Tudo sobre como transportar geladeira

A geladeira é um dos eletrodomésticos mais importantes em uma casa. Porém, por causa do seu tamanho e peso, também é um item que exige muitos cuidados na hora da mudança. Já ensinamos como embalar e levar a máquina de lavar, o fogão e a TV em uma mudança. Agora é a hora de aprender a como transportar geladeira. Confira na sequência as nossas dicas:

Antes da mudança

esvaziar geladeira para mudança

Antes mesmo de pensar na embalagem e em como transportar geladeira, existem alguns cuidados prévios a serem tomados.

Quando estiver chegando o dia da mudança, tente planejar a compra de alimentos congelados e perecíveis para que eles acabem antes desse momento. Afinal, a sua geladeira ficará desligada por horas e existem muitos produtos que podem estragar nesse período. Além disso, quanto menos itens, mais fácil será o transporte.

Já no dia anterior à mudança, desligue o eletrodoméstico da tomada para que o descongelamento aconteça antecipadamente. Isso evita vazamentos durante o transporte e também reduz o peso do objeto.

Retire todos os produtos e alimentos e coloque-os em caixas de isopor ou bolsas térmicas para serem preservados. Essa é uma boa hora para jogar fora aqueles itens vencidos que às vezes são esquecidos na geladeira. Além disso, aproveite que o eletrodoméstico está vazio para limpar o seu interior.

Finalmente, tire todas as peças removíveis da geladeira, como bandejas, prateleiras e gavetas. Caso você deixe esses itens dentro do eletrodoméstico, os movimentos durante o trajeto poderão causar danos na parte interna do objeto, comprometendo o seu funcionamento. Portanto, enrole cada parte utilizando plástico bolha e coloque-as em uma caixa separada. Não se esqueça de identificar a caixa para evitar confusão depois.

Embale a geladeira para o transporte  

embalagem para transportar geladeira

O próximo passo no processo de como transportar geladeira é prepará-la para a viagem. Caso o eletrodoméstico não seja embalado corretamente, ele estará vulnerável aos possíveis impactos que podem ocorrer durante o trajeto.

Portanto, para evitar arranhões e amassados, enrole o item com bastante plástico bolha ou papelão ondulado. Se não tiver esses materiais, você também pode utilizar um cobertor ou uma manta espessa. Lembre-se de proteger bem os cantos, os pés e a maçaneta da geladeira.

Além disso, um detalhe que não pode faltar é fixar as portas do eletrodoméstico com fita adesiva ou cordas elásticas para que elas não se abram durante o carregamento e a viagem.

Como transportar geladeira

como levar geladeira em transporte

Depois de esvaziar a geladeira e embalá-la, chegou a hora de colocar o eletrodoméstico no veículo de transporte e levar até a outra residência.

Por ser um item pesado e extenso, não recomendamos fazer o carregamento sozinho. O ideal é chamar algum amigo ou, inclusive, contratar ajudantes para auxiliar nessa parte. 

Antes de levar, meça as dimensões das vias de acesso da sua casa, isto é, descubra se a geladeira pode ser carregada através das portas, corredores, escadas e elevadores. Caso o eletrodoméstico seja grande demais para a passagem, talvez seja necessário contratar um serviço de içamento, que irá retirar o objeto pela janela ou pela sacada.

Ainda, se você morar em um condomínio, é importante consultar o regulamento para se informar sobre possíveis normas relacionadas ao carregamento de objeto pela área comum do prédio. É muito comum existirem horários a serem respeitados para fazer mudanças, por exemplo.

Ao colocar a geladeira no veículo de transporte, certifique-se de posicioná-la em pé e utilize cabos com ganchos para impedir que ela tombe durante o transporte. 

O que não fazer ao transportar geladeira!

transportar geladeira na mudança

Para finalizar este passo a passo de como transportar geladeira vamos citar algumas dicas do que deve ser evitado, garantindo que o eletrodoméstico chegue na casa nova sem danos ou problemas de funcionamento.

Um detalhe essencial que costuma ser ignorado é que a geladeira (e qualquer outro equipamento de refrigeração) não pode ficar na posição horizontal. Como foi dito no item anterior, o eletrodoméstico deve ser colocado na vertical, pois dessa forma não se corre o risco dos gases e óleos presentes na sua tubulação vazarem.

Mesmo se a geladeira for posicionada em pé, os movimentos durante o trajeto podem fazer com que estes fluidos internos fiquem desorganizados. Por isso, é interessante esperar no mínimo 2 horas para ligá-la novamente

Por último, é comum que a geladeira se suje um pouco durante a mudança, portanto, não armazene os seus alimentos nela antes de fazer uma limpeza básica.

Por causa das suas funcionalidades, a geladeira é um dos eletrodomésticos mais populares das nossas moradias. São por essas razões que é preciso ter muito cuidado com o seu transporte durante uma mudança.

Se você leu este passo a passo de como transportar geladeira e mesmo assim prefere não se arriscar e fazer você mesmo, existe uma outra opção certamente mais simples: contratar uma empresa especializada.

Há muitos estabelecimentos que não só se responsabilizam pelo transporte dos seus pertences, mas também podem cuidar de todo o processo de embalagem. Um jeito fácil de entrar em contato com empresas capazes de fazer a sua mudança é acessar o aplicativo da Noli, que está disponível na Google Play Store e na Apple Store.

Essa plataforma totalmente digital recolhe todos os dados da sua mudança, ou seja, quais objetos serão levados e os endereços de origem e destino, além de permitir que você informe qualquer particularidade adicional. Em seguida, o app seleciona as transportadoras que possuem os funcionários e o equipamento necessário para realizar a mudança de maneira segura e eficiente. A plataforma inclusive calcula automaticamente o orçamento de cada opção, facilitando a sua escolha.

Portanto, se você está adiando a sua mudança por que está com dúvidas sobre o transporte dos seus móveis e eletrodomésticos, não demore mais! Faça um orçamento pela Noli e evite dores de cabeça.

Nos siga nas redes sociais para ficar por dentro dos novos conteúdos e dicas da Noli.

Índice do Conteúdo

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.