamento do aluguel, a imobiliária pode entrar, futuramente, na justiça, tentando arrematar o imóvel no lugar dos pagamentos atrasados.

Os documentos para fiador, são:

  • certidão de ônus reais;
  • CPF e RG;
  • Escritura e registro do imóvel;
  • Comprovante de renda ( também precisa ser 3 vezes maior que o valor do aluguel);
  • cópia do último IPTU do imóvel de garantia;
  • documentação completa do cônjuge, quando houver.

Cuidados que devem ser tomados na locação de um imóvel

casal feliz fazendo mudança

A mudança de imóvel é um momento fundamental na vida das pessoas, pois muitas vezes pode significar um recomeço, uma tentativa de uma vida nova, ou uma necessidade. Nesse sentido, todo cuidado é pouco nessa hora. Portanto, antes de realizar a mudança, é importante estar atento com o processo e conhecer as partes envolvidas.

Se a locação for diretamente com uma imobiliária, é fundamental pesquisar previamente a reputação da empresa escolhida. Entender se a imobiliária dá o suporte necessário durante o processo de locação, se ela é transparente em relação aos documentos necessários para alugar imóvel, se ela mantém o contato para eventuais reparos estruturais na casa que são obrigação dela, entre outros, é essencial para não se prejudicar futuramente.

Em caso de locação diretamente com o proprietário, o mais importante é ter tudo registrado em cartório, através de um contrato com cláusulas bem especificadas. Muitas vezes as pessoas alugam com o proprietário, sem intermédio das imobiliárias, e acabam deixando tudo muito informal, correndo o risco de se prejudicarem com eventuais processos no futuro.

Depois de alugar um imóvel, conte com a Noli para fazer sua mudança

homens fazendo mudança

Depois de alugar um imovel, levando todos esses aspectos em consideração, existem outras etapas que ainda precisam ser finalizadas, como a movimentação dos móveis para a sua nova residência.

Para que esse processo seja o mais tranquilo possível, sem dor de cabeça, é interessante contar com um parceiro responsável e de confiança. Nesse sentido, a Noli é uma empresa de renome, que possui profissionais certificados e com experiência no transporte de móveis por frete. 

Portanto, para fazer a sua mudança, conte com a Noli para movimentar os móveis de um imovel para outro, sem correr o risco de perder ou quebrar mobílias importantes durante o trajeto. 

Índice do Conteúdo

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.