Muitas pessoas que passaram a vida toda dividindo a casa com outros têm o sonho de morar sozinhas. Ter a liberdade de fazer tudo no seu tempo, sem ter que se explicar para ninguém pode parecer ideal para alguns, porém, morar sozinho não é só diversão. Se a mudança não for bem planejada, logo nos primeiros dias você começará a sentir falta de coisas que antes não via muita importância.

Portanto, se você está se mudando para outra cidade para estudar ou trabalhar, ou ainda se está simplesmente saindo da casa dos seus pais, por exemplo, este artigo é para você. Para que o processo ocorra sem imprevistos e dores de cabeça desnecessárias organizamos uma checklist para morar sozinho com algumas sugestões valiosas. Confira a seguir:

Início do checklist para morar sozinho: Planeje-se financeiramente

planejamento financeiro

A dica que inicia a nossa checklist para morar sozinho, na verdade, é algo essencial para qualquer mudança. Entender os seus gastos mensais é o primeiro passo para evitar surpresas no final do mês. Por isso, comece a anotar as principais despesas, das mais essenciais até as mais dispensáveis.

É bem provável que a sua maior despesa seja o preço do aluguel, por isso, antes de qualquer coisa, é preciso escolher um imóvel que se adeque ao seu poder aquisitivo. Não se esqueça de também considerar o valor do condomínio, caso esteja se mudando para um apartamento.

Depois disso, utilize os valores das contas de água e energia elétrica da sua atual moradia para fazer uma estimativa de quanto você irá gastar sozinho. Em seguida, adicione os custos de outros serviços, como, por exemplo, a internet, o plano do celular e outras assinaturas.    

Além dos custos fixos, pense também no quanto irá gastar mensalmente com alimentação e transporte, levando em consideração as distâncias entre a casa e o trabalho, ou qualquer outro lugar relevante.

Não se esqueça de que a mudança pode ter um custo elevado, que varia de acordo com as particularidades de cada situação. O melhor jeito de se saber o valor exato do transporte é fazendo um orçamento através do aplicativo da Noli, disponível para Android e iOS. Desse modo, basta que você insira as informações sobre a carga e indique o local de origem e destino. Em seguida, o aplicativo seleciona os motoristas ideais e calcula automaticamente os valores. Vale lembrar que, por enquanto, o aplicativo atende a Região Metropolitana de São Paulo.

O objetivo deste ponto é apenas chegar num valor aproximado das despesas. Com o tempo, você se adapta à nova vida e poderá entender melhor como economizar e fazer bom uso da sua renda.

Pense nos móveis

móveis do checklist para morar sozinho

Depois de planejar os seus gastos, o próximo passo na nossa checklist para morar sozinho é entender quais móveis são os mais essenciais. Para facilitar, organize uma lista separando os objetos por cômodos.

Os itens mais importantes ficam na cozinha. Entre os diversos eletrodomésticos que podem ter nela, dê prioridade à geladeira, para armazenar alimentos, e ao fogão, para preparar refeições. Além disso, veja se a nova moradia já tem uma pia embutida, caso contrário, ela também é imprescindível. Apesar do microondas ser algo muito prático, a maioria das suas funções podem ser feitas pelo fogão. Por isso, a não ser que você tenha dinheiro sobrando, é recomendável deixar para comprá-lo mais pra frente, assim como outros utensílios como liquidificador, panela elétrica, fornos, etc.

Além dos eletrodomésticos da cozinha, outro móvel que não pode faltar é a cama. Afinal, logo depois da mudança, você estará cansado e ter um lugar confortável para repousar é essencial.

Na sala de estar, o principal é a mesa e cadeiras para poder realizar refeições. O sofá, poltronas e armários podem ficar para um segundo momento.

Por fim, a máquina de lavar é um eletrodoméstico muito útil. Considere comprar uma o quanto antes, a menos que você esteja se mudando para um condomínio com lavanderia compartilhada. Informe-se sobre isso com antecedência.

Itens indispensáveis no checklist para morar sozinho

limpeza do apartamento ou casa

Já falamos na checklist para morar sozinho sobre os móveis e eletrodomésticos principais, porém, além deles, existem muitos itens menores que podem fazer muita falta.

Os itens de limpeza não podem faltar. Por isso, lembre-se de levar baldes, vassoura, rodo, latas de lixo, panos de chão e esponjas. Além dos objetos, não se esqueça dos produtos, como desinfetante, detergente, álcool, sabão neutro e qualquer outro para fazer uma boa faxina.

Ainda sobre higiene, os objetos para tomar banho devem estar na casa desde o primeiro dia. Portanto, leve pelo menos 2 toalhas de banho e de rosto, além de sabonetes, shampoo e condicionador. Além disso, não se esqueça dos itens de higiene bucal.

Como falamos anteriormente, você com certeza vai querer uma cama confortável no fim do primeiro dia. Para isso, além do móvel, certifique-se de ter um travesseiro e pelo menos duas trocas de roupa de cama, incluindo lençol, fronha e cobertor.

Não se esqueça de comprar alguns talheres, pratos e copos. Não precisa exagerar logo no começo: adquira apenas o suficiente para você e alguns itens extras para visitas.

Por fim, adquira um kit com ferramentas úteis, como, por exemplo, abridor de latas, saca-rolhas, chaves de fenda, martelo e tesoura. E também os utensílios relacionados à parte elétrica, como adaptadores de tomada, lâmpadas de reserva, pilhas, extensão elétrica, etc.

Decoração

checklist para morar sozinho - decoração

A última parte da nossa checklist para morar sozinho não é a mais importante, porém é a mais divertida. Afinal, você só vai se sentir em casa quando o imóvel compartilhar do seu estilo. 

Gradativamente, você pode ir customizando o local com itens de sua escolha, como tapetes, quadros, plantas, cortinas, porta-retratos, entre outros. Não precisa ter pressa. Com o tempo, a sua moradia irá ficar cada vez mais aconchegante.

Cuidar de todas as responsabilidades de um imóvel por conta própria pode ser um pouco desafiador no começo. Porém, seguindo as sugestões dessa checklist para morar sozinho, o processo vai ocorrer de forma mais tranquila e a sensação de independência fará o esforço valer a pena.

Nos siga nas redes sociais para ficar por dentro dos novos conteúdos e dicas da Noli.

Índice do Conteúdo

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *