5 dicas de como organizar uma mudança para outro estado

Assim como a escolha de um novo lar fora do seu estado, o transporte de suas coisas precisa ser planejado criteriosamente, para evitar uma experiência negativa. Porém, muitas pessoas não sabem como organizar uma mudança para outro estado.

Alguns conseguem planejar e antecipar eventuais problemas, mas as mudanças não acontecem com tanta frequência em suas vidas e, assim, algumas etapas são esquecidas por simples falta de experiência.

Isso não acontece, por exemplo, quando se contrata uma empresa especializada em fretes e mudanças, que qualificam os seus profissionais para realizarem o transporte com o máximo de cuidado e rapidez.

Além disso, existem outras estratégias para evitar que problemas simples se transformem em empecilhos, afetando um momento tão importante. Por isso, neste artigo falaremos sobre dicas de como organizar uma mudança para outro estado.

Desapegue de itens desnecessários para organizar sua mudança para outro estado

como organizar uma mudança para outro estado - casal empilhando caixas

Mudar de casa pode ter um significado simbólico para muitas pessoas. Isto porque o lugar onde moramos e passamos grande parte da nossa rotina influencia em diversos aspectos de nossas vidas, como a segurança e as amizades. Com os nossos pertences não é diferente.

Ao mudar de casa, temos a vantagem de poder redecorar os espaços e trocar a mobília antiga por outra, que tenha mais sintonia com a decoração. Um exercício bom para quem está pensando em como organizar uma mudança para outro estado é avaliar o que deve ou não ser levado.

As Mudanças interestaduais implicam em viagens mais longas, cansativas e, consequentemente, mais caras. Além disso, alguns móveis podem sofrer danos por serem mais delicados e terem acabamento em materiais frágeis.

Desapegar de parte da mobília pode ser uma boa decisão por que você diminui o volume e o peso do transporte, o que influencia bastante o preço da mudança. Transportadoras e aplicativos de frete costumam considerar o volume e a quilometragem na hora de fazer o orçamento da viagem.

Alguns itens podem ser vendidos, se ainda estiverem em boas condições, enquanto outros podem ser doados. Roupas, móveis e aparelhos eletrodomésticos podem ir para bazares realizados por ONGs, que costumam doar o dinheiro arrecadado com as vendas para instituições de caridade.

Outro critério para desapegar de móveis é a sua durabilidade, visto que alguns perdem a qualidade depois de desmontados, pois suas peças podem ficar frouxas e desgastadas depois de determinado tempo de uso. 

Cancele contas referentes ao imóvel antigo

cartas na caixa do correio

Uma das dicas que evitam dores de cabeça, para quem não sabe como organizar uma mudança para outro estado, é cancelar contas referentes ao imóvel antigo e mudar o endereço de assinaturas.

Pode parecer simples, mas ao esquecer de solicitar o cancelamento da conta de luz, água, internet e outros, muita gente acaba gastando mais do que esperava, o que coloca o seu planejamento por água abaixo.

Lembrando que estamos falando de mudanças estaduais, e por isso, assinaturas de revistas, jornais, faturas de cartão de crédito e outras correspondências que ficaram esquecidas na caixa de correio antiga, podem ser consideradas perdidas.

Uma forma de saber se algo que está endereçado ao seu nome está sendo entregue no endereço errado é manter contato com um vizinho. Ele pode te manter informado caso não haja outra pessoa para receber a correspondência em seu lugar.

Considere contratar uma empresa especializada

caminhão de mudança

Fazer uma mudança por conta própria ou apenas contratar um motorista autônomo pode parecer uma boa estratégia para quem quer economizar. O problema é que, para pessoas inexperientes, muitos detalhes passam despercebidos e, no fim das contas, as obrigam a gastar mais dinheiro e geram mais estresse.

Não é atoa que existem empresas especializadas em como organizar uma mudança para outro estado. Elas participam de todos os processos, desde o planejamento até a execução da mudança, porque sabem que os seus clientes prezam por uma experiência segura e confortável. Basicamente pensam e agem pelos clientes.

Assim, o cliente evita fazer orçamentos desproporcionais ao mercado de transporte, tem uma variedade de embalagens à sua disposição e pode contratar serviços adicionais, como montadores e ajudantes para embalar e carregar os seus itens pessoais.

Além disso, você também conta com um serviço confiável, podendo acessar o histórico de comentários sobre o desempenho da empresa no próprio portal na internet, ou nos sites de reclamação. A experiência da transportadora no setor de transporte, motoristas e profissionais da administração também são indicativos. 

Faça um seguro de viagem para sua mudança para outro estado

como organizar uma mudança para outro estado - pessoas fazendo seguro de viagem

Mesmo garantindo que a sua mudança seja feita por uma empresa de confiança, ainda existem imprevistos e situações que estão além do controle desta empresa. Não adianta saber como organizar uma mudança para outro estado, sem garantir que os seus itens sejam resguardados por um seguro.

Infelizmente, existem alguns riscos que envolvem o transporte de cargas, como roubos, más condições das estradas e rodovias, e também, os acidentes, que não dependem apenas da competência do motorista.

Algumas apólices oferecidas por empresas de frete e mudanças incluem seguro contra danos, o que garante que os móveis e outros itens sejam restituídos financeiramente. Porém, ainda sim vale a pena ser exigente e assinar um seguro que cubra outros contratempos, como roubo de cargas e acidentes.

Separe uma caixa com itens essenciais

família com criança dentro de caixa

O processo de mudança pode ser cansativo, principalmente quando feito por grandes distâncias. Isto acontece porque quem está mudando precisa se concentrar em todos os detalhes que envolvem a segurança dos seus itens, uma possível reforma em sua antiga casa e a adaptação ao novo ambiente.

Por isso, o planejamento deve ser feito para evitar o desgaste físico e mental, mesmo quando as caixas com móveis, roupas, aparelhos eletrônicos e outras coisas já estão guardadas na casa nova.

Separar uma caixa para os primeiros itens que você usará, ao chegar, é uma forma de se precaver. Imagine entrar na nova casa e ter que procurar um carregador de celular ou uma lanterna entre uma pilha de caixas parecidas e cheias de objetos. 

Deixe uma caixa separada especificamente para situações emergenciais, como a troca de uma lâmpada ou a perda de suas chaves. Junto, você pode colocar os itens que sabe que precisará usar assim que chegar. 

Conclusão: como organizar uma mudança para outro estado

Com o planejamento adequado, fica fácil saber como organizar uma mudança para outro estado, mesmo para quem nunca mudou de endereço. Para garantir que tudo dê certo, é preciso lembrar de contratar empresas competentes, dispensar itens desnecessários, separar coisas importantes em caixas de segurança e contar com um seguro de qualidade.

Nos siga nas redes sociais para ficar por dentro dos novos conteúdos e dicas da Noli.

Índice do Conteúdo

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *