3 dicas de como limpar móveis antigos de madeira

Mesmo que sejam uma excelente opção de decoração, devido a sua beleza e também a durabilidade, móveis antigos de madeira necessitam de uma atenção especial à limpeza. Dessa maneira, é fundamental entender como limpar móveis antigos de madeira para que eles mantenham o seu estilo e, essencialmente, sua qualidade.

Em comparação com outros materiais utilizados na confecção de móveis, os móveis antigos de madeira costumam ser mais resistentes, porém, necessitam de cuidados especiais. É fundamental, por exemplo, não deixar acumular poeira sobre o móvel, preservando sua estrutura.

Entretanto, o que deve ser feito quando o móvel estiver desgastado, essencialmente sujo? Bom, existem algumas práticas que podem ajudar a limpá-lo. Por isso, selecionamos 3 dicas importantes de como limpar móveis antigos de madeira, ajudando-o a mantê-los limpos e conservados, perfeitos para permanecer na decoração de uma residência moderna e elegante.

Comece removendo a poeira dos seus móveis antigos de madeira

mulher limpando móveis antigos de madeira

O acúmulo de poeira sobre os móveis é bastante comum, principalmente quando não existe uma limpeza regular. Nesse sentido, o primeiro passo de como limpar móveis antigos de madeira é justamente remover a poeira que existe em seu interior, base e superfície.

Para realizar essa limpeza, é preciso utilizar um pano limpo. Dar preferência a um pano que não solte pêlos, por exemplo, pode ser fundamental durante esse processo, visto que, os pelos podem atrapalhar a etapa da limpeza.

Ao escolher o pano ideal para limpar o móvel, é importante umedecê-lo. Entretanto, é interessante não molhar muito o pano, pois o excesso d’água pode manchar a madeira e estragar a beleza e a qualidade do móvel antigo de madeira.

O pano deve ser utilizado para limpar toda a poeira do móvel, desde sua base, interior, superfície e também os cantos do móvel. Após a aplicação do pano umedecido, removendo o excesso de sujeira, é importante secar com outro pano, que esteja seco. 

Vale ressaltar que, caso aconteça algo fora do planejado, como a formação de manchas d’água, por exemplo, é importante não se desesperar. Existem soluções que podem ser aplicadas para remover essas manchas, restaurando o móvel da melhor maneira possível.

Nesse caso, pode ser aplicado uma pequena quantidade de pasta de dente, ou qualquer tipo de abrasivo leve, sobre um pano macio e levemente umedecido. Posteriormente, é importante utilizar o pano sobre a mancha e esfregar, até que a mancha seja removida. Essa é uma técnica interessante, que funciona muito bem nesse processo de como limpar móveis antigos de madeira. 

Como proteger a madeira e dar brilho

dar brilho para móveis antigos de madeira

Uma das características mais interessantes que a madeira possui, principalmente em móveis antigos, é o seu brilho. Porém, justamente pelo tempo de existência desse tipo de móvel, é natural que o brilho seja perdido com o tempo. Dessa maneira, é interessante utilizar produtos e técnicas que restauram esse brilho e, ao mesmo tempo, protegem a madeira.

Nessa etapa do processo de como limpar móveis antigos de madeira, é importante levar em consideração a coloração da madeira. Como existem móveis antigos de madeira com diferentes tons, essencialmente marrom, é importante identificar as melhores soluções para cada coloração.

Para as madeiras mais claras, a cera é o produto mais indicado, essencialmente incolor e com silicone. A cera é uma substância que ajuda no polimento dos móveis, fortalecendo seu brilho e criando uma camada extra de proteção.

Antes de aplicar a cera, é importante que a primeira etapa de como limpar móveis antigos de madeira seja concluída, ou seja, é fundamental remover toda a sujeira e poeira para que ela não se misture com a cera. Além disso, é preciso tomar cuidado para não exagerar na quantidade de cera, visto que, o excesso pode causar manchas e danificar o móvel.

A aplicação também deve ser feita em um pano. Após a remoção do excesso de poeira, aplique uma pequena camada de cera em um pano seco e esfregue nos diferentes pontos do móvel antigo de madeira. 

Já para móveis escuros, o processo de como limpar móveis antigos de madeira deve ser diferente. Nesse caso, é preferível utilizar algum tipo de óleo, tais como:

  • Oléo de peroba;
  • Óleo de peroba Jasmim;
  • Óleo de Lavanda;
  • Óleo de Cedra;
  • Óleos Restauradores;
  • Óleo de Jatobá;
  • Óleo de silicone;
  • Outros.

Esse tipo de solução é interessante, pois além de ajudar na limpeza da madeira, também permite uma transformação em seu visual, tornando o móvel mais lustroso e brilhante.

Como limpar móveis antigos de madeira: Produtos que podem ser usados na madeira 

pessoas fazendo móveis

Muitas pessoas têm dificuldade em manter a qualidade de seus móveis, principalmente os feitos a base de madeira antiga, pois não utilizam os produtos adequados para limpá-los e deixá-los brilhantes. Nesse sentido, é importante realizar o processo de como limpar móveis antigos de madeira, prestando bastante atenção a como você está limpando e o que está utilizando para limpar.

Como dissemos, existem diferenças inclusive na coloração do móvel. Como há móveis mais claros, e outros mais escuros, o tipo de produto utilizado pode ser determinante para a durabilidade do móvel.

Dessa maneira, os produtos que podem ser utilizados na madeiras são exatamente os limpadores a base de óleo, como os que citamos anteriormente, e também detergente neutro, por exemplo. Outros produtos de limpeza, como cândida e desinfetante, por exemplo, não são recomendados.

É sempre importante ficar atento também à forma e ao tempo em que você realiza a limpeza. Exagerar na quantidade de produtos durante a etapa de como limpar móveis antigos de madeira durante uma única limpeza, ou utilizar essas substâncias com uma frequência demasiada, pode acabar causando um efeito reverso.

Ou seja, se você exagera no uso dos óleos ou até mesmo o detergente, você pode causar manchas difíceis de serem removidas. Dessa maneira, eliminar a sujeira excessiva em todas as extremidades do móvel é fundamental, e deve ser feita com frequência. 

Porém, a lustragem do móvel precisa ser feita periodicamente. Uma vez por mês já pode ser o suficiente para deixar a madeira mais brilhante, além de deixar um cheiro mais agradável para o ambiente. 

Conclusão

Cuidar da limpeza da casa, seja das estruturas ou dos móveis, é fundamental para manter o ambiente limpo e agradável para residir. Nesse sentido, para quem gosta de móveis mais rústicos, entender como limpar móveis antigos de madeira é essencial. Para trazer esse e outros tipos de móveis para a sua residência, também é importante contar com uma empresa que saiba efetuar esse transporte sem que os móveis sejam danificados. Dessa maneira, a Noli, referência no mercado de transporte por frete, é uma solução imprescindível atualmente. 

Índice do Conteúdo

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.