Dicas de como transportar piano na sua próxima mudança

Na hora de fazer uma mudança residencial, uma das principais preocupações é garantir que os seus pertences não irão se perder ou se danificar durante o transporte. Uma das categorias de objetos mais frágeis são os instrumentos musicais. O piano, por exemplo, merece uma atenção especial devido às suas dimensões e peso. Por essas razões, é muito importante saber a forma correta de como transportar piano.

Já ensinamos o procedimento de transportar eletrodomésticos como o fogão, a geladeira e a máquina de lavar. No caso deste artigo, separamos algumas sugestões valiosas de como transportar um piano.

Verifique o tamanho e peso do seu piano

verifique as medidas do seu piano

O primeiro passo ao aprender a como transportar piano é medir as suas dimensões, assim como o seu peso. Dessa maneira você saberá qual o tipo de transporte que será necessário para realizar o carregamento do instrumento musical.

Primeiramente, vamos aprender quais são os tipos de pianos existentes atualmente no mercado. 

Um dos tipos mais comuns é o piano digital, que se assemelha a um teclado. Essa categoria é bem popular entre alunos principiantes, pois é capaz de simular o som de um piano tradicional, porém possui um preço mais em conta. Para realizar o seu transporte, não existem segredos: mesmo possuindo o mesmo número de teclas que um piano acústico (88), o seu peso e tamanho são consideravelmente menores e podem ser levados em bolsas específicas sem maiores complicações.

Por outro lado, os pianos acústicos costumam exigir cuidados especiais. Essa categoria ainda pode ser separada entre outros dois tipos: o piano de cauda e o piano vertical, também conhecido como piano de armário. Como o próprio nome da categoria indica, esses instrumentos musicais não são eletrônicos, por isso, necessitam de toda uma armação interna para poder emitir o seu som característico.

O piano de cauda é aquele que possui as suas cordas e sua estrutura interna dispostas na horizontal, por isso, necessitam de um espaço maior. Por existirem diversos modelos desse tipo de piano, as suas dimensões variam: a altura tem por volta de 100 cm, o comprimento pode variar de 134 cm até 300 cm e a largura, de 135 cm à 160 cm. Já o peso pode oscilar entre 200 kg até cerca de 500 kg.

No caso do piano vertical, como o nome indica, as cordas e a armação interna são orientadas na vertical. A altura pode ter de 100 cm até 150 cm, o comprimento varia de 140 cm até 150 cm e a largura fica entre 50 cm e 60 cm. O seu peso costuma ser menor que os pianos de cauda, variando entre 120 kg e 300 kg.

Devido às dimensões e o peso, os pianos acústicos são os que dão mais trabalho na hora da mudança. Os modelos menores podem ser carregados através de transporte manual, no entanto, os maiores podem precisar de um serviço de içamento. De qualquer maneira, é indispensável contratar mão de obra especializada para realizar o transporte desse tipo de objeto, o que nos leva ao segundo ponto:

Contrate uma empresa especializada para transportar piano

contrate uma empresa especializada

Como foi possível perceber no item anterior, existem modelos de pianos acústicos que possuem tamanho e peso muito elevados para serem carregados por conta própria. Por essa razão, a nossa segunda dica no passo a passo de como transportar piano envolve solicitar ajuda de uma empresa especializada nisso.

Uma transportadora confiável será capaz de analisar as dimensões do seu piano, assim como as medidas das vias de acesso (corredores, escadas e elevadores) do seu imóvel, para descobrir qual a melhor maneira de realizar o transporte. Dessa maneira, através de funcionários treinados e equipamentos adequados, a empresa se ocupará de todas as etapas do translado, seja através do içamento ou do carregamento manual.

Vale lembrar que uma forma eficiente de encontrar uma empresa que seja capaz de realizar a remoção e o transporte do seu piano é através do aplicativo da Noli. A plataforma disponibiliza vários transportadores que atendem às particularidades da sua mudança e calcula automaticamente o orçamento de cada um.

Na hora de transportar piano todo cuidado é pouco

melhores maneiras de transportar piano

Uma das principais razões de deixar o trabalho para quem sabe como transportar piano é que ele é um instrumento muito sensível.

Quando o seu carregamento e transporte é feito de maneira inadequada, o piano pode ter a sua superfície danificada, os pés podem quebrar e até mesmo peças fundamentais para o seu funcionamento podem ficar comprometidas. O preço do conserto pode sair bem caro e um piano novo, mais ainda.

Além disso, devido ao seu peso, o piano pode inclusive causar estragos no chão e nas paredes do imóvel. Sem contar que um objeto dessas proporções pode machucar caso ele caia em alguém. Portanto, não tente fazer tudo sozinho!

Afinamento

afinando piano

A etapa final ao aprender como transportar piano é entender que este é um instrumento que deve estar milimetricamente ajustado para cumprir as suas funções. Por isso, mesmo se o transporte tiver sido realizado da maneira adequada, é muito provável que seja necessário afinar.

Tanto as movimentações durante a mudança quanto as variações de temperatura são capazes de desajustar as cordas do instrumento. Portanto, depois de colocado o piano no seu local na casa nova, é o momento de entrar em contato com um profissional para realizar a afinação. 

Diferentemente do violão, por exemplo, a afinação do piano é muito complexa. Um técnico habilitado será capaz de fazer isso, além de poder examinar o instrumento para saber se ele sofreu alguma avaria durante o transporte.

como transportar piano

Se você está adiando a sua mudança pois não sabe muito bem como transportar piano? Sem problemas! Acesse o app da Noli para encontrar uma empresa especializada que cuide de todo o processo para você. Vale lembrar que, até o momento, a Noli apenas realiza mudanças e fretes dentro da Região Metropolitana de São Paulo.

Índice do Conteúdo

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.