O frete de mercadorias é, sem dúvida, um dos pontos que merecem mais atenção na gestão empresarial de lojas de e-commerce e outros negócios. Um processo logístico bem planejado é essencial para melhorar o relacionamento com o cliente e garantir o envio seguro e rápido de seus produtos, por isso é fundamental escolher uma transportadora adequada para realizar o serviço.
Para fazer uma boa escolha é preciso estar atento a uma série de detalhes, afinal, existem vários tipos de transportadores, assim como modelos de frete e contratação que podem ser mais ou menos compatíveis com o seu negócio, já que o perfil de cada empresa e de seus respectivos clientes apresentam necessidades específicas. Dito isso, selecionamos algumas dicas e sugestões de como escolher a empresa de transporte ideal e garantir um processo logístico lucrativo e eficiente para o seu negócio.
Tipos de frete de mercadorias

Antes de pensar em como escolher a transportadora ideal, é preciso compreender alguns conceitos básicos do frete de mercadorias. O primeiro passo é entender as diferenças entre as duas modalidades mais comuns do frete de mercadorias: o frete CIF e o FOB.
O frete CIF, que significa Custo, Seguro e Frete (ou em inglês: Cost, Insurance and Freight), é a modalidade de envio em que o fornecedor é a parte responsável por todo o processo de transporte da mercadoria até a chegada no destino, incluindo cada etapa: desde a seleção e empacotamento do produto, negociação com a transportadora e o monitoramento dos envios.
Portanto, todos os custos do frete, assim como do seguro, por exemplo, devem ser pagos pela sua empresa já no início do serviço. Dessa forma, uma estratégia indispensável é já considerar estes valores ao estipular o preço de venda de suas mercadorias.
É importante dizer que existem vantagens e desvantagens no uso dessa modalidade. Por exemplo, o frete CIF garante uma maior praticidade para quem adquire as mercadorias, que não precisará se preocupar com o envio, podendo ser um grande diferencial de mercado. Além disso, o fornecedor tem um controle maior sobre os transportes e pode administrar melhor os seus envios.
Porém, os benefícios dessa opção não são gratuitos e podem causar prejuízos caso não se adote certas estratégias, como escolher uma transportadora confiável, ajustar seus preços de acordo com o valor do frete, considerar os custos operacionais e impostos. Logo, o frete CIF geralmente é indicado para empresas que trabalham com vendas B2C (Business to Consumer), ou seja, modelos de negócio que vendem seus produtos diretamente para o consumidor final, como é o caso das lojas de e-commerce e empresas que comercializam com frequência para locais diferentes.
Por outro lado, no frete FOB (Free on Board) a responsabilidade pelo transporte e seus custos é inteiramente do comprador. Ou seja, todo o processo logístico deve ser planejado por ele, sendo que o fornecedor deve apenas realizar a embalagem e preparo das mercadorias para o envio. Ao contrário do CIF, o FOB é mais utilizado no comércio B2B (Business to Business), isto é, em transações entre empresas. Mais especificamente, no frete de mercadorias de altos valores, quando a empresa compradora quer garantir a realização do transporte, podendo ela mesma definir os detalhes.
Tipos de contratações

Agora que você conhece as duas principais categorias do frete de mercadorias, é hora de entender as diferentes modalidades de contratação da empresa de transporte, afinal, este ponto também influencia muito na qualidade e nos custos das suas encomendas. Os tipos de contratação mais comuns no ramo são: a normal, a subcontratação, o redespacho e a multimodal.
A contratação normal é o modelo mais simples. Nela, a transportadora coleta as mercadorias no local de origem e leva até o destinatário, sem intermediários. Além de empresas maiores, este tipo também é muito popular entre os caminhoneiros autônomos.
Já a subcontratação permite que a transportadora possa contratar outras empresas para realizar o frete de mercadorias. Essa estratégia de terceirizar o serviço pode ser uma boa forma de suprir a alta demanda de transportes.
O redespacho, também chamado de redespacho intermediário, é quando o trabalho de entrega é dividido entre duas ou mais transportadoras, sendo que cada uma se ocupa de uma etapa do processo. Para as transportadoras, essa modalidade é uma boa forma de economizar gastos com combustível, elaborar melhores rotas e oferecer um serviço mais ágil.
Por fim, o transporte multimodal, como indica o nome, envolve o frete de mercadorias realizado por mais de um tipo de transporte, como o rodoviário, o aéreo e o ferroviário.
Cuidados ao escolher um parceiro de frete de mercadorias

Atualmente, o mercado do frete de mercadorias está cada vez maior, portanto é importante avaliar bem as suas opções para fazer a escolha correta.
Primeiro, pense nas atividades da sua empresa para entender quais são os processos logísticos necessários. Para isso, considere o tipo da carga envolvida, isto é, o seu peso, volume, valor agregado, fragilidade, assim como qualquer outra característica importante. Além disso, a frequência de transportes também é um ponto a ser considerado, afinal, existem algumas empresas que exigem contratações com um número mínimo de serviços.
Ao considerar as alternativas, sempre solicite orçamentos e compare os valores. Após selecionar algumas, pesquise sobre a reputação de cada para saber se elas cumprem os prazos e de fato realizam o serviço com qualidade. Buscar recomendações de conhecidos que tenham experiência na área é uma boa estratégia.
Além disso, é necessário ponderar os diferenciais de cada alternativa. Por exemplo, o suporte ao cliente é um ponto muito importante, portanto, procure se informar sobre os tipos de garantia oferecidos pela transportadora, assim como se ela possui sistemas de monitoramento de carga.
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Como já dissemos acima, o frete de mercadorias é uma peça vital no desenvolvimento de diversos tipos de empresas. Portanto, para não correr riscos, você pode confiar nos serviços da Noli. A Noli é capaz de analisar todas as necessidades e particularidades dos seus transportes e, assim, selecionar as empresas de transporte mais adequadas.
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Além disso, a plataforma não exige um número mínimo de entregas, atendendo desde clientes esporádicos até empresas com contratos mais duradouros.
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