Saiba como embalar taças para mudança

É comum pensar que em uma mudança, o transporte dos móveis grandes e pesados será a parte mais trabalhosa. No entanto, há muitos tipos de objetos menores que exigem tanto cuidado quanto os itens maiores. É o caso das taças, copos, louças, vasos, porcelanas e de algumas peças de decoração. Neste artigo trataremos especificamente de como embalar taças para mudança.

Por causa da fragilidade do material de certos itens, é preciso empregar algumas precauções extras para que nada se danifique durante o carregamento e o trajeto. O primeiro passo é se certificar de que os itens mais delicados estarão isolados dos outros pertences. Cada caixa que guarda esses objetos deverá ser identificada com o uso de etiquetas para que seja tratada com cuidado particular. Além da separação e identificação, é importante envolver individualmente as peças com uma embalagem específica para que uma não entre em contato com a outra devido aos possíveis choques durante a viagem.

Já apresentamos algumas recomendações para facilitar a sua mudança de modo geral. No caso deste artigo, reunimos algumas dicas sobre como embalar taças para mudança e como organizá-las na carga de modo que nada seja perdido durante o transporte.

como embalar taças para mudança

Existem vários tipos e formatos de taças. Entre as mais populares estão as feitas de cristal, de vidro, de plástico e de cristal de titânio. Até mesmo esta última, que tem uma resistência adicional devido à sua composição metálica, requer um tratamento especial para evitar danos.

Os principais materiais

Para começar, uma das embalagens mais utilizadas é o plástico bolha. Este item é muito útil para envolver as taças de modo que elas não se toquem, as preservando de riscos e lascas. Sua flexibilidade permite que a parte externa do objeto seja envolvida por completo. É válido lembrar que apenas uma camada não é suficiente para amortecer os impactos: três ou quatro voltas darão conta do recado. Além disso, não é somente os lados dos objetos que devem ser protegidos: também é apropriado acomodar pedaços do material na parte interna das taças. 

Outra opção muito eficiente é o papel kraft. Este tipo de papel composto por fibras de celulose é usado na confecção de envelopes, sacolas, embrulhos, papelão, entre outros. Sendo tão resistente e versátil quanto o plástico bolha, o papel kraft é uma opção ainda melhor quando se considera o meio ambiente. Além de ser reutilizável e reciclável, sua decomposição na natureza demora em torno de 3 a 6 meses, um tempo bem menor do que as centenas de anos da vida útil do plástico. Na falta deste material, o papel de jornal também é bem vindo.

As taças de cristal, por causa de sua espessura mais fina, costumam ser mais quebradiças do que as de vidro, por exemplo. Isso exige redobrar os cuidados no seu transporte. Para conseguir essa proteção extra, é possível revestir as paredes interiores das caixas e ocupar os espaços vazios entre as taças com o papelão ondulado. Suas múltiplas camadas favorecem o amortecimento e evitam que as peças fiquem vulneráveis a movimentos bruscos.

embalagem para embalar taças para mudança

Ainda outro item que pode absorver os impactos é o isopor em flocos. Para um uso eficiente, este material deve preencher todos os espaços vagos na caixa de modo que as taças fiquem cobertas e estáveis.

Como acomodar as taças para mudança

Não é somente o tipo de embalagem utilizado que pode preservar as suas taças de estragos na mudança. O modo de disposição dos recipientes é tão fundamental quanto a embalagem individual de cada um. O ponto principal é evitar colocar muitas taças em apenas uma caixa, pois o peso em excesso inevitavelmente pressiona cada item assim como sobrecarrega a embalagem. O ideal é, após envolver cada item com um ou mais dos materiais citados, acomodá-los no fundo da caixa na posição vertical. Também é importante deixar uma pequena distância entre as taças, ocupando as lacunas com plástico bolha ou isopor, por exemplo.

Uma outra alternativa de como embalar taças para mudança sem que elas entrem em contato entre si é o seu armazenamento em caixas colméia. Esta embalagem composta por madeira ou papelão possui compartimentos internos que seguram cada item em seu devido lugar. Algumas inclusive têm um revestimento de espuma que conseguem absorver a maior parte dos choques.

Não adianta adotar todas as dicas já citadas se as caixas não forem lacradas rigorosamente. Para garantir que os seus pertences não saiam da caixa e quebrem durante o transporte é preciso verificar as aberturas da embalagem e vedá-las com bastante fita adesiva. Outra possibilidade é utilizar uma corda extensora com ganchos, que, além de manter as caixas fechadas, pode também fixar a carga no caminhão.

taças embaladas para mudança

Por último, porém, não menos importante é garantir a identificação das embalagens que armazenam as taças. Principalmente se o carregamento dos pertences não for feito por você, é imprescindível que se coloque algum tipo de aviso visível sinalizando os itens frágeis. Não importa: seja por escrito ou por meio de um adesivo, tem que estar claro para a pessoa responsável pela carga que aquele item deve ser tratado com maior atenção. Caso contrário, corre-se o risco de outros objetos e embalagens serem postos por cima da caixa. 

A maioria dessas dicas são direcionadas apenas para quem decidir que vai embalar os seus próprios pertences. O jeito mais fácil de garantir que nenhuma das suas delicadas taças sejam despedaçadas na mudança é contratar uma empresa especializada. Há muitas transportadoras que possuem o material necessário para preservar tanto os objetos maiores como os itens mais frágeis, além de terem mais habilidade em como embalar taças para mudança. Além de estarem preparadas para o transporte seguro, elas mesmas se encarregam do ato de embalagem. Neste caso, basta combinar com a transportadora quais itens merecem tratamento especial que suas taças chegarão inteiras na casa nova.

Para encontrar rapidamente a empresa ideal para a sua situação, basta acessar o aplicativo da Noli, disponível para iOS e Android. A plataforma que, até o momento, atende exclusivamente à Grande São Paulo, seleciona as melhores opções e calcula o orçamento, simplificando muito o processo de mudança.

Nos siga nas redes sociais para ficar por dentro dos novos conteúdos e dicas da Noli.

Índice do Conteúdo

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *