Vai se mudar para um apartamento? Saiba mais sobre a altura da porta do elevador

Se mudar para um apartamento é um processo delicado. Exige acima de tudo a responsabilidade do novo morador, de saber todos os processos envolvidos na mudança. Para que tudo esteja de acordo, o mais importante na hora de estar preparado é saber a respeito das regras do novo lar. Apartamentos geralmente funcionam através de condomínios, cada um com as suas regras e os seus limites sobre mudança, e cabe a quem está mudando saber tudo a respeito, inclusive coisas como quando é permitido se mudar ou até mesmo a altura porta do elevador.

Afinal de contas, para que tudo dê certo em uma mudança, é necessário a colaboração de todos os envolvidos. Seja do morador que deve estar a par de tudo, ou dos funcionários do condomínio novo que devem estar prontos para sanar qualquer dúvida.

Confira as regras do condomínio antes da mudança

homem fazendo mudança

Existem inúmeras regras que o novo morador deve estar familiarizado dentro de um condomínio na hora da mudança. A principal, a começar, está em marcar o dia e horário. Muitas pessoas não sabem, porém certos lugares não aceitam esses processos durante os finais de semana. É possível também que em feriados a ação seja negada. Por isso mesmo, ligar antecipadamente para o zelador e estar consciente das datas e horários disponíveis é fundamental.

Isso funciona também para já entrar em contato com o lugar, saber como funciona o fluxo dele antes de se mudar, visto que um lugar mal organizado e que aceita mudanças em qualquer horário ou qualquer dia podem acabar sendo ruins para você que será um morador. Parte desse processo, afinal de contas, envolve burocracias que devem ser plenamente respeitadas durante a mudança. A segurança, por exemplo, deve estar pronta para receber o caminhão, certificando que nada de perigoso possa acontecer durante o carregamento de móveis.

O que exige também a consideração do novo morador a respeito do serviço que irá ser prestado pelo prédio. É preciso estar atento para que durante a mudança, o elevador de serviço seja usado, ao invés do elevador comum. Também é necessário a colaboração dos funcionários para que o elevador esteja bem acolchoado. Caso não seja o caso, isso pode acabar sendo perigoso tanto para quem está transportando a carga como para danos que podem ser causados no elevador ( riscos, quebra de espelho e entre outros).

E isso é somente o básico dos procedimentos na hora de saber as regras de um condomínio. Ao estar atento com esse tipo de informação, de como funciona o prédio e se ele é competente o suficiente para receber um novo morador, começam a surgir também novas responsabilidades. Uma delas está em saber como funcionam certos detalhes como a altura da porta do elevador. Algo que nem sempre é disposto claramente para pessoas que estão se mudando, mas que serve muito na hora de planejar com a empresa de mudança, como serão carregadas as coisas para o apartamento.

Cuidados ao utilizar o elevador

altura porta do elevador

Ao utilizar o elevador, um dos pontos mais importantes de uma mudança para apartamento, algumas precauções e regras devem ser respeitadas. A começar pelo que já foi descrito ser obrigatório o uso do elevador de serviço. A empresa de mudança ou frete responsável por essa parte, deve sempre estar ciente desse processo, pois isso indica responsabilidade e experiência. O elevador comum, não só atrapalha todo o fluxo do prédio ao ser usado para movimentar carga, como também não é ideal para a movimentação dessa carga. Contando geralmente com espelhos, eles podem até causar situações perigosas, caso sejam usados. 

Por isso mesmo então o elevador de serviço é usado. Ele não só conta com uma altura de porta de elevador maior, como também pode ser estufado com proteção para móveis, ideal para quem irá transportar coisas pesadas por vários andares.

Mas também é fundamental a checagem do elevador. Assim como os outros processos que envolvem a mudança, cada elevador em cada condomínio é diferente, e precisa ser avaliado antes de poder ser usado erroneamente. Certos lugares, por exemplo, contam com altura de porta do elevador baixa, algo que não permite a entrada correta de freezer vertical.

Já outros locais, podem acabar sendo mais ideais, com altura de porta de elevador maior, podendo caber até mesmo itens de porte considerável, como sofás e estantes.

Altura porta do elevador

O que leva ao assunto principal para quem quer se mudar e precisa movimentar itens de grande porte: a altura da porta do elevador.

Em muitos casos, a altura da porta do elevador varia entre 1,80m e 2,0m, algo bastante acessível para a maioria das pessoas, visto que poucos móveis, até mesmo os grandes como mesas e guarda-roupas, podem ser desmontados para caber e passar dentro da cabine.

Porém, a cautela é recomendada. Apesar da altura da porta do elevador possuir geralmente um comprimento razoável, é necessário avaliar também a profundidade e volume do elevador de carga. Caso esse seja bastante apertado, torna-se praticamente impossível a mudança mais rápida e ágil, visto que mais viagens terão de ser feitas para que todos os itens sejam transportados corretamente.

Outra coisa que exige atenção por parte do morador, é verificar os próprios móveis após o descobrimento da altura da porta do elevador do condomínio para qual irá se mudar. Afinal, nem sempre se tem de cabeça essa informação, e é possível que ocorra o engano de achar que geladeira e sofás podem caber em qualquer elevador, quando isso não é verdade.

Caso o novo dono ou locatário do apartamento possua itens muito pesados e muito grandes, nem mesmo os maiores elevadores de serviço com todo estofamento do mundo serão capazes de aguentar. Quando assim ocorre, é preciso que o morador esteja atento para contratar serviços de içamento, geralmente comuns em casos de peças grandes como pianos ou móveis que não podem ser desmontados.

E é por isso mesmo que a Noli está no mercado. Ciente de todos esses processos e da importância de cuidar bem dos pertences de alguém na hora de verificar a altura da porta do elevador, a empresa conta com um serviço de mudança e frete feito para todos. Com a capacidade de organizar qualquer mudança, grande ou pequena, para apartamento ou não, tudo isso pode ser uma dor de cabeça pode acabar se tornando um processo fácil e rápido, graças ao aplicativo da Noli que atende na hora com atendimento pronto para sanar qualquer dúvida.

Índice do Conteúdo

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.