Cronograma para mudança residencial: como facilitar esse processo

Fazer uma mudança é um acontecimento muito importante, afinal, mudar de casa, muitas vezes, significa mudar de vida. Dito isso, para começar essa nova fase com o pé direito, é indispensável planejar bem cada etapa do processo. Uma estratégia que pode facilitar muito isso é criar um cronograma para mudança residencial.

Nele, você pode deixar anotado com antecedência todas as tarefas relacionadas à mudança, como a embalagem dos seus pertences, contratação de serviços e a transferência de assinaturas, por exemplo. Nesse artigo, separamos algumas dicas de como preparar um cronograma eficiente, de modo que a mudança ocorra gerar um stress.

Cronograma para mudança residencial

mulher organizando roupas em caixas

Um bom cronograma para mudança residencial não diz respeito apenas às atividades que deverão ser realizadas no dia da mudança. Na verdade, a organização deve começar bem antes para evitar quaisquer complicações de última hora.

Dito isso, o primeiro passo ao planejar o cronograma é estabelecer um dia para selecionar e classificar todos os itens da sua casa. O ideal é que isso seja feito o quanto antes, assim que a mudança for confirmada. Você pode separá-los em quatro categorias de acordo com o destino de cada um: os que irão para a casa nova, os que serão doados, os que serão vendidos e, por fim, os que serão jogados fora.

Primeiramente, selecione tudo que será levado na mudança. É essencial fazer isso com antecedência, pois, desse modo, você terá uma noção da quantidade de caixas e de outros materiais para embalagem que serão necessários. Além disso, você poderá saber qual o tamanho do veículo mais adequado para o transporte.

O desapego é muito importante na hora da mudança, afinal, esse é um momento de recomeço e, portanto, é uma boa oportunidade de se livrar de objetos que não utiliza mais. A doação é uma ótima forma de fazer isso, principalmente, por ser uma maneira de ajudar pessoas em necessidade. Muitos itens podem ser doados: roupas, cobertores, brinquedos, livros, móveis, entre outros. Consulte instituições de caridade da sua cidade para saber mais.

A doação é a melhor opção para a maioria dos pertences. Porém, a mudança residencial é um processo que pode ser bem dispendioso. Por isso, como uma forma de compensar parcialmente os gastos, você também pode separar alguns objetos para a venda.

Para finalizar, jogue fora todos os outros itens que não se encaixam nessas três categorias.

Definindo os prazos do cronograma para mudança residencial

relógio em cima de uma mesa

Se você seguiu as instruções do tópico anterior, sobraram na sua casa apenas os pertences que irão com você para o novo imóvel. Dito isso, a etapa seguinte que deverá estar presente no seu cronograma para mudança residencial é a preparação e embalagem desses itens para o transporte.

Essa parte pode ser bem trabalhosa, por isso, a nossa sugestão é começar a embalar tudo pelo menos 15 dias antes da mudança. Desse modo, você poderá fazer com calma e organizar melhor os pertences. Além disso, ao embalar de pouco em pouco será mais difícil esquecer algum item, o que acontece muito quando se deixa isso para a última hora.

Já publicamos artigos sobre a embalagem de diversos itens para mudança, como taças de cristal, TVs, geladeiras, fogões, mesas, etc. Portanto, certifique-se de consultar o nosso blog para resolver quaisquer dúvidas sobre o assunto!

Não tenha pressa na hora da mudança

família se preparando para mudança

Outra parte importante de uma mudança é fazer a transferência de assinaturas e endereços de cobrança para o novo imóvel. Portanto, conforme o dia da mudança se aproxima, comece a contatar as empresas de celular, cartões, internet, energia elétrica, água e quaisquer outros serviços relevantes.

Para finalizar o seu cronograma para mudança residencial, crie uma lista do que deverá ser feito no dia da mudança. Portanto, para facilitar na hora de esvaziar o imóvel antigo, estabeleça uma ordem de acordo com os cômodos. Desse modo, as caixas no caminhão ficarão mais ou menos agrupadas de acordo com os ambientes, o que vai facilitar muito na hora de organizar a casa nova. 

Além disso, anote no cronograma toda a documentação que será necessária ao se mudar, principalmente, se você estiver se mudando para um condomínio, afinal, é muito comum ter que realizar um cadastro de entrada.

Conte com a Noli para facilitar sua mudança

como fazer cronograma para mudança residencial

A melhor maneira de facilitar todo o processo de mudança é deixar o trabalho para uma empresa especializada. Encontrar uma transportadora competente e confiável é indispensável e, nisso, o aplicativo da Noli pode lhe ajudar muito!

Para utilizar a plataforma é muito fácil. Primeiro baixe o app pela Google Play Store ou pela Apple Store, depois é só informar todos os dados da sua mudança: a data, os endereços de origem e destino, assim como uma lista detalhada com todos os itens da mudança. 

Você também pode solicitar serviços adicionais como a embalagem dos pertences, içamento de carga e, inclusive, mais ajudantes para fazerem o carregamento e descarregamento. Depois disso, a Noli seleciona os motoristas mais adequados para realizar o serviço e calcula o orçamento instantaneamente, evitando surpresas desagradáveis na cobrança.

Além do app, a Noli também trabalha com o aluguel de caixas de plástico para mudanças, que podem facilitar muito o transporte dos seus itens. Compostas de um plástico muito resistente, as caixas podem suportar até 150 kg e comportam 100 litros de volume, além de poderem ser lacradas e identificadas facilmente. O pagamento por elas pode ser feito a vista por boleto ou em até 3 vezes no cartão de crédito. Vale lembrar que a entrega e retirada desses materiais são inteiramente responsabilidade da Noli!

Essas foram as nossas dicas de como planejar eficientemente um cronograma para mudança residencial. Ficou claro que a mudança não precisa ser um processo estressante, basta saber administrar bem as suas etapas e, principalmente, contratar uma empresa de qualidade. Portanto, evite complicações e faça já a sua mudança com a Noli!

Índice do Conteúdo

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.