5 dicas de como deixar o apartamento aconchegante

Você sempre teve o sonho de ter um cantinho com o seu toque pessoal, mas não sabe por onde começar a decoração? Sem problemas! Preparamos um artigo com 5 sugestões de como deixar o apartamento aconchegante

É muito comum ver o interior de casas em redes sociais e em revistas de decoração e ficar imaginando como seria viver nesses cômodos planejados. Essas fotos costumam causar a impressão de que o aspecto sofisticado é exclusividade de casas grandes e espaçosas. No entanto, existem muitas maneiras de deixar até o menor dos apartamentos com uma aparência elegante

Confira nossas dicas a seguir para transformar a aparência do seu lar:

Comece pela cor

comece pelas cores das paredes

Para começar, uma maneira não muito cara e que pode ser uma dica eficiente de como deixar o apartamento aconchegante é planejar bem as cores dos cômodos.

Você pode começar pintando as paredes com cores mais neutras e claras, como o bege por exemplo. Esse tipo de cor costuma combinar com a maioria dos tons e pode ser um bom ponto de partida para basear a decoração do seu lar. 

Porém, caso você queira adicionar alguma tonalidade mais forte, como o verde escuro, por exemplo, pode ser uma boa ideia pintar uma das paredes com essa cor. O segredo é não exagerar.

Além da pintura das paredes, procure harmonizar as cores do seu apartamento com outros itens de decoração, como almofadas, tapetes e cortinas.

Como deixar o apartamento mais aconchegante: acessórios coringa

mulher trabalhando home office

Muitos pensam que morar em um apartamento limita as opções de decoração, no entanto, isso não é verdade. Uma residência menor pode ser confortável e ainda ter o seu charme próprio, basta que você tenha criatividade e saiba planejar bem o espaço disponível.

Portanto, a nossa segunda dica de como deixar o apartamento aconchegante é um “truque” que pode, inclusive, dar a impressão que o seu lar é maior do que ele é realmente: o uso de espelhos

O jeito mais comum é colocar alguns espelhos nas paredes, sendo que as suas molduras podem ser ainda outra oportunidade de deixar o ambiente mais sofisticado. Outra opção é adquirir móveis espelhados, que causam um efeito parecido.

Como qualquer outro item de decoração, o importante é não colocar espelhos em excesso, pois isso pode resultar em uma aparência mais fria e prejudicar o equilíbrio visual dos cômodos.

Dê um toque verde

flores e plantas para deixar o apartamento aconchegante

Adquirir plantas e flores para decorar a sua casa pode ser uma boa dica de como deixar o apartamento aconchegante. Além de existirem uma grande variedade de espécies, você também pode escolher vasos que agregam à decoração do seu apartamento.

Além do fator estético, é comprovado que a presença de plantas no interior das casas pode melhorar a qualidade do ar e influenciar diretamente na sua saúde.

Outro benefício é no aspecto psicológico. Cuidar diariamente de uma plantinha e acompanhar o seu crescimento pode fazer muito bem para o seu bem-estar pessoal.

Uma outra alternativa que pode ser muito vantajosa é comprar plantas medicinais, que podem funcionar como uma pequena farmácia natural, entre as mais comuns estão o gengibre, a erva-doce, o coentro, a alfazema, entre muitas outras. 

Do mesmo modo, existem vários temperos que podem ser cultivados em casa, como o alecrim, a salsa, o manjericão, a cebolinha, o orégano, etc.

Elimine excessos

apartamento aconchegante

Apesar de existirem muitas maneiras de como deixar o apartamento aconchegante, uma regra essencial é não exagerar.

Principalmente se o seu apartamento não for muito espaçoso, o uso em excesso de itens de decoração como vasos, quadros, tapetes e espelhos pode causar o efeito contrário. Portanto, caso não esteja satisfeito com o visual dos seus cômodos, tente remover alguns objetos antes de pensar em adquirir outros.

Iluminação para deixar o apartamento mais aconchegante

mulher decorando cômodo da casa

Outro fator essencial que pode influenciar diretamente em como deixar o apartamento aconchegante é planejar bem a iluminação. Tanto a luz natural quanto a iluminação através de lâmpadas podem ser o elemento principal que irá realçar a aparência do seu lar. 

De nada irá adiantar renovar as pinturas das paredes e colocar objetos de decoração se o cômodo não estiver bem iluminado. Por isso, procure deixar livre as vias de acesso da luz natural, isto é, colocar móveis que bloqueiam as janelas e sacadas. 

Outra solução é apostar nas luzes artificiais, como abajures, arandelas, lustres, lâmpadas spot, etc. Um tipo de iluminação artificial que tem ganhado popularidade é a lâmpada smart. Além de consumir pouca energia, este item permite alterar a cor da luz emitida através do seu smartphone, o que pode ser uma boa forma de diversificar o visual do seu apartamento.

mulher em sala decorada

No fim das contas, o importante não é deixar a sua casa igual aquela que você viu em algum catálogo, mas sim se sentir confortável e satisfeito com o seu lar

É por essa razão que ninguém gostaria de perder ou danificar algum pertence estimado durante uma mudança. A melhor maneira de garantir que todos os seus móveis, eletrodomésticos e itens de decoração cheguem inteiros na casa nova é contratar uma empresa especializada para realizar o transporte.

Uma forma muito eficiente de descobrir a transportadora ideal para sua situação é através da plataforma digital da Noli. Esse aplicativo, disponível na Apple Store e na Google Play Store, permite que você insira todos os detalhes da sua mudança: os endereços de origem e destino, os itens que serão levados e, inclusive, se serão necessários serviços adicionais como o içamento de objetos, materiais e mão de obra para embalagem, montagem e desmontagem de móveis, entre outros.

Depois de examinar as suas informações, o app seleciona vários transportadores que se adequam às suas necessidades. Automaticamente, o orçamento de cada um é calculado e apresentado com detalhes para que você possa decidir qual a melhor opção. Desse modo, não precisa se preocupar com aquele vaso especial: todos seus itens irão chegar inteiros e sem avarias. Acesse o app da Noli e faça já um orçamento!

Nos siga nas redes sociais para ficar por dentro dos novos conteúdos e dicas da Noli.

Índice do Conteúdo

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.