Vale a pena desmontar móveis para mudança?

Mudar de residência é sempre bastante cansativo. Afinal, além das preocupações como transporte, arrumação das coisas e empacotamento, o que também costuma aparecer nesses momentos são as dúvidas referentes a levar, ou não, os móveis antigos para a casa nova. Mesmo aquelas pessoas que costumam mudar com frequência, muitas vezes precisam levar seus próprios móveis e eletrodomésticos para o novo lar. Nesse sentido, é importante conhecer os atalhos, os passos e as dicas de desmontar móveis, já que, além da possibilidade de poupar um dinheiro, alguns deles só podem ser transportados desmontados.

Dessa maneira, até para não sair no prejuízo financeiro de perder uma peça ou estragar parte de seu móvel, seja na desmontagem ou no deslocamento, existem empresas que disponibilizam todo esse serviço para você, como a Noli (saiba mais no aplicativo). Agora, para você que está interessado em saber todos os passos sobre como desmontar móveis de maneira segura e eficiente, nós podemos te ajudar com as dicas abaixo. 

Vale se aventurar na hora de desmontar móveis? 

como desmontar e montar móveis

Montar e desmontar seus próprios móveis lhe trarão menos gastos e podem até te deixar mais seguro, visto que é você mesmo que está mexendo nas suas coisas. Contudo, é preciso computar o tempo que levará para executar cada uma das tarefas, já que muitas vezes não são coisas simples a se fazer. Quer dizer, será que é algo que vale a pena? 

Em relação a móveis grandes, por exemplo, não é recomendado que o serviço seja feito somente por uma pessoa. Como muitas vezes existe a necessidade de movimentar o item na hora do desmonte, tentar resolver as coisas sozinho pode lhe causar problemas à saúde e, além disso, danificar o móvel em questão.

Todavia, muitas vezes a euforia de concluir logo a mudança acaba falando mais alto. Por isso, uma das grandes dicas é focar nos móveis menores, ou seja, aqueles que são de mais fácil maleabilidade e organização. Nós recomendamos que o ato de desmontar móveis seja de forma organizada, identificando as peças e separando tudo corretamente, para depois conseguir montá-los novamente sem problemas. 

Proteja os móveis e seu piso

Outro ponto fundamental que precisamos ressaltar é com os cuidados. Quando estamos com a casa em dia, prezamos pela manutenção da boa qualidade dos nossos móveis e dos nossos pisos. Isto é, na grande maioria das residências existe todo um cuidado com a mobília, ou seja, na hora da mudança o zêlo precisa ser o mesmo. 

Falando um pouco mais sobre móveis grandes, é sempre importante forrar o chão para evitar riscá-lo ou estragá-lo. Afinal, como geralmente não são móveis que são feitos para não ficarem sendo alterados de lugares, qualquer movimentação pode danificar tanto o chão, quanto o próprio móvel. 

Além disso, o processo de desmontagem precisa ser bem organizado, já que os móveis envolvem outros conteúdos pequenos (como parafusos e pregos) que podem prejudicar todo o processo de montagem no novo local. Desmontar móveis não é apenas um trabalho braçal, mas também envolve muita organização e sabedoria. 

Além de guardar com cuidado todas as peças pertencentes aos itens, é importante ficar atento ao transporte do objeto. Quer dizer, não é porque os móveis estão desmontados que a proteção pode ser mais “frouxa”. É necessário que cada parte esteja seguramente protegida, para que não se corra nenhum risco. Dessa forma, o plástico bolha é sempre um artefato indispensável.

Desmontar o guarda-roupa

desmontar móveis

Dentre todos os móveis que as pessoas costumam ter, sem dúvida, o mais trabalhoso de se desmontar é o guarda-roupa. Além de normalmente ser grande, é um móvel que precisa ser desmontado para ser transportado. Vale lembrar que sempre que você compra um guarda-roupa novo, a entrega é feita com os montadores específicos para aquele serviço. 

Na grande maioria das vezes, o mais recomendado é a contratação de um profissional ou uma empresa responsável. No entanto, apesar de ser um móvel grande e “complexo”, existem dicas de como desmontá-lo de forma mais segura e organizada. Dentre elas, talvez a menos seguida pelas pessoas seja verificar quais ferramentas são necessárias para realizar a desmontagem. Esse passo é fundamental para que não haja a necessidade de interromper o processo pela metade. 

Além disso, é recomendado que se guarde as partes pequenas em sacos plásticos, potes ou qualquer tipo de recipiente que permita que sejam facilmente identificados. Isto é, etiquetar tudo que envolve móveis desse porte é outro ponto completamente indispensável, já que facilita muito o processo e evita perdas. 

Vale ressaltar que o processo de desmontar móveis também envolve retirar tudo aquilo que está presente dentro deles. Antes de começar o processo, confira se nenhum objetivo permaneceu lá dentro, já que é comum deixarmos vestes, cabides e sapatos esquecidos. Posto isso, seguir o passo a passo é a opção mais segura.

Desmontar móveis planejados

homem montando móvel

Em se tratando de móveis planejados, também existe a possibilidade de transportá-los, por mais que não sejam feitos para isso. Entretanto, para que isso seja feito é necessário analisar algumas variáveis. Primeiramente, é preciso saber até que ponto é vantajoso tirá-lo do local em que está, analisando se ele caberá ou não no novo ambiente

Ademais, como também são feitos por diferentes tipos de montadores, o mais recomendado para desmontar móveis desse tipo é chamar o profissional que o instalou para fazer o serviço. Portanto, os móveis planejados são aqueles que geralmente dão mais trabalho, visto que são feitos sob medida. 

Faça sua mudança com a Noli

homens fazendo mudança

Se você está chegando perto de sua mudança e achou bastante complexo o processo de desmontar móveis, não esquente sua cabeça. No aplicativo da Noli você encontra o caminhão e a equipe especializada não só em desmontar móveis, mas também para tudo que envolve o processo de mudança. 

Isto é, se você está com dúvidas a respeito de valor de transporte, precisa de caixas ou simplesmente não quer ter nenhuma preocupação com isso, conte com a Noli para fazer sua mudança! Lá, você coloca todas as informações e nós mesmos calculamos tudo!

Índice do Conteúdo

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.