Saiba como embalar quadros para mudança

Os quadros são um dos itens mais utilizados quando o assunto é decoração, seja em casas ou em ambientes corporativos. Devido a composição do seu material e da sua moldura, ele é um objeto muito frágil que pode se danificar facilmente durante as mudanças. São por essas razões que é muito importante saber como embalar quadros certificando-se de que eles cheguem seguros e inteiros no seu destino.

Já explicamos como deve ser feita a embalagem e o transporte de itens como taças de cristal e de eletrodomésticos, como geladeiras, máquinas de lavar e televisores. Agora é o momento de entender quais são os principais cuidados para ser realizado o transporte de um quadro. Confira as nossas orientações na sequência.

Tipos de quadros

quadros decorativos

Antes de aprender a como embalar quadros e prepará-los para o transporte, vamos entender um pouco sobre os tipos de quadros decorativos que são mais comuns.

Os mais comuns nos dias de hoje são os quadros de vidro. Nesse tipo, a obra, sendo ela uma tela de tecido, de papel ou de plástico, é envolvida por uma moldura de madeira. O seu diferencial, como o próprio nome indica, é que a superfície da tela é protegida por uma camada de vidro. Este é o tipo mais delicado de ser transportado e exige alguns cuidados adicionais, por isso, será o foco deste artigo.

Por outro lado, existem alguns quadros que possuem apenas a moldura de madeira, sem o vidro protetor. Nesses casos, a obra em questão é geralmente uma pintura feita em telas de tecido composto por algodão ou por fibras sintéticas. Como uma forma de preservar as texturas das tintas para quem a observa, a superfície da pintura fica exposta ao ar livre.

Por fim, existem os quadros de madeira, que são aqueles em que desenhos são talhados na própria madeira. Dependendo de qual substância do qual ele é feito, eles podem ser bem resistentes.

Comece protegendo o vidro

fita amarela

O primeiro passo no processo de como embalar quadros é pensar na proteção da sua superfície. A forma mais eficiente é colocar fita crepe no vidro para que, em casos de quebra, os pedaços não se espalhem e causem danos na tela.

Certifique-se de não utilizar fita adesiva comum, pois ela pode ser mais difícil de retirar do vidro, podendo deixar marcas que irão prejudicar o item.

Se o quadro for pequeno, ou seja, com dimensões menores que 40 cm de comprimento e 40 cm de altura, pegue duas tiras de fita crepe e faça um “X”, de modo que cada uma seja colocada de um canto ao outro, cruzando no centro do quadro. Feito o “X”, cole outras duas tiras em forma de uma cruz, posicionada também bem no meio do vidro.

se o quadro for maior que as dimensões mencionadas, será necessário colocar tiras de outra maneira para garantir a segurança da tela. Portanto, faça um quadriculado com os pedaços de fita crepe, de modo que cada tira cubra todo o comprimento do vidro.

Um detalhe muito importante é que você deve evitar que os pedaços de fita crepe encostem na moldura. Dependendo do material com que ela é feita, a fita pode deixar marcas que serão difíceis de limpar. Por isso, as tiras devem ficar apenas no painel de vidro.

Como embalar quadros para mudança

material para embalar

Depois de se certificar de que a camada de vidro estará protegida, é hora de lidar com a embalagem do próprio objeto.

Antes de qualquer coisa, consiga os materiais necessários: papel pardo, fita adesiva, uma caixa de papelão estreita, cantoneiras de papelão, plástico bolha e papelão ondulado. A maioria pode ser encontrada em lojas de materiais de construção e papelarias.

O primeiro passo é envolver o quadro com o papel pardo para protegê-lo de riscos. Portanto, coloque uma folha de papel pardo em uma superfície e posicione o quadro no centro, com o painel de vidro virado para baixo. Na sequência, dobre as partes da folha que sobraram nas laterais de modo que todo o item fique coberto. Por fim, cole as extremidades do papel com fita crepe para garantir que ele não se mova.

Depois de envolver o quadro com o papel pardo, coloque as cantoneiras de papelão nos quatro quantos do objeto. Isso irá protegê-lo de possíveis impactos durante o carregamento e o transporte.

Em seguida, envolva o item com duas ou mais camadas de plástico bolha. O mesmo resultado pode ser atingido se você utilizar papelão ondulado. O importante é lembrar de fixar estes materiais com fita adesiva para uma melhor estabilidade.

Agora é o momento de posicionar o quadro dentro de uma caixa de papelão. Consiga uma caixa que possua dimensões ligeiramente maiores que as do seu quadro. Antes de colocá-lo, ponha um pouco de plástico bolha no fundo. Posicione com cuidado o item no interior da caixa e preencha as lacunas vazias com mais plástico bolha para que o quadro permaneça imóvel durante a viagem.

Finalmente, lacre a tampa da caixa com fita adesiva e, como medida de proteção adicional, reforce as laterais da embalagem com mais fita.

Como embalar quadros: Identifique as caixas!

como embalar itens frágeis

Uma etapa indispensável ao aprender a como embalar quadros é algo que não pode faltar no preparo de qualquer outro item na hora da mudança: a identificação.

Principalmente caso não seja você mesmo que realizará o transporte dos seus pertences, é muito importante indicar em algum lugar visível da embalagem que o item em questão é frágil. Isso pode ser feito com um adesivo ou escrevendo com uma caneta hidrográfica, contanto que fique claro para quem for fazer o carregamento e transporte do quadro.

como embalar quadros

Se você seguir estas instruções, você saberá como embalar quadros na sua mudança. No entanto, se você não possui tempo ou disposição para preparar os seus quadros, existem empresas de transporte que também podem se ocupar de todo o ato de embalagem.

Uma forma eficiente de encontrar transportadoras deste tipo é através do aplicativo da Noli, que está disponível para Android e iOS. Esta plataforma 100 % digital analisa as informações da sua mudança, incluindo qualquer particularidade adicional que você solicite. Em seguida, o app seleciona empresas capazes de atender aos seus pedidos e calcula automaticamente o orçamento de cada opção.

Portanto, faça a sua mudança com a Noli sem medo de danificar os seus quadros!

Índice do Conteúdo

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.