Aplicativo de fretes para Fiorino: saiba mais sobre esse recurso

É indiscutível que a pandemia mundial causou diversas adversidades. Apesar disso, os serviços de frete são um dos poucos setores que foram favorecidos. O isolamento social fez com que muitas pessoas começassem a dar preferência a comprar produtos sem sair de casa. Com a ampliação do comércio eletrônico e por muitos lojistas locais passarem a investir em entregas, este pode ser um momento oportuno para trabalhar com fretes.

É verdade que há tipos de carga que exigem veículos como caminhões e carretas para serem transportados, porém grande parte do serviço de fretes pode ser feita com automóveis menores, como, por exemplo, a Fiorino. Esse carro leve da Fiat, por possuir um furgão com capacidade de carga de 650 kg, tem sido um dos principais veículos utilizados em fretes.

Entre os tipos de serviços que podem ser realizados por este veículo, estão as pequenas mudanças residenciais ou comerciais, encomendas urgentes, e-commerce, entrega de mercadorias de estabelecimentos, entre outros. O uso da Fiorino para fazer fretes pode ser lucrativo se for bem administrado, sendo que também depende muito da modalidade de trabalho escolhida pelo motorista.

Na sequência, vamos explicar sobre os tipos de trabalho possíveis para este automóvel e demonstrar como o uso de um aplicativo de fretes para Fiorino pode facilitar o processo de conseguir e realizar serviços. 

Tipos de serviço de frete

motorista de fiorino

Primeiramente, vamos entender as diferenças entre o carreto e o frete. Embora ambos geralmente sejam realizados por veículos menores, o carreto tem como única função o transporte de carga e se limita apenas a um município. Já no caso do frete, que é o foco deste artigo, o serviço também inclui o carregamento e descarregamento da carga, além de poder fazer transportes para cidades próximas.

Dito isso, quando o assunto é trabalhar com fretes, o motorista ainda pode se enquadrar entre três modalidades: como funcionário, agregado ou autônomo.

O motorista que tem sua carteira assinada por uma empresa é um funcionário. Nesse caso, o veículo e as diretrizes do processo de transporte são responsabilidade de quem contrata. Por ser uma modalidade de trabalho mais controlada, ela pode ser um bom jeito de começar a fazer entregas até que se acostume com as particularidades da profissão.

Por outro lado, o agregado e o autônomo são donos do próprio veículo e, portanto, assumem todas as suas despesas. Geralmente, em um aplicativo de fretes para Fiorino, esses dois tipos são os mais populares. 

O que diferencia um do outro é que o motorista agregado respeita acordos temporários com certas empresas, garantindo uma quantidade mínima de trabalhos e estabilidade financeira. Já o autônomo costuma aceitar trabalhos individuais de diversas empresas, sendo o único responsável por organizar sua rotina de trabalho. Para entender melhor sobre as distinções entre ambos tipos de motorista, clique aqui.

Seja ele agregado, autônomo ou funcionário, existem diversos tipos de serviço que um motorista de Fiorino pode aceitar. Um dos ramos emergentes é trabalhar com e-commerce, isto é, realizar entregas de compras feitas pela internet. Essa opção pode ser especialmente proveitosa por causa da quantidade de itens diferentes que podem ser comprados online e que não exigem um veículo grande, como livros, aparelhos eletrônicos, roupas, móveis pequenos, itens de decoração, entre outros.

Outra possibilidade que nem sempre é associada com a Fiorino é o transporte para mudanças residenciais e comerciais. Realmente, para certas mudanças maiores a melhor pedida é contratar um caminhão. Porém, no caso de mudanças com poucos pertences ou itens menores, a capacidade de carga da Fiorino pode ser suficiente e definitivamente será mais barato.

Fornecer mercadoria para estabelecimentos comerciais como mercados e padarias também pode ser uma boa opção para o motorista de Fiorino. Uma maneira para exercer isso é entrar em contato diretamente com os lojistas e informar sobre o seu modo de trabalho e valores para transportar determinado produto. As possibilidades de mercadorias de porte pequeno são inúmeras: suprimentos de escritório, vários tipos de alimentos, sacolas plásticas, produtos de limpeza, bebidas etc.

Ainda outro ramo que a Fiorino pode se encaixar é a entrega de cargas urgentes. A maioria dos itens que precisam chegar rapidamente no destino costumam ser leves. Entre os tipos de cargas mais comuns estão medicamentos, documentos e aparelhos eletrônicos.

Aplicativos de fretes para Fiorino

geolocalização

Graças aos avanços da tecnologia, trabalhar com serviço de fretes tem se tornado cada vez mais simples. Há muitos aplicativos que facilitam o encontro entre motoristas e clientes, além de fornecer uma boa estrutura para que o transportador possa se organizar. Confira a seguir algumas opções e saiba qual aplicativo de fretes para Fiorino se encaixa melhor no seu perfil.

O Fretebras começou no ano de 2000 como um site que procurava divulgar fretes e serviços de transporte de cargas. Apesar de possuir um aplicativo disponível para Android e iOS, seu diferencial é que todas as suas funcionalidades também podem ser acessadas por um site. Mesmo sendo gratuito para o transportador, as empresas que desejam utilizar a plataforma devem pagar uma mensalidade.

Outra opção é o TruckPad. Tendo a sua primeira versão lançada em 2013, o aplicativo foi um dos primeiros dedicados ao transporte rodoviário de cargas. Por isso, possui uma das maiores bases de usuários, sendo principalmente destinada a auxiliar os caminhoneiros. Mesmo não sendo um aplicativo de fretes para Fiorino especificamente, a ferramenta também trabalha com entregas de pequeno e médio porte.

A Noli, disponível para Android, é outra plataforma de fretes, carretos e mudanças que tem crescido no mercado. Com um cadastro 100% gratuito, o aplicativo examina as capacidades de carga do seu veículo e, com base nesses dados, reúne diversas oportunidades de serviço. Apesar de o foco das outras plataformas mencionadas ser atender caminhoneiros, o objetivo da Noli é disponibilizar serviços aos mais variados veículos de transporte. E é por isso que ela pode ser um ótimo aplicativo de fretes para Fiorino.

Vantagens de trazer sua Fiorino para a Noli

aplicativos de fretes

Além de auxiliar na interação entre clientes e transportadores, a Noli oferece uma série de benefícios para o motorista de Fiorino. Por exemplo, antes de aceitar um serviço, o entregador poderá verificar todos os objetos a serem transportados, os endereços de origem e destino da viagem, assim como qualquer particularidade requisitada pelo cliente. Isso evita imprevistos na hora do transporte, ajudando a economizar tempo e dinheiro tanto do transportador quanto de quem o contrata.

O aplicativo da Noli também se compromete a monitorar simultaneamente o andamento do serviço e, para resolver qualquer eventual dificuldade, ela está sempre disposta a contatar o motorista antes, durante e depois do transporte

Vale lembrar que, apesar da Noli não exigir o Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC) na hora do cadastro, este é um documento obrigatório para exercer qualquer tipo de transporte remunerado.

Nem sempre um caminhão é necessário para fazer transportes. Por isso, realizar serviços com uma Fiorino pode ser muito lucrativo para o motorista e ainda sair mais barato para o cliente. O segredo é saber escolher bem cada trabalho. Se você está procurando o jeito mais prático de garantir que a carga seja ideal para o seu veículo, é simples: faça uma parceria com um aplicativo de fretes para Fiorino, como a Noli.

Nos siga nas redes sociais para ficar por dentro dos novos conteúdos e dicas da Noli.

Índice do Conteúdo

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *