10 Dicas de Como Planejar Uma Mudança

Fazer uma mudança de casa ou apartamento pode gerar preocupação com os problemas que envolvem o transporte dos seus bens. Para que você faça uma mudança sem estresse separamos aqui 10 dicas de como planejar uma mudança rápida e segura.

É preciso pensar na disposição dos itens no momento de encaixotá-los, evitando perder tempo na hora de organizar a mudança. É preciso medir as portas e acessos para que todos os móveis passem com tranquilidade e claro, agendar com antecedência uma empresa de transportes que realize todo o serviço de frete.

Você vai conseguir fazer uma mudança de excelência, mesmo não tendo experiência nenhuma no assunto depois de ler nossas 10 dicas de como planejar uma mudança.

1 – Como planejar uma mudança com antecedência

Normalmente, tendemos a deixar as coisas para última hora, mas a tarefa de planejar uma mudança residencial é muito importante. Nossa primeira dica sobre como planejar uma mudança é separar essa fase inicial.

Você deve conseguir material para embalar a mobília e guardar seus pertences, além de conhecer melhor sua residência nova. Comece suas anotações planejando os primeiros passos para conseguir alugar suas caixas  com dias de antecedência, esse é o número de dias que você deve considerar para a preparação da mudança.

 2 – Conheça melhor sua futura residência

familia em casa nova

Para você saber o quanto vai precisar desmontar cada um dos seus móveis grandes e pesados é fundamental conhecer as medidas da próxima casa ou apartamento. Além disso, você deve fazer o planejamento da mudança de sua mobília considerando as medidas de cada entrada da casa. Essas medidas devem ser superiores às dimensões de cada item do seu inventário.

Para isso, você deve medir cada entrada de porta se não for o tamanho padrão e janela da sua nova residência. Essa segunda dica de como planejar uma mudança é mais importante se você vai morar em um apartamento e é preciso considerar quais são as entradas permitidas para que a empresa de mudança consiga realizar o trabalho com qualidade e segurança.

Lembrando que se for condomínio é preciso entender com a administradora ou síndico quais são as regras, se tem taxas adicionais, se é preciso agendar e entre outras regras que podem ser especificadas de cada condomínio.

3 – Como planejar uma mudança com check list

O checklist na hora de planejar uma mudança é fundamental: anote tudo o que está sendo guardado nas caixas para mudança, formando um inventário bem completo.

Comece anotando cada item separando seu checklist por cômodo e grau de importância. Considere um código para cada cômodo de sua casa para não ter que escrever muitas palavras em cada caixa separada para mudança. Por exemplo, os itens com mais prioridade para serem desembalados na cozinha podem ficar com o seguinte código: C01.

Veja uma demonstração de nomenclatura para seu checklist e caixas de mudança ficarem mais organizadas. Itens por prioridade para serem desembalados na cozinha:

C01 – Devem ser arrumados na cozinha nas primeiras horas depois da mudança;

C02 – Podem ser arrumados na cozinha no dia seguinte;

C03 – Podem ser organizados na cozinha durante a semana.

No checklist, em forma de tabela, você vai fazer o registro dos itens abaixo de cada título por nomenclatura e esse código deve estar registrado nas caixas correspondentes.

4 – Consiga todos os acessórios e itens para embalar sua mudança

como planejar uma mudança - mulher embalando objetos

Já sabemos que conseguir caixas é praticamente uma regra quando começamos a planejar uma mudança de residência, mas você deve ter também plástico bolha e fita silver tape.

A melhor opção é o aluguel de caixas de plástico, muito úteis no transporte de itens mais sensíveis e frágeis, além de facilitarem a identificação por terem etiquetas bem práticas, podem ser empilhadas e são mais sustentáveis.

5 – Separe embalagens para objetos de valor 

Separe caixas bem identificadas com os itens que vai precisar assim que chegar em sua nova casa, isso facilita muito a identificação e evita perda de tempo procurando em todas as demais caixas. 

6 – Tenha muito cuidado com objetos frágeis

embalando itens frágeis

Nessa etapa, você vai separar caixas e material específico para embalar peças de vidro e outros materiais que quebram com impacto. Uma dica extra é não deixar espaços vazios dentro da caixa para evitar que durante o transporte os objetos se movam e batam uns nos outros.

Além disso, você deve embalar cada item frágil com plástico bolha, folha de papel pardo ou jornal ou até mesmo utilizando tecidos. Dessa maneira, você reduz a chance de quebras.

 7 – Otimize o espaço em caixas menores para objetos pesados

Não use caixas grandes para colocar os objetos mais pesados como um conjunto de livros, por exemplo. Parece uma excelente ideia juntar tudo numa mesma caixa, porém, quando você tiver que carregar essa caixa é certo que vai ter dificuldades por conta do peso.

Carregar caixas pequenas com objetos pesados é muito mais fácil para você e evita acidentes.

8 – Como planejar uma mudança com caixas organizadas por cômodos

como planejar uma mudança - separar por cômodos

Separe cada caixa por cômodo. Além disso, não leve para outro local da casa enquanto não tiver registrado no checklist e anotado o código na caixa. Essa medida facilita a organização pós-mudança, já que cada caixa pode ser levada para seu devido cômodo independente do que haja dentro.

Agora, vamos entrar numa etapa especial.

9 – Separe pertences que não utiliza para doação ou descarte

Se você pensa em ajudar pessoas saiba que pode fazer isso mesmo durante o planejamento e execução da mudança. Enquanto você faz seu check list separe todo o material que não usa mais para doar.

E as opções são muitas: Envie para alguma creche, ong, instituições de caridade ou alguma pessoa da família que vai usar com certeza.

Certamente, você vai ter ganho de espaço na futura casa, menos custos com aluguel de caixas e menos trabalho na hora de organizar seus bens no pós-mudança.

10 – Agendar o desligamento de serviços básicos

Para concluir nossa série de dicas sobre como planejar uma mudança com qualidade e eficiência, você deve agendar o desligamento dos serviços de luz, água, internet e tv a cabo. Você também deve desligar qualquer outro serviço que mantenha o funcionamento da residência que você está deixando.

Para isso, faça o agendamento para cancelar os serviços na data posterior à conclusão da mudança de residência. Dessa forma, você evita pagar por serviços que não vai utilizar.

E também consegue a liberação do CPF para pedir a ligação dos serviços em seu nome na próxima residência.

Dica BÔNUS de como planejar uma mudança!

Utilize a facilidade e a mobilidade na hora de contratar a empresa que vai realizar sua mudança! A Noli Fretes tem tudo que você precisa para se mudar, aluguel de caixas, serviços de montagem e desmontagem, agendamento rápido e fácil pelo aplicativo no celular!

Nos siga nas redes sociais para ficar por dentro dos novos conteúdos e dicas da Noli.

Índice do Conteúdo

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *