Saiba como transportar alimentos congelados na mudança

Na hora da mudança, é muito comum ficar preocupado com o transporte de objetos como a TV e o sofá que acabamos esquecendo que os alimentos também são itens de mudança. Principalmente aqueles que são perecíveis e devem ficar refrigerados são os que exigem alguns cuidados especiais para que não estraguem durante a mudança. Para que não haja problemas relacionados a isso, preparamos um artigo para explicar como transportar alimentos congelados.

Transporte dos alimentos em geral

saiba como transportar alimentos

Antes de tratar sobre como transportar alimentos congelados especificamente, vamos apresentar algumas dicas de como levar qualquer tipo de comida na viagem de mudança.

O primeiro passo é separar os alimentos perecíveis dos não-perecíveis, isto é, separar aqueles que ficam na geladeira e no freezer daqueles que ficam guardados no armário.

Uma sugestão que pode facilitar na hora de organizar é ir anotando em uma lista cada item de cada categoria. Isso lhe ajudará a ter uma noção da quantidade e do volume dos alimentos. Se necessário, tire os alimentos perecíveis da geladeira para fazer as anotações, mas certifique-se de deixá-los refrigerados até chegar o momento da mudança.

Com a lista, você saberá quantos e quais materiais de embalagem serão necessários para preparar os alimentos. Aqueles que ainda estão fechados poderão facilmente serem acomodados em caixas de papelão. Fique atento aos produtos mais frágeis: se necessário coloque-os em embalagens separadas ou apenas certifique-se de não os deixar por baixo.

os alimentos que estão abertos, o ideal é colocá-los dentro de sacolas plásticas e não se esqueça de fechar bem cada sacola para evitar vazamentos.

Assim como no preparo de qualquer outra categoria de itens para a mudança, lembre-se de identificar com um adesivo ou escrevendo com uma caneta em uma parte visível de cada embalagem que contenha alimentos. Não importa se você mesmo realizará a mudança ou se irá contratar uma empresa especializada, este é um detalhe muito importante para evitar avarias e confusões com a carga.

Ao posicionar as caixas e sacolas dos alimentos no veículo de transporte, garanta que nenhum outro item de mudança poderá cair em cima. Por fim, é importante lembrar que o melhor modo de transportar produtos alimentícios é mantê-los em um local fechado, para evitar que estraguem devido a alguma influência externa, como a chuva, por exemplo.

Faça um cronograma antecipado para transportar de preferência alimentos congelados

coma os alimentos antes de mudar

Uma estratégia importante ao aprender a como transportar alimentos congelados é planejar bem as compras quando estiver chegando a data da mudança. Essa é uma forma de reduzir consideravelmente o trabalho de empacotar os alimentos para serem levados à sua nova casa.

Se você planejar bem, os produtos estarão quase acabando quando chegar a hora de fazer a mudança. Por isso, tente consumir o máximo que conseguir dos alimentos, principalmente os perecíveis.

Evite jogar fora os alimentos que sobrarem. Se você não quiser embalar e levar na mudança os produtos alimentícios ou se a viagem for muito longa, talvez seja melhor oferecê-los a algum vizinho ou a alguma outra pessoa que conheça para evitar o desperdício.

Mas e a comida congelada? Como transportá-la?

alimentos congelados e perecíveis

Depois de reduzir, na medida do possível, a quantidade de produtos perecíveis a serem levados na mudança, chegou o momento de realmente aprender a como transportar alimentos congelados.

Ao contrário dos alimentos não-perecíveis, os congelados não poderão ser armazenados simplesmente em caixas de papelão e sacolas de plástico. Portanto, quando estiver chegando a hora da mudança, tire os alimentos do freezer e coloque-os em recipientes térmicos, como uma caixa de isopor ou uma bolsa térmica.

Como medidas adicionais, você pode envolver cada item com algumas camadas de plástico-filme. Em seguida, enrole por cima algumas folhas de jornal. 

Caso a viagem for muito longa, isto é, durar mais de 1 dia, você pode garantir ainda mais a preservação dos alimentos colocando gelo seco no interior dos recipientes. Neste caso, costuma-se colocar entre 2,3 e 4,6 quilos dessa substância para cada dia de viagem. 

De preferência, coloque as embalagens que contenham os produtos congelados no interior do veículo e deixe o ar condicionado ligado para amenizar o calor.

Para finalizar esta série de dicas de como transportar alimentos congelados você pode se atentar ao horário da mudança. Se possível, deixe para fazer a mudança no final da tarde ou até mesmo à noite. Dependendo do clima da sua cidade e da época do ano, é possível que faça muito calor nas outras partes do dia. A temperatura elevada durante o trajeto, o carregamento e descarregamento pode ser suficiente para estragar os alimentos mais sensíveis.

alimentos não perecíveis

É muito útil aprender a como transportar alimentos congelados em mudanças e viagens. No entanto, se você não possuir os materiais necessários para a preservação ou se simplesmente não quer correr o risco de que os produtos alimentícios estraguem, existe uma outra alternativa: contratar uma empresa especializada.

Há muitas transportadoras de mudança que têm toda a mão de obra e os equipamentos para fazer uma mudança por completo. Ou seja, além de realizar o transporte dos seus itens, elas podem oferecer serviços adicionais de embalagem de móveis, eletrodomésticos e, inclusive, de alimentos.

O jeito mais fácil de encontrar a empresa que melhor se adequa à sua situação é utilizar os serviços da Noli. Através de um aplicativo, disponível na Google Play Store e na Apple Store, você poderá preencher todos os dados da sua mudança, listando e descrevendo cada item a ser transportado e informando quaisquer particularidades adicionais.

Em seguida, o app selecionará várias empresas capazes de atender os seus pedidos, colocando à sua disposição a relação dos custos de cada opção. Depois é só comparar cada uma e escolher a que é ideal para o seu caso. Vale lembrar que, até o momento, a Noli trabalha com mudanças e fretes dentro da Região Metropolitana de São Paulo.

Nos siga nas redes sociais para ficar por dentro dos novos conteúdos e dicas da Noli.

Índice do Conteúdo

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.