Alteração de titularidade: etapa importante da mudança residencial

Antes do dia decisivo da mudança para um novo imóvel, é fundamental que algumas coisas já estejam resolvidas, evitando dores de cabeça desnecessárias. A alteração de titularidade em diferentes contas do imóvel, por exemplo, é uma situação que muitas pessoas demoram para resolver, podendo encontrar dificuldades para resolver problemas importantes no dia a dia.

Contas de luz, água, internet, entre outras, são registradas em um nome de uma pessoa, que é chamada de titular da conta. Quando existe algo para ser resolvido em relação a essa conta, muitas vezes é exigido os documentos desse titular, ou até mesmo que essa pessoa tenha que resolver o problema.

Dessa forma, se você não realizar a alteração de titularidade antes mesmo de se mudar para um novo imóvel, essas contas ficarão no nome dos antigos donos do imóvel ou proprietário. 

Em um momento de necessidade, encontrar essas pessoas pode ser difícil e você pode acabar tendo um problema importante na hora de resolver acertos com as empresas responsáveis que administram essas contas, como atrasos no pagamento, cobranças indevidas, etc. 

Por que fazer a alteração de titularidade? 

fazendo alteração de titularidade

A mudança residencial envolve uma série de processos, como transporte de móveis e montagem dos cômodos, que são processos mais “prazerosos”. Entretanto, a parte burocrática, como apresentação de documentos para locação de imóvel e também alteração de titularidade, muitas vezes pode ser cansativo. Apesar disso, essa alteração é fundamental para ambas as partes envolvidas.

No caso do locador, ou seja, do proprietário do imóvel que está sendo alugado, é fundamental que ele também tenha interesse em realizar essa alteração o quanto antes. Como não será ele quem fará o pagamento das contas em questão, é interessante que ele se distancie das cobranças, multas por atraso e da necessidade de resolver o problema por ainda ser o titular da conta.

Já no caso do locatário (pessoa que está alugando o imóvel), a troca é importante para ter autonomia, para ter mais facilidade em realizar o pagamento dessas contas, para conseguir buscar soluções em casos específicos, como cobranças acima do valor de costume, etc.

Além disso, outra questão importante que faz com que a alteração de titularidade seja fundamental, é que, normalmente, as contas de luz e de água são documentos muito utilizados para comprovação de residência. 

Caso eles não estejam em seu nome, você terá maior dificuldade em comprovar sua residência em determinadas situações, como ser aprovado em um concurso público com limitação regional, realização de uma nova mudança residencial, conquista de bolsas em determinadas universidades, entre outros.

Como fazer a alteração de titularidade

homem carregando caixa de mudança

São diversos serviços que precisam de alteração de titularidade, que devem ser alterados antes mesmo da mudança acontecer, principalmente luz, água e IPTU (em caso de compra de um novo imóvel).

Antigamente, o processo de alteração de titularidade dessas contas e serviços era mais burocrático. Era necessário se locomover até as empresas responsáveis por administrar esses serviços e pedir a alteração. Além disso, nem sempre essa era uma questão facilmente resolvida, podendo demorar dias para que a situação se normalizasse.

Entretanto, com o avanço das tecnologias, essa questão pode ser facilmente resolvida nos dias atuais. A alteração de titularidade dessas e de outras contas podem ser feitas diretamente pela internet, principalmente nas grandes cidades.

Como esses são serviços efetuados por empresas locais, mudando de município para município, a forma como ocorre a alteração de titularidade pode variar. Entretanto, na maioria dos casos as empresas que prestam o serviço possuem um site bastante intuitivo, com páginas específicas para a realização dessa mudança. 

Dessa maneira, basta acessar a página de “alteração de titularidade”, seguir os passos indicados no próprio site, apresentar os documentos solicitados e pronto, facilmente essa mudança ocorre, sem muita burocracia. 

Outras formas de alteração

homem trocando lâmpada

Na grande maioria dos casos a alteração de titularidade é feita de pessoa física para pessoa física. Entretanto, podem ocorrer situações em que a mudança é feita de pessoa jurídica para física, física para jurídica e pessoa jurídica para pessoa jurídica. 

Quando a mudança é feita diretamente com o proprietário do imóvel, o mais comum é encontrar uma situação em que a troca é feita de pessoa física (locador) para pessoa física (locatário). Entretanto, dependendo do caso, ambas as partes podem ser pessoa jurídicas, ou seja, possuem CNPJ.

Nesse caso, a situação não se torna mais complicada. Para fazer a mudança, o processo normalmente continua o mesmo: através do site da empresa responsável pela administração da conta em questão, seja de luz, água ou IPTU.

Nesse sentido, a mudança mais importante é em relação aos documentos exigidos. A principal diferença está no documento de identificação, visto que, pessoas físicas apresentam CPF, enquanto pessoas jurídicas devem apresentar o CNPJ da empresa que administra. 

Entretanto cada empresa e cada região solicita documentos diferentes por isso é preciso se informar no site oficial de cada prestadora de serviço da sua região.

E ainda dependendo da empresa, ela pode exigir que o interessado na alteração de titularidade também apresente Selfies digitais segurando os documentos em questão. Isso ajuda a comprovar que quem está fazendo as alterações é realmente a pessoa mostrada nos documentos, e não uma pessoa contratada para isso, evitando fraudes.

Conte com a Noli

homens trabalhando em mudança

A alteração de titularidade é apenas uma das fases da mudança. Além disso, o processo de transporte dos móveis também é uma fase fundamental e que merece uma atenção especial. 

Transportar os móveis de um imovel para outro, seja dentro da mesma cidade ou de uma cidade para outra, é uma etapa de risco, pois os móveis podem ser danificados ou até mesmo perdidos durante o trajeto. Dessa maneira, é importante se resguardar, contratando empresas que garantam total segurança para o transporte dos móveis.

A Noli é uma empresa que assegura para os seus contratados um transporte transparente, limpo e protegido. Com profissionais qualificados, tecnologia de ponta e uma logística inteligente, a Noli efetua o transporte dos móveis por frete de maneira eficiente, rápida e sem atrasos.

Por isso, ao fazer a sua mudança residencial, conte com a Noli para o transporte dos seus itens mais valiosos. 

Índice do Conteúdo

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.