Dicas de como instalar prateleira na parede

Entender como instalar uma prateleira pode acabar se tornando uma tarefa mais fácil do que parece. Dentro da casa, sendo uma das peças mais comuns de decoração, a prateleira é um móvel muito flexível, que se adapta ao senso estético do dono da maneira que lhe for mais agradável. Melhor ainda é o fato de que é também uma opção de apoio muito conveniente, podendo ser adicionada a qualquer cômodo da casa que for desejado.

O importante de entender como montar essa peça versátil de decoração é perceber como uma pessoa pode fazer parte do próprio lar e de como ele aparenta para os outros. Ser capaz de montar uma prateleira dá confiança para fazer essas pequenas mudanças, que ajudam no dia a dia. 

Primeiros passos

como fixar prateleiras

Antes de saber como instalar uma prateleira é necessário que a pessoa que vai instalar saiba como está o estado da parede. Em muitos casos, prateleiras são colocadas em salas de estar ou quartos, onde as paredes podem possuir vigas. Em caso de paredes drywall e de gesso, não é recomendado a instalação de prateleira, porém, se for o caso, é preciso que o dono da casa se certifique, podendo usar de scanners, de que onde a prateleira será instalada não há nenhuma viga. Isso é importante porque o dono da casa não pode danificar a estrutura da casa enquanto faz esses processos, causando assim prejuízos desnecessários.

Prejuízos que podem vir também de canos furados. Caso uma pessoa planeje colocar uma prateleira em seu banheiro, provavelmente para poder guardar produtos de higiene ou pendurar roupas, é preciso que o mesmo processo com as vigas seja realizado. Os scanners, porém, podem acabar se tornando uma alternativa cara para quem quer fazer sozinho a prateleira. Uma outra opção, seria verificar com o síndico do prédio, caso esteja em apartamento, para verificar como correm os canos nas paredes do banheiro. A partir daí, contanto que o dono evite furar a parede nos pontos sensíveis, nenhum cano será furado, e qualquer gasto é evitado.

Verificando então a solidez da parede, é preciso medir a altura e posição da prateleira para que ela não fique torta durante a montagem. Como dito antes, paredes mais sólidas são mais apropriadas, pois ajudam também nesse caso, ao garantir que o ângulo seja de fácil medição, impedindo qualquer problema na hora de ajeitar o móvel.

Como instalar prateleira sem furar a parede

decorações de parede

Na hora de saber como instalar uma prateleira também é importante saber de outras opções para além de furar a parede. Para quem não quer ter dor de cabeça verificando detalhes a respeito do prédio, é possível ir em uma loja apropriada como lojas de construção ou papelarias e adquirir fita M3M. Ela permite que você faça todo o processo sem ter que utilizar ferramentas que podem ser perigosas, e também permite maior mobilidade para quem quiser mudar de ideia a respeito do lugar onde a prateleira está. Afinal, esse é outro dos problemas de furar a parede na hora de instalar a prateleira. Quando se faz isso, a parede acaba ficando com marcas quando se retira a prateleira. 

Mas a fita também tem os seus cuidados. Na hora de comprar a fita, é preciso verificar se ela é de boa marca, e se pode aguentar o peso da prateleira que será colocada. Normalmente é fácil verificar isso, podendo ser perguntado na hora da compra sem qualquer complicação.

Como instalar prateleira invisível

As prateleiras invisíveis são uma boa maneira de entender como instalar prateleiras em um geral. Como descrito antes, ela faz parte de um processo mais complicado que envolve furar a parede, porém, pode acabar recompensando aqueles que se esforçam um pouco mais, pela sua característica única de decoração.

Ao contrário das prateleiras com fita, ou das prateleiras comuns (mão francesa, suspendidas, etc.), a prateleira de suporte invisível é ligada à parede e é feita dessa maneira diretamente da fábrica. Ela conta com suportes nas laterais que servem para ser acoplados, com o uso de parafusos e uma furadeira, que servem para esconder qualquer outro tipo de suporte que normalmente destacaria a peça.

Com essa função de design minimalista, ela também carrega consigo a função de decorar itens de pouco peso. Normalmente vasos, bonecos, pequenas estátuas, e objetos de decoração que possam caber em pouco espaço e que não exijam muito da estrutura geral.

Dá um pouco de trabalho, mas é uma opção que recompensa aqueles que prezam pela estética na hora de saber como instalar uma prateleira.

Dica extra: como instalar nichos de parede

como montar e fixar nichos

Nichos de parede também são uma ótima opção extra para pessoas que querem dar uma atualizada na decoração geral da casa. Comumente instalados em salas, eles servem como uma ótima peça complementar para outros móveis, devido ao fato de ser uma prateleira mais volumosa.

Por isso mesmo, eles sozinhos já são uma ótima maneira de começar a decoração. Com a exigência de um material mais pesado, a madeira que é utilizada nele acaba dando personalidade a qualquer parede que estiver pendurada. É possível também colocar objetos de decoração maiores dentro deles, possibilitando um leque ainda maior de enfeites disponíveis. Isso tudo, claro, sem esquecer de objetos pesados como livros e pastas, que podem ser guardados neles de forma bastante conveniente.

E para saber como instalar nicho de parede não é muito diferente de saber como instalar uma prateleira. É preciso novamente da furadeira, de parafusos, e de um suporte que seja bastante confiável. A partir daí, repetir o processo com a prateleira na parede furada: analisar para ver se a parede é sólida e permite ângulo reto, ver se não há nenhuma viga e se a parede é sólida, e se também não há nenhum cano que pode ser perfurado.

Feito tudo isso, o nicho também pede um pouco mais de sutileza na hora de montagem, visto que a altura e a posição são bem delicadas. Para que os nichos, caso mais de um seja montado como normalmente é feito, estejam simétricos, é preciso que o morador meça com uma fita métrica o espaço em que irá ser colocado, e estabeleça espaços iguais entre os nichos. Dessa maneira, a decoração flui como deve, e chama bastante atenção, dando ao lar um charme que poucos lares tem.

Acesse a página da Noli e confira outras dicas parecidas com essa!

Índice do Conteúdo

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.