Decoração chique e barata: 4 dicas imperdíveis para sua casa

Para manter a sua casa decorada hoje em dia não basta muito. Com o acesso a informação disponível atualmente encontra-se dentro e fora da internet uma grande quantidade de conteúdo a respeito do DIY (Do It Yourself, ou “faça você mesmo”). Objetos reciclados, lâmpadas modernas, plantas, destaque de itens simples e minimalistas. Tudo isso são coisas que uma pessoa pode usar na hora de fazer uma decoração chique e barata, seja dentro de uma casa ou apartamento.

O que chama atenção de projetos como esses é justamente o fato de serem novos e chamativos, ao mesmo tempo que são acessíveis e não muito custosos. Antigamente, quando se pensava em uma casa bonita, pensava-se necessariamente em uma casa lotada de coisas caras, porém há um certo tempo isso já caiu por terra, visto que cada vez mais tem se notado a beleza nas coisas simples. Afinal um pequeno apartamento arrumado e com personalidade tem mais efeito do que uma grande casa lotada de itens desnecessários.

Decoração chique e barata e com funcionalidade!

decoração chique e barata

Quando se trata de apartamentos, o que é mais importante na hora de pensar a decoração é a funcionalidade. O apartamento, para que ele tenha uma decoração chique e barata, precisa de um acordo entre as coisas que estão dentro dele e como elas funcionam para beneficiar a casa. Por exemplo, objetos de apoio, compactos, são muito bem vindos, visto que são itens de fácil acesso (geralmente pequenos móveis como prateleiras e pallets) e que já garantem ao lugar um certo conforto.

O importante, portanto, na hora de decorar o apartamento, está em como organizar o mínimo de coisas possível, para que o espaço pequeno seja aproveitado ao máximo, e ao mesmo tempo respeitando cada cômodo. Uma versão menor de móveis comuns como sofás, estantes e racks, pode ajudar a compor muito bem uma sala de apartamento, por exemplo. Ao adaptar as peças do local para que elas combinem em tamanho, pode ajudar também a criar uma identidade visual, enquanto se preserva essa noção de conforto e compactabilidade.

Quando se pensa assim, não é muito difícil estender esse pensamento para outras áreas de um apartamento, começando a pensar em uma decoração chique e barata que caiba em qualquer cômodo. Afinal, uma cozinha também pode se beneficiar da lógica de funcionalidade associada ao espaço. Adaptando as ferramentas para eletrodomésticos e móveis mais simples (cooktops ao invés de fornos, pequenas geladeiras, mesa para dois), por exemplo, automaticamente vem à cabeça uma cozinha mais moderna. O charme de um móvel assim, organizado dentro de um apartamento, pode ser grande.

E o mais legal de tudo isso, é que a ideia de funcionalidade também pode ser moldada de acordo com as preferências estéticas do decorador. Afinal de contas, uma casa que possui itens compactos e funcionais, pode facilmente adaptar essas ideias junto de decorações simétricas, coloridas e diversificadas. Movéis que combinam, cores que criam padrões dentro dos cômodos. Tudo isso ainda pode estar muito presente em uma decoração chique e barata de apartamento.

Cores e iluminação

iluminação de ambientes

O que faz pensar em outro item importante no tópico de decoração chique e barata: as cores. Para que se tenha um lar bonito, é muito importante pensar em como ele parece visualmente e imediatamente, e a maneira mais simples de ver essa relação é através das cores.

As cores podem estar presentes em diversos aspectos de uma casa decorada. Elas podem ser destaque nas paredes, nos móveis, nos itens de decoração, nos aparelhos elétricos, nos tapetes e até mesmo nas lâmpadas de uma casa. É claro que não é absolutamente recomendável que tudo dentro de casa seja colorido, isso causaria não só uma confusão visual como também seria cara e um tanto desnecessário. O ideal é evitar o excesso de colorização, com foco no planejamento antecipado de quais cores serão usadas.

Caso não seja possível antecipar a decoração de uma casa ou apartamento, a necessidade é na verdade moldar o atual ambiente, para atingir seu objetivo, por exemplo escritórios se utilizam cores mais serenas e menos coloridas, quartos infantis se utilizam cores mais pastéis.

As lâmpadas smart tem chamado muito atenção do público que está procurando um ambiente banhado por uma cor específica, por exemplo. No caso de lares compostos de tons pastéis ou brancos, a lâmpada pode acabar até sendo bastante versátil, visto que ao escolher determinada cor, isso faz com que ela seja refletida em todo o ambiente, tornando ele extremamente apelativo. As lâmpadas também são bastante acessíveis, visto que se encontram em um momento de competitividade no mercado, criando espaço para muitas marcas que podem caber no bolso.

E isso é só uma dentre várias outras opções de readaptação de cor dentro de casa. É possível também utilizar peças pequenas como tapetes, puffs, quadros e almofadas, decorações baratas que dão um grande apoio na hora de estabelecer as cores de um lugar.

Decoração chique e barata: pensando na composição dos móveis!

Para quem tem oportunidade de decorar a casa antes de realmente ocupá-la, uma dica muito valiosa é pensar na simplicidade da composição, já de antemão. Isso pode ser alcançado através de várias maneiras, porém a principal é através da organização direta dos móveis.

Quando se pensa em móveis, geralmente se pensa em como eles vão ser usados, e não como eles parecem de acordo com o resto da casa. Por isso mesmo, pode ser que pensar os móveis em conjunto, pode acabar sendo uma boa alternativa para quem não quer gastar muito com peças singulares e caras que acabam se destacando sozinhas ao invés de dar personalidade a um quarto.

Juntando simetria, simplicidade e praticidade, acaba-se criando o espaço ideal dentro de casa. As quinas e cantos de uma casa acabam se tornando funcionais por causa disso, ao mesmo tempo que chamam atenção para peças centrais, tornando a decoração chique, barata e plena.

Invista em plantas

mulher decorando com plantas

Por último, uma dica que pode ser de ouro para quem quer uma decoração chique e barata, que funciona em qualquer tipo de casa, é o uso das plantas. Sendo um tipo de decoração bem tradicional dentro das casas há muito tempo, é normal pensar nelas quando se pensa em decoração barata, porém, os benefícios que uma planta dentro de casa traz, podem acabar sendo maiores do que aparentam de cara.

A começar pela qualidade de vida que é aumentada imediatamente com o ambiente mais oxigenado. Plantas também podem acabar fornecendo coisas como ervas para chá e bebidas, criando uma funcionalidade em locais como apartamentos, como descrito antes. E por último, mas não menos importante, as plantas também servem como decoração extremamente flexível.

Elas também podem dar espaço para novas cores dentro de um lar e também pode ser ajustadas de acordo com o resto da casa. A simetria pode ser utilizada junto das plantas também, a partir da quantidade usada e da maneira que é disposta, principalmente quando se utilizam vasos que combinam com o resto do cômodo. E essas são apenas algumas das maneiras de pensar nelas como objetos de decoração. É também possível colocá-las em locais inusitados como no teto ou em outros móveis.

O importante na hora de usar as plantas está somente no cuidado para que elas não sejam perdidas. Porém, é um cuidado mínimo frente às inúmeras possibilidades de uso que se tem com elas. Quando se trata de pensar em decoração chique e barata, as plantas demonstram que realmente não é necessário ir muito longe.

Siga a Noli nas redes sociais e aproveite outras dicas!

Índice do Conteúdo

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.