Doação de móveis usados: desapegue durante sua mudança

A mudança residencial é um procedimento complexo que envolve diversas etapas e exige muito planejamento. Uma das partes mais trabalhosas é organizar os itens que irão para a sua casa nova. Para facilitar esse processo, você pode aproveitar a oportunidade para selecionar aqueles pertences que você não usa mais e praticar o desapego. Dito isso, a doação de móveis usados e de outros itens, como roupas, brinquedos e calçados pode ser uma estratégia muito eficiente para simplificar a sua mudança, além de ser uma ótima maneira de colaborar com a comunidade.

Para entender melhor os pontos positivos de realizar a doação de móveis usados e de outros pertences, assim como as maneiras que isso pode ser feito, preparamos um artigo com tudo sobre o assunto.

Por que fazer doação de móveis usados?

faça doação de móveis usados

É muito comum acumular ao longo dos anos diversos itens que já não damos muita importância ou que simplesmente não vemos mais utilidade. Como a mudança residencial, na maior parte das vezes, simboliza o início de uma nova fase em nossas vidas, se desapegar de alguns itens pode ser uma estratégia muito bem vinda. Isso é ainda mais importante se o seu imóvel novo for uma casa ou apartamento pouco espaçoso, afinal, descartar objetos antigos é o que irá dar lugar para novos itens e permitir uma renovação na decoração.

Além disso, a doação de móveis usados e outros pertences é uma maneira de contribuir para o bem estar e qualidade de vida de outras pessoas que não têm condições de comprar móveis novos. 

Sem contar que dar uma nova utilidade para certos itens também é uma medida que pode favorecer o meio ambiente. Afinal, a matéria prima que compõe o móvel será reaproveitada diretamente, além do fato de que isso evita o descarte indevido de objetos que podem levar décadas e até séculos para se decomporem.

Doação de móveis usados

homens carregando doação de móveis usados

No Brasil, existem diversas instituições de caridade que aceitam a doação de móveis usados, assim como de outros tipos de objetos. Segundo um estudo realizado em 2016 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que buscou mapear as Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos (FASFIL), há mais de 235 mil instituições que se dedicam ao arrecadamento de vários recursos no país.

Pensando especificamente em instituições situadas dentro da Região Metropolitana de São Paulo e que aceitam móveis usados, selecionamos algumas opções. Confira:

O Exército de Salvação é uma das maiores instituições de caridade do mundo. Somente na Grande São Paulo são mais de 40 pontos de coleta de roupas, móveis, brinquedos, eletrodomésticos, livros, aparelhos eletrônicos, etc. Vale lembrar que, para itens maiores, como é o caso da maioria dos móveis, é preciso agendar a retirada pelo site da instituição.

A Associação São Luiz é outra possibilidade para descartar os seus móveis. Ela também aceita vários itens além de móveis, como roupas masculinas, femininas e infantis, tênis, sapatos, chinelos, utensílios de cozinha, entre outros.

Outra opção é doar os seus móveis usados na Gerando Falcões. Entre os itens aceitos estão roupas, calçados, eletrodomésticos, eletrônicos, livros e brinquedos. Através do site, é possível agendar a coleta das doações, que serão destinadas para as comunidades da cidade.

Para finalizar, a Ten Yad é outra empresa localizada na cidade de São Paulo que se dedica à ajuda comunitária e à arrecadação de diversos recursos, como comida, roupas, móveis e, até mesmo, veículos.

Grupos de doação

use a internet

A internet é uma ferramenta muito útil quando o assunto é a doação de móveis usados e, por sinal, de qualquer outro tipo de objeto. Além dos sites de instituições, as redes sociais são canais muito utilizados para dar visibilidade a campanhas de arrecadação ou a situações individuais de necessidade.

Em plataformas como o Facebook e o WhatsApp, é possível encontrar vários grupos dedicados a esse tipo de divulgação. Portanto, fique atento a pedidos de doações e utilize as redes sociais para entrar em contato com instituições e pessoas em necessidade.

Também vale desapegar de outras formas

loja de móveis usados

A doação, na maioria dos casos, é a estratégia ideal, já que ela favorece não só você, mas também outras pessoas e o meio ambiente. No entanto, existem alguns casos que o melhor jeito de se desapegar de móveis usados é colocá-los à venda.

A mudança residencial não é um procedimento barato. Portanto, se você possuir alguns móveis que custaram caro e que ainda estão em bom estado, considere tentar vendê-los para dar uma ajuda no aspecto financeiro e compensar parcialmente os gastos com a mudança.

Para isso, procure por lojas na sua cidade que comercializam móveis usados. Uma outra opção é anunciar em aplicativos de vendas ou em redes sociais.

homens carregando mudança

Foi possível perceber que a doação de móveis usados, assim como de diversos outros itens, é uma ótima maneira de facilitar a sua mudança, além de ser uma importante ação social, que pode ajudar muitas pessoas que não possuem condições financeiras de adquirir objetos novos.

Existem algumas instituições que podem recolher os móveis diretamente na sua casa. No entanto, a maioria delas não possui recursos para realizar este tipo de serviço. Por isso, contrate a Noli para realizar o transporte dos seus móveis usados.

Para fazer isso, é fácil: primeiramente, baixe o aplicativo da Noli na Google Play Store ou na Apple Store. Depois, informe nos campos indicados todos os dados dos objetos a serem levados, assim como os endereços dos locais de origem e destino. Em seguida, o app irá selecionar o motorista mais adequado para realizar o serviço. Antes de confirmar o transporte, você poderá examinar o orçamento detalhadamente, evitando quaisquer surpresas na hora do pagamento.

Vale lembrar que, além de pequenos fretes, a Noli pode realizar mudanças residenciais e corporativas de todos os portes. Não perca a oportunidade de um serviço confiável e com um preço justo: baixe o app e contrate já a Noli!

Índice do Conteúdo

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.