Caixa para transporte de livros: qual é a melhor?

Os livros são itens que podem ser de grande valor para muitas pessoas. Além disso, o peso e a fragilidade destes objetos criam alguns desafios adicionais no seu transporte. Para que nenhum se danifique, é preciso realizar uma embalagem adequada e dedicar uma atenção especial ao selecionar uma caixa para transporte de livros.

Para evitar quaisquer dúvidas sobre este assunto e garantir a segurança dos seus pertences, preparamos este artigo com algumas sugestões de como escolher a caixa para transporte de livros ideal. Confira:

Dicas para fazer o transporte de livros na mudança

livros guardados em caixas

O primeiro passo na hora de preparar os livros para a mudança é selecionar aqueles que irão ou não para a casa nova. Assim como com os outros itens da sua casa, é muito importante praticar o desapego e se livrar de alguns livros que não lhe interessam mais, afinal, mudar de casa é recomeçar. Portanto, examine os seus livros e decida se tem alguns que você pode doar ou vender.

Existem vários materiais que podem ser utilizados como caixa para transporte de livros, nos tópicos seguintes vamos entender quais são as vantagens e desvantagens de cada opção. Antes disso, vamos aprender sobre a maneira correta de organizar os livros no interior das caixas.

Primeiramente, selecione os livros mais pesados e coloque-os no fundo da caixa. Não os posicione com a lombada para cima: prefira orientá-los horizontalmente para que o peso seja distribuído em uma área maior. Tente deixar pequenas lacunas entre os livros e a caixa, preencha-as com jornal ou algodão em flocos para minimizar os impactos. 

Depois disso, lacre bem cada caixa com bastante fita adesiva para evitar qualquer acidente. Por fim, não se esqueça de identificar as caixas com etiquetas ou canetas hidrográficas para que elas sejam carregadas com cuidado.

É importante lembrar que a quantidade de livros por caixa vai depender do tipo de material utilizado. Se for uma caixa de papelão pouco resistente, não coloque muito peso, pois ela pode abrir durante o carregamento.

Na hora de colocar as caixas no veículo de transporte, evite empilhar as embalagens, pois isso pode danificar os itens da parte debaixo. Além disso, certifique-se de deixar os livros longe de qualquer tipo de líquido. Se necessário, envolva as caixas com plástico bolha para impermeabilizá-las.

Caixas de papelão

caixa de papelão para transportar livros

Uma das opções mais utilizadas como caixa para transporte de livros é a de papelão. É verdade que elas são muito úteis em mudanças, sobretudo, no armazenamento de objetos leves. No entanto, o peso de poucos livros pode ser suficiente para fazer o fundo da caixa ceder. 

Por isso, se você optar pelas caixas de papelão, tente encontrar aquelas feitas de um papelão mais espesso e resistente. E, mesmo assim, como foi dito no tópico anterior, fique atento ao peso dos livros: procure colocar livros de pouco em pouco e teste levantar as caixas para perceber se o material consegue suportar.

Vale lembrar que caixas de papelão são itens caros e que existem algumas maneiras de consegui-las de graça. Leia mais sobre isso em nosso outro artigo.

Transporte de livros em malas

malas de cores diversas

Mesmo sendo um dos materiais mais populares, a caixa de papelão não é a caixa para transporte de livros mais adequada. Uma outra alternativa seria utilizar uma mala de viagem. Se a mala for bem resistente, ela pode armazenar mais livros do que uma caixa de papelão poderia.

Além de permitir conteúdos mais pesados, elas podem facilitar muito a mobilidade dos livros durante o carregamento e descarregamento no veículo de mudança, principalmente se os seus pés tiverem rodinhas.

Caixa Noli para transportar livros

Além das caixas de papelão e das malas, existe um outro tipo de caixa para transporte de livros mais eficiente: a caixa Noli. Este material possui 100 litros de volume, com 45 cm de altura, 55 cm de largura e 45 cm de profundidade. Diferentemente das caixas de papelão, o peso dos livros aqui não é um problema: as caixas Noli são capazes de aguentar cargas de até 150 kg e ainda você não precisa correr o risco de líquidos de outras caixas vazarem!

Além disso, ao alugar uma caixa Noli, você receberá um kit com etiquetas de identificação e lacres para facilitar todo o processo da embalagem. A própria Noli fica responsável pela entrega e retirada das caixas, sendo que o pagamento pode ser feito por boleto ou por cartão de crédito, em até 3 parcelas.

Vale lembrar que utilizar a caixa Noli também é uma maneira de diminuir o impacto no meio ambiente, já que ela é regularmente devolvida e reutilizada, além de ser composta por material reciclável.

mulher lendo para criança

Os livros podem não ser os itens de maior valor monetário da sua casa. Porém, é muito comum que pessoas tenham livros que possuam um certo valor sentimental: um livro preferido, um livro da sua infância, aquele que lhe foi presenteado por uma pessoa querida, etc. Por isso, estes objetos devem ser transportados com muito cuidado.

Para garantir que nenhum dos seus livros sofram possíveis avarias durante a mudança, você pode deixar todo o trabalho de embalagem e transporte para uma empresa especializada. Um ótimo modo de encontrar a transportadora ideal para fazer a sua mudança é através do aplicativo da Noli, disponível na Google Play Store e na Apple App Store.

A plataforma funciona da seguinte maneira: o usuário informa todos os dados do transporte: os endereços de origem e destino, uma lista com todos os itens da carga e a data desejada. O usuário pode, inclusive, solicitar serviços adicionais, como a embalagem, por exemplo. Neste caso, a Noli se ocupa de todo o ato de embalagem, fornecendo tanto a caixa para transporte de livros como qualquer outro material necessário.

O que está esperando? Acesse a Noli e faça já o orçamento da sua mudança!

Índice do Conteúdo

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.