Custo de mudança: saiba o que considerar no seu cálculo

Por falta de experiência, algumas pessoas não sabem como reduzir o custo de mudança residencial, ou imaginam que esta atividade consiste em uma simples contratação de carreto. Ao contrário do que elas pensam, mudar pode ser cansativo para quem não se planeja.

O prejuízo também pode ser financeiro para aqueles que pulam as etapas de um planejamento efetivo e escolhem o serviço mais barato, o que pode acabar em problemas como a quebra de móveis, uma bagagem maior do que o necessário e um orçamento que não condiz com as suas necessidades. 

Antes de agendar um carreto, ou contratar uma transportadora, é preciso entender os fatores determinantes para o custo de mudança, que está ligado à diária do caminhão, o número de profissionais contratados, o material das embalagens, e a distância, entre outras coisas.

Por isso, pensamos em uma lista com cinco itens importantes para quem quer calcular o custo de mudança:

Faça vários orçamentos de custo de mudança

custo de mudança - mulher fazendo anotações

O planejamento e a análise são fundamentais para quem deseja fazer uma mudança. Você vai precisar de tempo e disposição para encontrar a melhor opção, levando em conta fatores básicos, como o que você vai levar e quais tipos de serviço vai contratar.

Por isso, vale a pena fazer mais de um orçamento, para ter o controle do custo de mudança e como ela será feita, evitando a pressão de fechar negócio por não ter outras opções à sua disposição. 

Vale a pena colocar no papel o que você vai levar, escolhendo apenas o essencial. Itens dispensáveis podem ser vendidos ou até doados. Lembre-se de que eles influenciam no tipo de caminhão e no custo de mudança.

Ao considerar os fretes, pense nos serviços à sua disposição também. Enquanto transportadoras oferecem serviços para embalar, carregar, descarregar, desmontar e montar móveis, o fretado conta com apenas o transporte.

Existem outros fatores que podem pesar no seu custo de mudança, como a segurança dos móveis, que podem precisar de uma apólice de seguro, caso sejam delicados ou tenham um valor comercial alto.

A mudança é estadual ou interestadual?

custo de mudança - pessoas olhando um mapa

As mudanças estaduais implicam em mais tempo de viagem, mais gastos e, consequentemente, mais trabalho. É aí que as empresas especializadas em mudanças deste tipo devem ser consideradas.

Além do planejamento extra, para lidar com os contratempos e contornar o cansaço, você pode explorar as opções ao seu alcance, como encontrar embalagens de qualidade, montadores e um serviço que ofereça rastreamento do veículo. 

Estas opções fazem parte da rotina de uma transportadora, que pode acomodar os móveis e outros itens em caminhões com baú maior, de acordo com a preferência por uma única viagem, a fim de reduzir o custo de transporte. 

Além de contratar uma empresa, você pode se antecipar e evitar o cansaço de uma viagem desgastante entre estados. Separe os itens de maneira coerente, para encontrá-los rapidamente, imaginando o que você vai usar ao chegar na casa nova.

Também é importante se atentar aos preços ocultos. Algumas empresas cobram por serviços que não são considerados no orçamento, por isso, certifique-se de quais serviços vai precisar e quais pode dispensar. O custo por embalagens, desmonte de guarda-roupas e carregamento nem sempre estão explícitos para os clientes.

Horário da mudança

relógio mostrando as horas

Assim como as plataformas de transporte urbano, os aplicativos de frete variam o preço de acordo com a demanda. Viajar em horários com menos tráfego pode ser uma vantagem para quem quer economizar. A lógica que determina esta variação é a demanda dos serviços, de acordo com a região em que os motoristas fazem o check in

Se você agendar um frete para as 14 horas, por exemplo, e achar que o valor está um pouco elevado, vale a pena pensar em um horário diferente, que tenha menos veículos rodando e menos pessoas usando as plataformas de frete.

Outra questão a se levar em conta é a restrição de horário que condomínios impõem aos moradores. Em alguns casos há um horário já determinado pelo condomínio, em outros é necessário o agendamento. 

Além disso, ao agendar uma mudança, garanta que o motorista vá chegar no seu destino antes das 18 horas, o que costuma ser o final do horário comercial de algumas regiões, principalmente as afastadas dos centros. Assim, você pode resolver problemas urgentes como comprar uma lâmpada, ou consertar um chuveiro na nova residência. 

Volume de bagagem

carregador de mudança

O valor do frete, seja para carreto ou transportadora, é baseado em diversos fatores. Porém, dois deles são determinantes para o custo de mudança: a distância e o volume da carga. 

Como não há possibilidade de diminuir a distância, você deverá se esforçar para reduzir o volume. Alguns itens pessoais são de extrema importância, enquanto outros são dispensáveis, mesmo com o apreço de seus donos. 

Cabe ao cliente o discernimento do que é essencial para ele, pois a bagagem influencia diretamente o peso, o tamanho do baú, tipo de veículo e até o consumo da gasolina. Uma bagagem mal planejada pode aumentar o custo de mudança e deixar o processo mais complexo.

Um bom exercício para saber o que deve ou não ser levado é imaginar os obstáculos que você enfrentará durante esta mudança. Se pergunte se todos os móveis passarão pelas escadas sem a ajuda de carregadores, ou terão a mesma durabilidade depois de desmontados e remontados.

Uma alternativa é vender aquilo que não fará parte da mudança, aumentando assim os recursos financeiros que podem ser direcionados para caixas, montadores, entre outras coisas.

Seguro para mudança

pessoas assinando contrato de locação

Quanto maior a distância, como no caso da mudança interestadual, ou o número de objetos transportados, maior é a necessidade de um serviço de seguro para garantir que você não será prejudicado em caso de roubo do caminhão ou quebra de algum item mal manuseado.

Neste caso, é importante distinguir a mudança feita por transportadoras e motoristas autônomos. A primeira opção de frete costuma oferecer apólices de seguro para garantir que eventuais problemas não atrapalhem a mudança, enquanto a segunda, não.

A apólice de seguros pode ser feita por uma seguradora, caso o fretado autônomo não trabalhe com este tipo de recurso. Entretanto, ainda sim, é mais interessante contar com as transportadoras, dependendo da complexidade do transporte e do valor da carga. 

Pouco adiantaria reduzir o custo de mudança por não utilizar o seguro, mas perder os itens por conta de roubos ou quebra, o que resultaria em prejuízo. 

Conclusão sobre o custo de mudança

Por mais que as mudanças não sejam frequentes para quem não trabalha com o ramo de transportes, não deixam de ser uma tarefa que exige esforço e planejamento. 

Ao precisar de um trabalho de frete para transportar móveis, algumas pessoas acabam se esquecendo de racionalizar este processo e separá-lo em etapas, para evitar que a mudança seja desagradável e o seus desafios apareçam de uma só vez.

Mais do que reduzir o custo de mudança, o planejamento foca na eficiência e as vantagens do serviço que estiver mais alinhado com as necessidades do cliente, que estará investindo tanto no transporte, quanto em uma experiência satisfatória. 

Nos siga nas redes sociais para ficar por dentro dos novos conteúdos e dicas da Noli.

Índice do Conteúdo

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *