Entenda como transportar ar condicionado em segurança

Uma dúvida que ocorre bastante na hora da mudança é se vale ou não a pena levar tudo dentro de casa. Certos itens e componentes elétricos, como o ar condicionado, acabam dando trabalho para pessoas que não sabem efetivamente como transportá-lo na hora da troca de lar. O ideal, sempre, é saber como transportar ar condicionado antes de fazer qualquer manuseamento do aparelho.

Principalmente porque vale bastante a pena levá-lo na hora da mudança. Se trata de um bem que pode ser bastante conveniente em uma casa ainda não estabelecida, e basta saber corretamente o procedimento de transporte dele para que nenhum prejuízo seja tomado. 

Cuidados necessários no transporte de ar condicionado

melhor forma de transportar ar condicionado

Dentre os cuidados prévios ao transporte do aparelho, o principal é chamar um profissional para que a desinstalação ocorra da melhor maneira possível. Retirar o ar condicionado da parede exige uma pessoa capaz de performar diversos procedimentos bastante delicados, que se não forem feitos por alguém competente, pode acabar danificando o produto ou qualquer coisa que esteja perto dele, devido ao possível vazamento de água ou gás. Dentre eles estão a limpeza intensa do produto que não pode ser feita com água pura, mas sim com detergente e produtos específicos para esse tipo de procedimento. A lavagem deve ser intensa para que nenhum resíduo fique presente durante a troca de lar.

Dessa forma, na hora de planejar como transportar o ar condicionado é preciso escolher a empresa que será responsável por esse transporte. Pois dentre os procedimentos envolvidos, o primeiro é o de retirada de gás do produto. Esse é justamente um dos exemplos a respeito do porque é necessário a ajuda de profissionais competentes, porque na hora que o gás é retirado, se tudo não for feito corretamente, qualquer gás ainda presente pode acabar danificando permanentemente os componentes elétricos.

Isso acontece porque o próximo passo envolve a despressurização seguida da retirada dos tubos e drenos, momento crucial em que o aparelho é então finalmente retirado da parede. Se o aparelho ainda conter gás dentro dele, a retirada dos tubos então torna-se inviável. E esse é outro momento importante, pois os tubos e drenos retirados, caso estejam em boas condições, podem ser reaproveitados. Um bom planejamento na hora de entender como transportar ar condicionado pode ser crucial para também economizar.

Outras coisas como suportes, pinos e parafusos também podem ser reaproveitados. Contanto que tudo esteja separado, em sacos plásticos, e o ar condicionado esteja em uma boa posição, preferencialmente junto de plástico bolha cobrindo as partes mais importantes na hora de ser transportado, todos os cuidados estão então devidamente prontos para a mudança.

Como transportar ar condicionado

Agora, quando se trata da mudança em si, existe também outra informação crucial que muitas pessoas não têm conhecimento. Tem a ver com a posição do aparelho com relação ao veículo de transporte.

Primeiramente, todo e qualquer tipo de aparelho de refrigeração possui dentro de si um condensador. Esse condensador, talvez a peça mais importante desse produto elétrico, tem a função de regular a pressurização dos tubos e seus líquidos, para que tudo dentro dele possa fluir. Caso esse condensador seja inclinado, mesmo que um pouco mais de 30 graus, os líquidos dele então começam a se mover de maneira que não é ideal, entupindo tubos que fazem o aparelho funcionar, podendo até mesmo causar a explosão dos componentes.

Por isso mesmo, para saber como transportar ar condicionado é preciso primeiro saber em que veículo ele vai ser transportado. Em carros, o ar condicionado pode ser levado tanto no banco, amarrado, quanto na parte traseira de uma caminhonete ou fiorino. Contanto que ele esteja firmemente em um ângulo reto, é certo que nada dentro dele será afetado incorretamente na hora da mudança.

Como transportar ar condicionado portátil

como transportar ar condicionado

De uma forma diferente, outros aparelhos de ar condicionado, como o portátil, também necessitam de cuidados na hora do transporte. Envolvendo também a sua posição, o ar condicionado portátil possui uma leve diferença na explicação do porque deve ser carregado em pé.

Com uma composição diferente, mas contando com o mesmo condensador, o ar condicionado portátil possui uma bandeja de água, que está basicamente separada do aparelho, em uma posição absolutamente sensível, em que qualquer virada ou tombada, pode fazer com que a água escorra. Não é preciso falar da complicação que um aparelho elétrico pode ter ao entrar em contato com a água. Não só a perda total do produto, mas também o alto risco de um curto circuito que pode gerar um incêndio ou causar choque em quem entrar em contato.

Por isso mesmo, é simples o objetivo quando se quer saber como transportar ar condicionado. Seja ele split ou portátil, ele deve ser manuseado em pé, não importa as composições ou categoria do aparelho. Isso se aplica sempre para aparelhos refrigerados, e é um dica que todos devem estar cientes para não ter nenhum prejuízo.

Chame a Noli!

A Noli tem experiência de anos no mercado, sendo a empresa de frete mais popular de toda a Grande São Paulo. Com o atendimento direto através do aplicativo é possível estabelecer tudo que será levado durante a mudança. Saber como transportar ar condicionado é apenas uma das especialidades da empresa, capaz de levar tudo aquilo que você precisa para ter um lar confortável.

Com caminhões sempre a disposição, é possível também adaptar o veículo da mudança para que ele seja exatamente aquilo que uma pessoa precisa, nem muito caro, nem pequeno demais. Dessa maneira, o melhor serviço possível pode atender o cliente diretamente da maneira que deve ser, sem custos desnecessários, e consciente dos cuidados que cada bem exige de uma empresa de mudança, com a rapidez que só o aplicativo da Noli permite. Tudo isso com agendamento e pagamento pelo app! Podendo até ser parcelado no cartão de crédito.


BAIXE AGORA O APP DA NOLI!!

Índice do Conteúdo

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.