Saiba como transportar um colchão de casal

Na mudança residencial, o mais comum é ficar preocupado em como será feito o transporte de objetos mais delicados, como eletrodomésticos ou taças, por exemplo. No entanto, existem alguns itens que, apesar de não parecerem tão frágeis, podem exigir certos cuidados para que tudo ocorra bem. Este é o caso dos colchões, principalmente aqueles de camas de casal e de cama box, por serem maiores e mais pesados, por isso é preciso saber como transportar um colchão de casal adequadamente.

Se esse objeto não for transportado da maneira correta, poderá ocorrer uma série de problemas. Entre os principais estão os danos no colchão, infrações de trânsito e, inclusive, acidentes. Portanto, se você vai fazer uma mudança ou se simplesmente acabou de comprar e decidiu levar por conta própria um colchão para casa, não se preocupe. Separamos algumas dicas para deixar mais simples o processo de como transportar um colchão de casal. Veja a seguir:

Embale o colchão para transporte da forma correta

plástico bolha para embalagem

O primeiro passo para saber como transportar um colchão de casal é entender como deve ser feita a sua embalagem. Isso será crucial para evitar manchas, rasgos e furos durante o trajeto.

Uma das maneiras mais utilizadas para proteger o colchão é utilizar o plástico bolha. Para isso, envolva o item por completo. Não economize nas camadas, se certificando de não deixar nenhum espaço vulnerável. Para garantir que o plástico não irá se soltar durante a viagem, aplique bastante fita adesiva nas extremidades do material.

De forma semelhante, outra alternativa é utilizar o papelão ondulado no lugar do plástico bolha. Dependendo da quantidade de camadas aplicadas, este material pode ser até mesmo mais eficiente na proteção, principalmente por ser mais resistente que o plástico, reduzindo o impacto de qualquer golpe que o objeto possa sofrer.

Se o caso for de uma cama box conjugada, isto é, quando a estrutura da cama é ligada ao colchão, será necessário dar uma atenção especial aos seus pés. Por eles geralmente não poderem ser removidos, garanta a sua proteção aplicando várias camadas de plástico bolha em cada um dos pés. 

Além disso, fique atento às medidas das vias de acesso da sua casa (portas, corredores, vãos de escada, etc.), pois como a cama conjugada não pode ser desmontada, talvez ela seja grande demais para ser carregada do modo habitual. Por isso, talvez seja necessário contratar um serviço de içamento, que irá remover a sua cama pela janela ou sacada.

Desmonte o que for possível

pessoas montando móveis

Por outro lado, se a cama possuir peças que permitam ser desmontadas, não deixe de fazer isso, pois irá facilitar muito no processo de como transportar um colchão de casal.

Por exemplo, no caso de camas box maiores, como as de colchões king e queen size, é bem provável que elas sejam do modelo bipartido. Como o próprio nome indica, a sua estrutura é separada no meio, totalizando 8 pés. Diferentemente das camas conjugadas, o colchão pode ser separado, o que facilita o transporte.

Portanto, leia o manual para saber como desparafusar as duas bases, retirar os pés e as gavetas, caso as possuam. Depois de separadas as peças e o colchão, embale cada uma delas individualmente, coloque as menores em uma caixa e faça o transporte por partes, se o seu veículo não for capaz de comportar todas de uma vez.

O que não fazer ao transportar um colchão de casal

colchão de casal dobrado

Uma das lições mais importantes na hora de aprender a como transportar um colchão de casal é entender que este item não pode ser dobrado. É comum que o instinto inicial seja o de dobrá-lo para economizar espaço, porém, isso pode pressioná-lo e comprometer a integridade do material.

Se você for utilizar cordas para fixar o colchão no veículo, procure não amarrar diretamente no objeto, pois isso também pode deformá-lo. Para isso, utilize algum tipo de base rígida (tábuas ou placas de plástico) nas extremidades.

Na hora do carregamento, não tente fazer tudo sozinho. Peça ajuda a pelo menos mais uma pessoa, pois, por causa do peso e dimensões do colchão, o objeto pode cair e se danificar. Além disso, carregar ele sozinho por escadas pode ser perigoso.

Como transportar um colchão de casal

saiba como transportar um colchão de casal

Depois do colchão ser adequadamente embalado, chegou o momento de colocá-lo no veículo de transporte. Antes de mais nada, certifique-se de que o local onde ele será posicionado esteja limpo e seco para não prejudicar o objeto.

Vale lembrar que no caso de o objeto se sujar, não demore para fazer a sua limpeza, seja ela feita por você mesmo ou por profissionais especializados no assunto. Dormir em um colchão úmido ou empoeirado poderá fazer mal à saúde, causando alergias e doenças respiratórias.

A maneira de transportar o colchão vai depender do veículo utilizado. Portanto, se for um caminhão, garanta que o item não irá se mexer dentro do baú. Já se for um carro, coloque-o no teto através do uso de cordas elásticas com ganchos. O importante é que ele se mantenha fixo e plano.

Se você optar por levar o colchão no teto do carro, existem alguns cuidados a serem tomados para evitar infrações de trânsito. Entre as principais atitudes que podem resultar em multas ou até mesmo acidentes estão em deixar a carga: 

  • Arrastando no chão;
  • Atrapalhando a visibilidade do motorista;
  • Ocultando a placa;
  • Tampando as luzes do veículo (setas e faróis);
  • Ultrapassando 50 cm de altura;
mulher deitada em colchão

O colchão é um dos itens mais essenciais na casa, pois está diretamente ligado ao seu descanso e saúde. Por isso, aprender as melhores maneiras de como transportar um colchão de casal é indispensável para garantir a proteção desse pertence.

Se você está planejando uma mudança dentro da Região Metropolitana de São Paulo, fazer o transporte do colchão, cama e qualquer outro objeto pode ser mais fácil do que parece.

Ao invés de tentar levar tudo por conta própria, você pode encontrar motoristas que poderão fazer todo o trabalho para você.

O aplicativo da Noli permite que você entre em contato com os transportadores de maneira muito prática. Basta que você informe os dados da sua mudança e as especificidades de cada item que deverá ser levado. Em seguida, a Noli seleciona os motoristas ideais para a sua situação e você poderá facilmente examinar o orçamento de cada um, comparando os preços e vantagens. 

Não adie mais a sua mudança por inseguranças relacionadas ao transporte dos seus pertences, baixe o app na Apple Store ou na Google Play Store e faça um orçamento de forma totalmente on-line!

Nos siga nas redes sociais para ficar por dentro dos novos conteúdos e dicas da Noli.

Índice do Conteúdo

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *