Nossa casa sempre necessita de eventuais manutenções e reparos. Isso porque, existem alguns problemas que muitas vezes acontecem somente pelo uso, como a necessidade de conserto de chuveiros, troca de lâmpadas e outros acontecimentos comuns ao nosso dia-a-dia. Sendo assim, é sempre importante saber quais as ferramentas para ter em casa.
Pensando nisso, criamos um kit emergencial com seis ferramentas para ter em casa indispensáveis em todos os momentos, principalmente para quem está atravessando ou se preparando para aquele momento de pós-mudança, quando ainda há a necessidade de fazer vários ajustes para se sentir em casa.
1 → Martelo

Talvez seja a primeira ferramenta que venha na mente da maioria das pessoas. É uma ferramenta indispensável pois pode te ajudar a realizar algumas das mais banais atividades, até em se tratando de termos de decoração. Por exemplo, para pendurar algum item na parede, remover pregos de quaisquer superfícies e montar móveis (escrivaninhas, armários, mesas e cadeiras), o martelo não te deixa na mão.
Vale lembrar também que existem dois tipos mais comuns de martelo capazes de se encontrar no mercado. O primeiro deles é o de unha, mais indicado para atividades como remoção de pregos. Já o segundo é útil para quem precisa aplicar rebites e materiais metálicos. Quer dizer, sem dúvida é uma das ferramentas para ter em casa.
2 → Ferramentas para ter em casa: Alicate
Tal qual o martelo, o alicate também é presença de extrema importância nesse kit de ferramentas para ter em casa. Você pode encontrar dos mais diversos tamanhos, para cada finalidade terá um alicate melhor na realização da tarefa.
Todavia, fique tranquilo porque também existe o modelo universal, que é o indicado. Isso porque, com ele é possível realizar atividades como apertar porcas, puxar, torcer, dobrar, cortar, desencapar fios, isolar materiais em instalações elétricas e etc.
3 → Jogo de chaves: de fenda e philips
Outras duas ferramentas de bom grado para se ter em casa são as chaves de fenda e philips. Falando especificamente da primeira, ela é usada para apertar ou afrouxar parafusos. Isto é, pode ser útil em inúmeras situações, como arrumar um brinquedo. Também existem chaves de fenda de todos os tamanhos, geralmente vendidos em jogos completos.
No caso da chave philips, a função é a mesma. Contudo, como existem alguns parafusos com fendas no formato de “X”, ela é uma chave específica. Você pode adquiri-la juntamente com as de fenda, nos conjuntos.
4 → Chave inglesa e chave combinada

No caso específico da chave inglesa, é uma chave composta por uma boca regulável. Isto é, esta ferramenta é bastante útil para serviços como troca de canos e válvulas em instalações hidráulicas, além de reparos em automóveis.
No caso da chave combinada, é aquela que pode ser utilizada nas duas extremidades. Isso porque, como também costuma ser chamada de chave dupla, ela costuma ser formada por chave fixa de um lado e uma chave estrela do outro (popularmente chamadas de chave de boca com a chave de roda). Sua maior utilidade é parecida com a chave inglesa, mas ela não costuma ser regulável. Sendo assim, além de ser mais uma das ferramentas para ter em casa, pode ser interessante deixá-la no seu carro.
5 → Furadeira e parafusadeira
Saindo um pouco das ferramentas mais básicas, outras duas peças importantes para se ter em casa são a furadeira e a parafusadeira. Todavia, como também são ferramentas mais caras, não é necessário tê-las no seu kit emergencial, mas podem facilitar diversos outros serviços, principalmente para economizar tempo dos processos.
Com uma furadeira, você consegue perfurar quase todos os tipos de superfícies, desde a madeira até o mármore. No caso da parafusadeira, como o próprio nome já diz, a função é apertar e tirar parafusos com maior facilidade. Atualmente, muitas marcas já vendem furadeira e parafusadeira no mesmo produto, podendo funcionar através de bateria ou mesmo ligada diretamente na tomada. Ela ajuda a montar e desmontar estantes, fixar quadros e objetos decorativos e furar superfícies com boa precisão.
6 → Outros acessórios e outras ferramentas para ter em casa
Por fim, nosso último tópico da lista não se trata especificamente de uma das ferramentas para ter em casa, mas sim de uma série de acessórios importantes. Dentre eles, estão os seguintes:
Tesoura: talvez seja a ferramenta mais banal em nossas vidas, utilizada para praticamente qualquer função que exija cortar, torna-se indispensável.
Fita isolante: fundamental para o isolamento de instalações elétricas. No entanto, procure sempre alguma de boa qualidade, para evitar problemas que podem colocar a sua segurança em risco, como a fuga de correntes elétricas.
Veda rosca: no caso do veda rosca, uma das coisas mais chatas é ter problema com vazamentos de canos e tubos. Dessa forma, esse produto te ajuda a fazer a vedação completa das juntas roscáveis (PVC, CPVC ou metal) para reparos nas tubulações, como a pia da cozinha, por exemplo.
Pregos, buchas e parafusos: como são objetos de nem sempre muita durabilidade, tê-los em casa pode te salvar de imprevistos e permitir que a manutenção seja feita por você mesmo.
Trena: responsável por medir o tamanho dos ambientes e dos móveis, a trena é de fundamental importância no cálculo de alguns procedimentos, como a quantidade de tinta necessária para a pintura e a quantidade de pisos necessários para preencher determinado cômodo.
Estilete: como costuma ser mais afiado do que tesouras e facas comuns, o estilete te permite o corte de papéis, papelão e tecidos de forma mais precisa.
Portanto, se você está em processo de pós-mudança e está montando um kit básico de ferramentas para ter em casa, siga as dicas da Noli, baixe o app para acompanhar todos os nossos conteúdos do blog ou siga a gente nas redes sociais, lá damos inúmeras dicas de organização casa, mudança, móveis e muito mais!
E se você ainda não se mudou, faça um orçamento no nosso app, lá você vai encontrar ABSOLUTAMENTE TUDO que você precisa para sua mudança!