Como embalar fogão para mudança: evite avarias nos seus eletrodomésticos

Na hora muito esperada de fazer a mudança, a última coisa que queremos é perder ou estragar algum pertence durante o transporte. Cada objeto exige um cuidado específico para que ele chegue inteiro no seu novo lar, alguns mais que outros. No caso dos eletrodomésticos grandes, como por exemplo o fogão, a geladeira e a máquina de lavar roupa, não devemos medir esforços para garantir a sua segurança. Afinal, esses utensílios fazem parte do nosso cotidiano e se precisarem ser substituídos, dificilmente sairão baratos.

Já explicamos o passo a passo do jeito mais eficiente de embalar e transportar a geladeira. Neste artigo, vamos mostrar algumas dicas de como embalar fogão para mudança, de maneira que nenhuma de suas partes corram o risco de se danificar durante o carregamento e viagem. Veja a seguir as nossas sugestões.

Separando as peças removíveis

fogão em mudança

À primeira vista, é possível pensar que a maior dificuldade de transportar um fogão se dá por causa de seu peso. Isso também é verdade, mas além disso, o que pode complicar é o fato desse eletrodoméstico possuir diversas partes sensíveis que merecem uma atenção especial. Entre elas estão as suas laterais, os pés, as partes soltas, o painel eletrônico, a tampa do fogão e a do forno.

Antes de começar a embalar o fogão para mudança é importante desligar a saída de gás e remover a mangueira que fica conectada na parte traseira do fogão. Tenha muito cuidado nesse momento para evitar vazamentos. Depois de retirada, separe a mangueira e guarde junto com outros pertences da cozinha.

Em seguida, não se esqueça de verificar se não tem nenhum item como formas e recipientes dentro do forno. Caso contrário, esses objetos podem se mover durante o transporte e danificar o fogão. Por esse mesmo motivo, o ideal é remover todas as peças soltas e embalá-las separadamente. Entre elas estão as grades da parte superior, os bocais por onde sai o fogo e as suas tampas e também as prateleiras do forno, caso estas sejam removíveis.

Assim que estas peças forem separadas, elas devem ser embaladas com plástico bolha, papel kraft ou papel de jornal para que não quebrem na mudança. Também recomendamos que se coloque todas em uma caixa e a identifique como “partes do fogão” ou algo parecido para que elas não se misturem com outros pertences. Se você está com dificuldades para conseguir caixas de papelão, acesse nosso outro artigo e saiba como encontrar caixas de graça

Protegendo a tampa

como embalar fogão para mudança

Outra etapa delicada no processo de embalar o fogão para mudança é preservar a tampa superior. Por ser pesada e geralmente de vidro, são necessários alguns cuidados adicionais no transporte. Para garantir que ela não quebre, é preferível separá-la. Localize os parafusos nas laterais do fogão e com a chave certa remova a tampa. Não se esqueça de guardar também os parafusos para a montagem posterior. Em seguida, aplique na tampa várias camadas de plástico bolha ou papelão ondulado para amortecer possíveis choques e evitar riscos, lembrando de deixar nenhuma ponta desprotegida. Por fim, certifique-se de que a tampa será posicionada no veículo de mudança de modo que ela não se mexa durante a viagem.

Somente depois que todas as peças soltas forem devidamente removidas, separadas e embaladas que você deve preparar o fogão para o transporte. Antes de começar a embalar o eletrodoméstico, meça as dimensões da sua parte principal e confira se as medidas são menores que o espaço por onde ele será movido.

Preparando o fogão para mudança

como embalar eletrodoméstico

Agora sim, vamos começar a embalar o fogão para a mudança. Em primeiro lugar, coloque fita adesiva na porta do forno para que ela não se abra inesperadamente durante o carregamento e o transporte. Em seguida embale toda a superfície do fogão e os pés com plástico bolha ou papelão ondulado. Isso vai deixar o eletrodoméstico protegido de impactos e riscos, assim como poderá abrigar a parte eletrônica de líquidos.

Ainda, outra medida que pode fornecer um amortecimento extra ao embalar o fogão para mudança é envolver o item, não só com plástico bolha e papelão ondulado, mas também com um cobertor de algodão. Por fim, ele pode ser colocado em uma caixa.

Outro etapa importante no transporte do fogão na mudança é o modo de o colocar no veículo. O principal é garantir que o objeto não irá tombar ou deslizar durante a viagem. Para isso, recomendamos fixá-lo por meio de cordas ou cabos de nylon. É preferível usar aqueles que já possuem ganchos nas pontas para facilitar o processo de amarração. Vale lembrar que o melhor jeito de posicionar o fogão é deixá-lo verticalmente, pois suas laterais costumam ser mais frágeis que a parte inferior, correndo o risco de amassar. 

É indispensável saber como embalar o fogão para a mudança, mas também deve-se ter atenção no seu carregamento e descarregamento. Esta parte deve ser feita com muito cuidado, pois qualquer avaria pode prejudicar seu funcionamento e até mesmo causar acidentes no futuro, como vazamentos de gás. Por isso, o jeito mais prático e seguro de transportar eletrodomésticos é contratar uma empresa especializada no assunto. 

Muitas delas, além de possuírem os materiais necessários para a embalagem de cada peça, elas mesmas se ocupam de todo o trabalho de separar e embalar os itens, evitando as possíveis dores de cabeça que você pode ter no processo. Desse jeito, aprender sobre como embalar fogão para mudança será a última de suas preocupações. Além disso, as transportadoras dispõem de todas as ferramentas para fazer um carregamento tranquilo e sem prejuízos, disponibilizando inclusive o içamento de objetos de grande porte, caso seja necessário.

Conclusão: como embalar fogão para mudança

Se você está planejando fazer uma mudança dentro da Região Metropolitana de São Paulo, seus problemas podem ser resolvidos de forma ainda mais fácil. O aplicativo da Noli, disponível para Android e iOS, simplifica consideravelmente o processo e lhe coloca em contato com as empresas mais confiáveis. Basta informar o local de origem e o destino da mudança que a Noli calcula automaticamente o orçamento e seleciona o transportador ideal para a sua situação.

Nos siga nas redes sociais para ficar por dentro dos novos conteúdos e dicas da Noli.

Índice do Conteúdo

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *